Inchaço do estômago

O que causa inchaço abdominal

O que causa inchaço abdominal

O inchaço abdominal é a sensação de aumento no volume da barriga associado ao desconforto, e pode ser causado por inúmeros fatores. Não existe nenhum termo médico claro para "barriga inchada" ou mesmo o "inchaço abdominal", mas este pode ser sinal ou sintoma de uma outra complicação. Na maioria das vezes, o aumento do volume se dá por um acúmulo de gases no intestino (que também causa desconforto). Além disso, nem sempre o aumento é perceptível, há apenas a sensação. O inchaço também pode ser confundido com distensão do abdômen, barriga dura, estômago distendido, excesso de gases, intumescimento abdominal, etc.

Neste artigo, umcomo aponta as causas mais comuns do inchaço abdominal. Mas antes, temos que discernir o inchaço abdominal que realmente pode significar algum problema daquele que é causado por gases, vamos começar, primeiro, com o inchaço que é causado por gases. Confira!

Também lhe pode interessar: O que pode ser barriga inchada

Índice

  1. Sensação de barriga inchada por excesso de gases
  2. Síndrome do intestino irritável
  3. Constipação intestinal ou prisão de ventre
  4. Aumento dos órgãos pélvicos
  5. Ascite ou barriga d'água
  6. Gravidez
  7. Gordura abdominal
  8. Doença celíaca
  9. Parasitoses
  10. Menstruação

Sensação de barriga inchada por excesso de gases

A questão do incômodo por acúmulo de gases é relativa, nem todos os pacientes com excesso desses gases chega a sentir dores, e a diferença na quantidade de gases intestinais nos dois tipos de pacientes é ínfima, cerca de 20 mL. Logo, é possível que o intestino de algumas pessoas seja mais sensível à sensação de inchaço. Todavia, os gases são causados pela ingestão de alimentos como os oligossacarídeos, que possuem carboidratos de mais difícil digestão. Mesmo no excesso, o paciente tende a eliminar os gases, por formas que já conhecemos. Alguns alimentos que podem causar gases são:

  • Alho
  • Leite
  • Ovos
  • Milho
  • Feijão
  • Batata
  • Cereais
  • Brócolis
  • Repolho
  • Aspargos
  • Couve-flor
  • Farelo de trigo
  • Bebidas gasificadas

O fato de estar a eliminar gases, com frequência ou intensidade, durante o dia, não significa que a sua barriga está inchada. Ter sintomas de barriga inchada, como os gases, nem sempre quer dizer que você tem algum problema, é provável que seja só a sua alimentação. Além destes alimentos que citamos, também existem os açúcares como a Frutose, e o substituto como o Sorbitol, que podem causar gases em pessoas com tolerância. A Frutose pode ser encontrada em frutas, frutas secas, alcachofras, mel e cebola; o Sorbitol é como um adoçante, encontrado em abundância em chicletes e balas que se dizem "sem açúcar".

Síndrome do intestino irritável

Se você sente dores ao ingerir algum dos alimentos citados acima, é provável que você tenha um intestino irritável. Veja nosso artigo sobre como comer se tiver intestino irritável para evitar sentir dores ao se alimentar. Basicamente, esta síndrome é um distúrbio funcional nos intestinos, ele funciona normalmente e nenhuma estrutura é alterada, mas o paciente apresenta diversos sintomas gastrointestinais e pode sofrer com dores frequentes e por vezes intensa nos intestinos.

Constipação intestinal ou prisão de ventre

A constipação intestinal, popularmente conhecida como intestino preso ou prisão de ventre, é uma das possíveis causas para o inchaço abdominal. Quando a prisão de ventre é muito intensa, o paciente pode ter uma distensão abdominal. Não existe uma causa definida para a prisão de ventre, mas sim, diversos problemas intestinais que podem deixar o intestino preguiçoso, a maioria deles surge por efeito secundário de medicamentos: analgésicos (principalmente opioides, como o oxycontin, oxicodona), antipsicóticos, anti-histamínicos, antidepressivos e antiácidos.

