Os triglicerídeos

Infusões para reduzir os triglicerídes

Infusões para reduzir os triglicerídes

Os triglicérides, presentes normalmente na carne e em alimentos ricos em gordura, são o principal tipo de lípido transportado pelo nosso corpo. Quando digerimos o que comemos, os triglicérides presentes nos alimentos são enviados à corrente sanguínea para serem aproveitados como energia. Mas quando os consumimos excessivamente eles são armazenados no corpo em forma de gordura, colaborando também com o aumento do colesterol. Contar com níveis elevados de triglicerídes põe em risco a saúde cardíaca, por isso é importante realizar uma mudança de hábitos para garantir o nosso bem-estar. Em umComo.com.br oferecemos algumas infusões para reduzir os triglicérides que, acompanhadas de uma boa dieta, poderão ajudar a superar este problema.

Também lhe pode interessar: Triglicerídeos altos - sintomas e tratamento
Passos a seguir:
1

Os valores normais de triglicérides no sangue devem ser de 150 mg/dL ou um pouco menos. A partir deste valor considera-se que os lipídios estão altos; se superados os 200 mg/dL é preciso prestar atenção especial e realizar esforços para sua redução.

O caminho rápido é optar por medicação ou soluções naturais, mas é importante lembrar que para reduzir realmente os triglicérides é importante realizar uma mudança total nos hábitos, tendo uma alimentação mais saudável, limitando o consumo de alguns alimentos e realizando exercício físico.

Saiba mais sobre este problema no artigo: Triglicerídeos altos - sintomas e tratamento.

2

Algumas soluções naturais podem servir como complemento a uma boa dieta e à atividade física, conseguindo reduzir os triglicérides mais rapidamente. Um bom exemplo é a infusão de salsinha, que devido ao seu conteúdo de niacina favorece a redução dos triglicérides e do colesterol. Além de em uma infusão, é possível incorporar este alimento à dieta para obter seus benefícios.

Para elaborar esta bebida você só precisa ferver um punhado de salsinha em um litro de água por 5 minutos. Deixe repousar 10 minutos e depois beba 3 xícaras por dia.

Não é recomendável ingerir no caso de:

  • Mulheres grávidas.
  • Pacientes com cálculos renais (devido ao seu conteúdo de oxalato pode favorecer a produção de pedra nos rins).
  • Pessoas com insuficiência renal.
3

A alcachofra é um alimento rico em fibra e antioxidantes, sendo um excelente depurativo e diurético para o nosso corpo. Isto a converte em uma boa opção para somar à lista das melhores infusões para reduzir os triglicérides. Além de comer alcachofras duas vezes por semana, você pode preparar uma bebida quente com suas folhas e ingerir 3 xícaras por dia.

Se preferir pode ferver as folhas de uma alcachofra fresca, mas se não for a época dela ou não a encontrar facilmente, nas lojas de produtos naturais poderá encontrar suas folhas secas. Uma colher por xícara bastará para favorecer a redução de gordura em seu corpo.

Infusões para reduzir os triglicerídes - Passo 3
4

Uma alternativa deliciosa que aparece entre as infusões para reduzir os triglicérides é a infusão de canela. A canela favorece a redução dos níveis de gordura no corpo, beneficiando a saúde cardíaca; além disso seu delicioso sabor fará com que seja fácil de consumir. Você pode beber 3 xícaras diárias.

Esta infusão é contraindicada para:

  • Mulheres grávidas.
  • Pessoas que se medicam com anticoagulante, pois pode potenciar seus efeitos.
Infusões para reduzir os triglicerídes - Passo 4
Imagem: dreamstime.com
5

Outra alternativa popular para reduzir os triglicérides é a infusão de ginkgo biloba, que favorece também a redução do colesterol, beneficiando a saúde cardíaca. Deve ser acrescentada uma colher de sopa de ginkgo biloba por cada xícara de água, bebendo 2 xícaras ao dia.

Apesar dos muitos benefícios desta planta, não deve ser ingerida por:

  • Grávidas e lactantes.
  • Quem toma medicamentos anticoagulantes ou sofreu sangramento no passado.
  • Pessoas epilépticas.
  • Quem está tomando remédio para o fígado deve consultar um médico antes de ingerir esta infusão.
Infusões para reduzir os triglicerídes - Passo 5
6

Entre as infusões para reduzir os triglicérides populares, não podemos esquecer de uma das mais simples de encontrar e consumir: o chá verde. Este poderoso antioxidantes cheio de benefícios é também uma boa opção para diminuir os níveis de gordura no corpo devido ao seu conteúdo de taninos, que ajudam a combater a acumulação de lipídios se combinados com uma boa dieta.

Recomenda-se a ingestão de 3 xícaras diárias mas lembre-se que não deve tomar nem antes nem depois das refeições para permitir a correta absorção de ferro e cálcio durante a digestão. Esta bebida não deve ser ingerida por:

  • Mulheres grávidas ou lactantes.
  • Pessoas anêmicas, pois reduz a absorção de ferro.
  • Pessoas com doenças gástricas como úlcera, gastrite ou cólon irritável.
  • Pessoas com problemas nervosos ou de insônia devem deixar de lado esta infusão por ser um estimulante potente.
  • Também não é recomendável para pacientes com taquicardia.
Infusões para reduzir os triglicerídes - Passo 6
7

Uma boa opção mas de sabor intenso é a infusão de alho, obtida ao ferver 4 dentes de alho em 1 litro de água. Deixe ferver por 5 minutos e depois deixe o líquido repousar por 10 minutos antes de beber. Você pode ingerir 3 xícaras diárias, pois este alimento favorece a eliminação de gordura do fígado e a redução de triglicérides da corrente sanguínea, sendo conveniente de incorporar à dieta.

Infusões para reduzir os triglicerídes - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Infusões para reduzir os triglicerídes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Devanir
Faço suco todas as manhãs, estou colocando Mel, substituindo por açúcar, ele pode aumentar o percentual de triglicerídeos? Pipoca natural no forno micro-honda aumenta também? Fiz exame e deu 229 mg%.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Devanir, apesar do mel ser um substituto do açúcar, ele também é doce, por isso não deve abusar do seu consumo. Quanto à pipoca, desde que ela seja natural e sem açúcar, não tem problema em consumir. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Imagem: dreamstime.com
1 de 6
Infusões para reduzir os triglicerídes