Doenças do cólon

Dieta para o cólon irritável

Dieta para o cólon irritável

O cólon irritável ou colite é uma síndrome que afeta até 20% da população e leva a uma má evacuação das fezes e inchaço e dor no abdômen. Saber viver com isso é saber se adaptar às necessidades dietéticas que teremos que seguir a partir de agora para aliviar este desconforto e conseguir uma melhor qualidade de vida. A partir de agora terá que excluir alimentos comuns e introduzir outros com características nutricionais mais adequadas a esta doença. Para saber como, em umComo vamos lhe dar uma dieta para o cólon irritável que será muito benéfica para melhorar os sintomas desta síndrome.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para o cólon irritável

Índice

  1. Como comer com cólon irritável
  2. Quais os alimentos que deve comer com o cólon irritável
  3. Que alimentos evitar com o cólon irritável
  4. Exemplo de dieta para cólon irritável

Como comer com cólon irritável

A síndrome do cólon irritável não afeta todos por igual, nem tem os mesmos desencadeadores, pelo que os sintomas irão diferir uns dos outros. O que tem que fazer é avaliar quais são os alimentos que contribuem para o mal-estar do cólon irritável para os eliminar o quanto antes da dieta. Para isso pode elaborar uma agenda diária com os produtos ingeridos e ir comprovando quais lhe afetam em maior ou menor medida.

Cada indivíduo tem um estilo de vida diferente que tem que adaptar ao seu novo problema. E o melhor para aliviar sintomas iminentes é a prevenção, por isso, conhecer bem o nosso corpo irá ajudá-lo a detectar os melhores alimentos para a sua nova dieta. Estes sintomas aparecem 6 horas depois de ter ingerido os alimentos.

Coma pouco e com frequência, mastigando muito os alimentos. Você deveria mastigar cada porção pelo menos 20 vezes para que chegue bem esmagado ao seu estômago e, posteriormente, ao seu intestino. É importante que as quantidades sejam pequenas porque uma comida grande sobrecarrega o intestino e faz com que os alimentos se fermentem, dando lugar a um excesso de gás que causa mais dor no cólon. Além disso, ao comer mais devagar fica saciado mais rápido, não chegando a ficar cheio.

Não se deitar logo após comer, não é bom para pessoas com cólon irritável porque deitados não realizamos muito bem a digestão. Caso tenha necessidade de se deitar um pouco, faça-o sobre o lado esquerdo, já que está demonstrado que esta posição ajuda a que a digestão seja mais fácil. Pode adotar esta postura inclusive para dormir à noite.

Dieta para o cólon irritável - Como comer com cólon irritável

Quais os alimentos que deve comer com o cólon irritável

Cuidado com a fibra, tem que conhecer os dois tipos que existem e consumir apenas o mais benéfico para o seu organismo nestas circunstâncias:

  • A fibra solúvel (aveia, legumes, arroz integral, massa, farinhas) amacia as fezes e ajuda você a ir mais ao banheiro sem dor.
  • A fibra insolúvel (o farelo, o pão) atua como irritante.

Escolha bem os alimentos com fibra solúvel para não alterar ainda mais o seu cólon irritável. Pode introduzir na sua dieta para cólon irritável frutas como a banana, a framboesa, melão, manga, laranja, kiwi e melancia, já que têm uma grande quantidade de vitamina B que ajuda a regular o sistema nervoso e o correto funcionamento do sistema digestivo.

Frutas com vitamina C como a banana, a laranja e as frutas vermelhas também contribuem para proteger os tecidos do corpo, ainda que, às vezes, o ácido da laranja possa cair mal. Se isso acontecer deve eliminá-la da sua dieta.

Junto com a fruta, introduza a verdura de forma diária. No caso das verduras como a cenoura e a abóbora, elas irão beneficiar você com suas propriedades inflamatórias, antioxidantes e reguladoras do trato intestinal. Beba muita água para ajudar no amaciamento das fezes pois com prisão de ventre a condição é pior e é mais fácil o aparecimento de hemorroidas, pelo que iria adicionar este problema ao inicial como o cólon irritável.

Consuma carne bem cozida, tentando que seja magra. É recomendável o consumo de frango e peixe, desde que esteja bem cozido. Também pode incorporar algumas infusões para o cólon irritável que ajudarão você a sentir-se melhor a cada dia.

Dieta para o cólon irritável - Quais os alimentos que deve comer com o cólon irritável

Que alimentos evitar com o cólon irritável

Elimine da sua dieta os produtos lácteos e o trigo. Sabemos que se tratam de dois alimentos muito comuns que têm que fazer parte da nossa dieta diária, mas se o que quer é não sofrer o desconforto do cólon irritável, o melhor é que os exclua do seu plano nutricional. Verá que sentirá muito alívio deixando apenas de os ingerir, uma vez que são produtos muito pesados para o nosso intestino e não ajudam a melhorar nosso problema.

Se quiser ingerir produtos lácteos, escolha aqueles sem lactose já que não causam gases que produzem mal-estar para o cólon irritável. Elimine os pratos muito picantes e as bebidas com cafeína e aquelas gasosas; elimine também os alimentos processados, pois não contribuem com nutrientes, mas sim com gorduras saturadas. Evite a todo custo os alimentos gordurosos, como as frituras ou algumas carnes.

Neste outro artigo de umComo pode ver o que comer se tem o cólon irritável.

Dieta para o cólon irritável - Que alimentos evitar com o cólon irritável

Exemplo de dieta para cólon irritável

Este seria um exemplo de dieta para o cólon irritável que pode alternar a seu gosto, desde que saiba que alimentos tem de ingerir em maior ou menor medida. Para não ficar entediado, combine os alimentos, mas tenha claros aqueles que deve eliminar para que a sua digestão seja mais fácil e para aliviar os sintomas desta síndrome.

Café da manhã

Um copo de leite de soja ou de arroz que pode acompanhar com um alimento diferente a cada dia, como 40g de cevada ou 2 biscoitos de arroz, um punhado de framboesas, flocos de milho, etc.

Almoço

Pode ir variando todos os dias, como comer biscoitos de arroz com purê de abacate, uma sanduíche de pão integral com salmão defumado e maçã, uma salada grega, salada de arroz com rúcula e atum em conserva, uma sopa acompanhada com uma fatia de pão integral com hummus.

Lanches

Um iogurte de soja acompanhado de uma barrinha de gergelim ou creme de aveia. Um purê de banana, ou qualquer fruta daquelas que falamos, pão integral tostado, bolachas de arroz.

Jantar

Frango ao forno com molho de soja e verduras, acompanhado de arroz basmati, omelete com verduras a vapor, um peixe branco na chapa com purê de batatas, peito de frango com verduras salteadas, qualquer purê de verduras com pão integral, atum ou salmão na chapa com espinafre e arroz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dieta para o cólon irritável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Luiz Eduardo
Excelente matéria sobre o problema de cólon irritável.
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos!
A sua avaliação:
Grijalba alves
Boa Tarde! Quando a pessoa está com o intestino irritado. Não se deve comer purê de abacate, flocos de Milho, molho de soja, purê de Bananas e etc.. E sim Café da manhã ( vitamina de mamão,com linhaça e ameixa com biscoito integral Marilan, alternando Açai com banana e um pouco de mel(Linhaça, açai bom p/ inflamação e ajuda na digestão. Almoço - sopa de Legumes lanche- Frutas( mamão, kiwi, Pera e Banana). Jantar- sopa de legumes com Frango Desfiado. Antes de dormir- chás Espinheira Santa, Camomila e Boldo.
1 de 4
Dieta para o cólon irritável