Aumento dos órgãos pélvicos

Órgãos pélvicos ou intra-abdominais que crescem (devido à anomalias) podem causar não só o aumento abdominal mas também dores agudas. Alguns exemplos de complicações que inflam os órgãos pélvicos são:

  • Miomas uterinos volumosos
  • Aumento do fígado por esquistossomose
  • Doença policística renal ou rins policísticos
  • Tumores de próstata ou no ovário e outros órgãos da cavidade abdominal
O que causa inchaço abdominal - Aumento dos órgãos pélvicos

Ascite ou barriga d'água

A ascite, conhecida também como barriga d'água, é o acúmulo líquido dentro da cavidade abdominal. Na maioria esmagadora das vezes, a ascite é sintoma de uma doença mais séria, como a cirrose hepática. Mas a ascite é mais um sintoma do que uma doença, logo, se você queixa-se do aumento do volume abdominal mas ao mesmo tempo não sente dores em qualquer outro local do corpo, dificilmente será ascite.

Nos casos mais graves de ascite, o paciente sente dificuldade de respirar quando se deita, a barriga torna-se dura e incha ainda mais, além das dores intensas.

Gravidez

Acredite, muitas mulheres chegam a estados avançados da gestação sem saber que estão grávidas. Isso é ainda mais comum em mulheres acima do peso, que já possuem uma barriguinha, ou mesmo naquelas que tem um ciclo menstrual irregular, e não sabem porque a menstruação está atrasada por tanto tempo.

O útero, na gravidez, se expande naturalmente, mesmo enquanto o feto ainda é muito pequeno. Além disso, ocorre um aumento no abdômen por preparação para a gestação. Nas mulheres com boa musculatura abdominal, ao engravidarem, a barriga pode demorar mais tempo para dar sinal de gestação. Para saber mais, veja nossos artigos sobre: Quais são os sintomas da gravidez e Como interpretar um teste de gravidez.

O que causa inchaço abdominal - Gravidez

Gordura abdominal

O aumento do volume da barriga pode ser apenas um sinal de acúmulo de gordura abdominal. Mesmo que você pense que está com gases, até mesmo essas pessoas podem engordar. Para tirar a dúvida basta se pesar: os gases não fazem o paciente engordar dois ou três quilos.

Doença celíaca

A doença celíaca, ou enteropatia por glúten, tem origem em fraquezas imunológicas, e se caracteriza pela ocorrência de uma reação inflamatória no intestino toda vez que o organismo é exposto à alimentos com glúten. O glúten é uma proteína que está presente em vários cereais, como a cevada, aveia, trigo, etc. Como consequência da reação, o paciente pode sofrer de cólicas, produção de gases e, consequentemente, sensação de barriga inchada.

Se você desconfia que possui a doença celíaca, veja nosso artigo sobre como saber se sou celíaco.

Parasitoses

A maior parte dos parasitas que alocam-se na região dos intestinos causam inchaço abdominal, além das dores, gases e diarreias. Existem diversos tipos de parasitoses, mas a maioria pode ser prevenida apenas com hábitos de higiene. Em umComo temos alguns artigos sobre parasitoses, confira os sintomas, caso você desconfie que está a sofrer de parasitose: Doenças causadas por vermes e Quais são os sintomas das lombrigas intestinais

Menstruação

O período pré-menstrual é acompanhado de um inchaço na barriga, além da sensação de cansaço e peso. As mulheres que sofrem de TPM podem podem sentir os sintomas com mais intensidade.

O que causa inchaço abdominal - Menstruação

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa inchaço abdominal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Dinah
oBRIGADO mE ajudou Bastante! Vou ME Cuidar ...
Editor umComo.com.br
Oi Dinah! Que bom saber que as informações foram úteis! Obrigada pelo comentário valeu!
A sua avaliação:
francisco antonio da silva
sinto,meu abdomen inchado,fiquei assim depois que tive uma crise de vesicula,retirei a vesicula mais continuo com abdomen inchado
Sara nunes
Euu estou sentindo , minha barriga inchada do lado direito e as vezes sinto uma fincadas nas costas , o que pode ser ...estou morrendo de medo de ser alguma coisa grave....me ajudem por favor...desde ja muito obrigada
norma
Tenho sério problema de intestino presso.O intestino delgado funciona lentamente quase parando O que fazer?
1 de 4
O que causa inchaço abdominal