Jogar foras os medicamentos

O que acontece se eu tomar um remédio vencido

O que acontece se eu tomar um remédio vencido

O que acontece se eu tomar um remédio vencido? É uma pergunta que todos já fizemos mais de uma vez ao encontrar algum fármaco que guardávamos e que venceu. Na bula não costuma ser indicado o que acontece quando a data de validade impressa na embalagem do remédio foi ultrapassada. Em umComo queremos explicar a você, pois algumas coisas podem resolver sua dúvida, mas recomendamos sempre que siga as recomendações do seu médico ou farmacêutico.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante saber o que a data de validade indica exatamente em um remédio, para entender melhor o que ocorre depois de vencido este prazo. Trata-se pois do período durante o qual a totalidade das atividade e propriedades do fármaco é garantida por parte do fabricante, desde que tenha sido armazenado corretamente.

Isto é, a validade indica até quando o laboratório farmacêutico garante que este remédio não perdeu a atividade e continuará sendo eficaz.

2

Deste modo, não é expressada uma data máxima para o uso do mesmo, mas sim uma garantia de atividade e eficácia. Portanto, não implica que deve deixar de usá-lo bem no dia do vencimento, mas sim que não se garante que seja igualmente eficiente a partir de então. É importante destacar que as condições em que o remédio foi conservado e guardado também influem na eficácia do medicamento.

3

Por isso, respondendo à pergunta "o que acontece se tomo um remédio vencido?", a resposta é "nada". Não tem por que lhe fazer mal, não vai provocar efeitos colaterais nem sofre risco de morte; em função do tempo que tenha passado desde a data de validade do remédio, poderá continuar realizando sua função ou pode ter perdido parte da sua eficácia ou inclusive toda.

4

Então, podemos dizer que os remédios vencidos podem continuar atuando como se não estivessem ainda vencidos, mas que também é possível que não façam nenhum efeito, mas mesmo assim não é recomendável tomá-los.

5

Antes de tomar um remédio - inclusive sem ter passado ainda da data de validade - é importante comprovar seu estado para ter certeza de que não mudou de cor, cheiro, esteja umedecido, etc.

6

As autoridades da saúde recomendam se desfazer dos remédios vencidos para evitar riscos, levando-os aos contêiners especiais das farmácias.

Leia também: Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se eu tomar um remédio vencido, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
Maris Soares Moreira Da Silva Filho
muito foi me muito últil de saber deste detalhe para informar aos meus clientes
001
Posso tomar Simeticona vencido um mês?
A sua avaliação:
Farley
Se for um omeprazol, ranitidina, dipirona etc. vencidos até 6 meses não tem problema, mas caso seja remédios em que sua vida está em jogo, como problemas cardíacos, epilepsia, câncer etc. nestes casos nunca tome remédios vencidos.
Domênico
Muita gente acha que um remédio que tenha validade até a data de 25 de julho de um ano qualquer, no dia 26 de julho desse ano ele deverá ser descartado imediatamente. Ora, remédio não é programado para se autodestruir em 5 segundos... Conversa fiada de laboratório, porque, quando existiam "pharmacias" e "pharmacêuticos" os remédios ficavam por anos nas prateleira e era só tomar que seu efeito era comprovado quase que de imediato!!!
lauro c. marins
Muito raramente faço uso de diazepan 5 mg para ansiedade, ele ja esta vencido a dez anos, e continua fazendo o mesmo efeito.
bruno
vlw me ajudou bastante
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruno! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
vanessa
Ola tenho um remédio que ta escrito val setembro de 2016, posso tomar ate o final do mês? obgs
A sua avaliação:
Livia
Bom dia! tenho um polivitaminico que venceu 06/2016 posso tomar?
Juliana
A medicação tem prazo de validade até 06/2016. Isso significa que a garantia é até o final de junho ou até o final de maio?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Isso significa que é válido até ao final de junho. Obrigada pelo seu comentário :)
Josy
Olá minha mãe deu para meu sobrinho amoxilina 250mg líquida aquela que é um pó que mistura uma certa quantidade de água. Ela deu para ele é só depois percebeu que estava azedo. O que fazer? Será que vai fazer algum mal pra ele? Aguardo resposta Grata
Alguém
E injeção anti consepisional vencida?
Angélica
Olá tomei um remédio Belscopan venceu nome 05/2016 tomei hoje tem algum risco de reação por causa da validade ultrapassada? Desde agradeço!
Adalberto Duque Morais
Stavigile 100mg, venceu faz 6 meses, posso tomar? Modafilina 100mg?
silvia
esta muito esclarecedor este conteudo sobre medicamentos fora do prazo obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia! Que bom saber que a informação foi do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ademil cardoso do couto
O que pode acontecer se alguem tomar um remedio vencido com apenas dez dias apos o vencimenti no caso axetilcefuroxima.
Ademil cardoso do couto
qual a reaçaõ se tomar um remedio vencido
Angel
Amoxacilina+ clavulonato vencido há 1 ano é possível ainda fazer uso?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angel! Se o medicamento já está vencido há um ano, não é recomendável usá-lo. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Cleice
Olá Posso toma neutrofer venceu dia 01/01/2016 Posso utilizar. Está lacrado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleice! Se o remédio já venceu em janeiro, o melhor é não tomar pois pode não surtir efeito.
Verônica
Olá! Tomei Resfreyneo para gripe e só depois vi que tava vencido. Percebi que não fez nenhum efeito, posso tomar outro remédio pra gripe dentro da validade claro ou é melhor esperar ?
Petrianne
Olá... Preciso tirar uma dúvida pois estou mto preocupada. Tomei 5 doses de amoxicilina e só hoje vi que estava vencido. Fiquei desesperada e suspenso imediatamente. Qual o risco que corro?? Posso voltar a tomar outro antibiótico ? Desde já agradeço.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Petrianne! O que você deve fazer agora é ir no seu médico e explicar a situação, pois pode ser necessário que você tome de novo, uma vez que tomou esse vencido e que dessa forma não garanta a sua eficácia.
O que acontece se eu tomar um remédio vencido