A temperatura do corpo

É grave uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
É grave uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5?

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência da regulação térmica do corpo humano em função das mudanças da temperatura ambiental e da intensidade de atividade realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, etc.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia dependendo do gênero, atividade recente, consumo de alimentos e líquidos, hora do dia e fase do ciclo menstrual no caso das mulheres. Neste artigo de umComo.com.br queremos explicar para você se uma temperatura corporal 40,3 - 40,4 - 40,5 graus C é normal ou não.

Índice

  1. Temperatura corporal em adultos
  2. Temperatura corporal em crianças
  3. Temperatura axilar
  4. Temperatura Oral
  5. Temperatura Retal
  6. Influências sobre a temperatura corporal

Temperatura corporal em adultos

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5 significa febre alta. A febre deve ser entendida como um mecanismo de defesa do corpo, responsável por avisar que algo está acontecendo. Portanto, devemos consultar o nosso médico. A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre 36.5 - 37.5 ou mais. Regras gerais:

  • Hipotermia, quando a temperatura é inferior a 36 ou menos.
  • Febre ligeira, quando a temperatura está entre 37,1-37,9.
  • Hipertermia ou febre, quando a temperatura é igual ou superior a 38.

Temperatura corporal em crianças

Uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5 em crianças é alta e devemos tomar medidas o quanto antes e consultar o seu médico. As crianças devem ter uma temperatura máxima de 37,5 até aos 3 anos de idade e de 37 até aos 6 anos.

Temperatura axilar

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5 significa febre alta.

Temperatura Oral

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Oral superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5 significa febre alta. A temperatura oral recomenda-se medir em todos os pacientes, exceto nos que estão inconscientes, sofrem de confusão mental, convulsões, condições do nariz, boca ou garganta e crianças com menos de 6 anos.

Temperatura Retal

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Retal superior a 38,5 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5 significa febre alta. O resultado tende a ser 0,5 a 0,7°C maior que a temperatura oral. Medir a temperatura retal é recomendável para pacientes com menos de 6 anos de idade.

Influências sobre a temperatura corporal

Existem vários fatores que interferem na temperatura corporal e que podem modificar em alguns décimos a temperatura, mas uma temperatura corporal inferior a 35 graus, por exemplo, é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, principalmente o grau de obesidade. A idade, sendo pior em idosos e em doentes. Outros fatores externos podem ser:

  • A adaptação das pessoas ao calor, conhecida como aclimatação.
  • O grau de umidade atmosférica: quanto maior a umidade, maior a dificuldade para absorver o suor produzido.
  • A roupa, as escuras e grossas são mais prejudiciais.
  • A existência de doenças que dificultam a sudoração: diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais.
  • Doenças que se desenvolvem com o aumento da produção de calor: infecções, hipertireoidismo e as acompanhadas de febre.
  • Consumo de certos remédios: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, principalmente.
  • Psicopatologias e estados de alcoolismo agudo ou crônico que diminuem a tolerância ao calor excessivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É grave uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A temperatura axilar deve ser medida com um termômetro nesta região durante um período aproximado de 4 minutos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
É grave uma temperatura corporal de 40,3 - 40,4 - 40,5?