A temperatura do corpo

É normal uma temperatura corporal 39,7 - 39,8 - 39,9?

É normal uma temperatura corporal 39,7 - 39,8 - 39,9?

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência da regulação térmica que se apresenta no corpo humano em função das mudanças na temperatura ambiental e da intensidade da atividade realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, etc.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia dependendo de seu gênero, sua atividade recente, o consumo de alimentos e líquidos, a hora do dia e, nas mulheres, da fase do ciclo menstrual na qual se encontram. Neste artigo de umComo.com queremos explicar para você se uma temperatura corporal de 39,7 - 39,8 - 39,9 graus C é normal ou não.

Índice

  1. Temperatura corporal em adultos
  2. Temperatura corporal em crianças
  3. Temperatura axilar
  4. Temperatura Oral
  5. Temperatura Retal
  6. Influências sobre a temperatura corporal

Temperatura corporal em adultos

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 39,7 - 39,8 - 39,9 significa febre alta. A febre deve ser entendida como um mecanismo de defesa do corpo, encarregado de avisar que algo está acontecendo, portanto devemos entrar em contato com nosso médico.A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre 36,5 e 37,5 ou mais. Normas gerais:- Hipotermia, quando a temperatura é inferior a 36 ou menos.- Febrícula, quando a temperatura está entre 37,1 e 37,9- Hipertermia ou febre, quando a temperatura é igual ou superior a 38.

Temperatura corporal em crianças

Uma temperatura corporal de 39,7 - 39,8 - 39,9 em crianças é alta e devemos tomar medidas e entrar em contato com nosso médico. As crianças devem ter uma temperatura máxima de 37,5 até os 3 anos de idade e de 37 até os 6 anos.

Temperatura axilar

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 39,7 - 39,8 - 39,9 significa febre alta.

Temperatura Oral

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Oral superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 39,7 - 39,8 - 39,9 significa febre alta.Recomenda-se medir a temperatura oral em todos os pacientes, exceto nos que estão inconscientes, sofrem confusão mental, convulsões, afecções de nariz, boca ou garganta e em crianças menores de 6 anos.

Temperatura Retal

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Retal superior a 38,5 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 39,7 - 39,8 - 39,9 significa febre alta.O resultado tende a ser 0,5 a 0,7°C maior que a temperatura oral. Tomar a temperatura retal é recomendável para pacientes menores de 6 anos.

Influências sobre a temperatura corporal

Existem vários fatores que interferem na temperatura corporal, que podem modificar em alguns décimos a temperatura, mas neste caso a temperatura corporal inferior a 35 graus é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, especialmente do grau de obesidade. A idade, sendo pior em idosos e em leito de doentes. Outros fatores externos podem ser o treinamento do sujeito ao calor: Adaptação conhecida como aclimatação. O grau de umidade atmosférica: Quanto maior a umidade, aumenta a dificuldade para absorver a sudorese produzida. A vestimenta: as mais prejudiciais são as escuras e grossas. A existência de doenças que dificultam a sudorese: diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais. Doenças que se desenvolvem com aumento da produção de calor: infecções, hipertireoidismo e aquelas que vão acompanhadas de febre. Consumo de certos fármacos: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, fundamentalmente. Psicopatologias e estados de alcoolismo agudo ou crônico que diminuem a tolerância ao calor excessivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal uma temperatura corporal 39,7 - 39,8 - 39,9?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A Temperatura Axilar deve ser tomada com Termômetro nesta região durante um período aproximado de 4 (quatro) minutos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Camila
Uma criança com 39 craus de febre é perigoso?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Camila! Uma temperatura corporal de 39ºC em uma criança não é normal, pois as crianças devem ter uma temperatura máxima de 37,5ºC. Por isso, o melhor é ir com ela ao médico.
Lécio
minha temperatura está em torno de 37,8 graus C e tomo Losartana Potássica 50mg pela manhã ,se precisar posso tomar Dipirona?
É normal uma temperatura corporal 39,7 - 39,8 - 39,9?