Náuseas

O que comer com náuseas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 abril 2020
O que comer com náuseas

As náuseas podem aparecer depois de diversas causas, como a ingestão de alguns medicamentos, a gravidez, tratamentos médicos agressivos (como a quimioterapia), vertigens ou diferentes épocas da nossa vida quando nosso estômago está mais ressentido e sentimos este mal-estar. No momento que sofremos náuseas, não devemos nos obrigar a beber ou a comer, de fato, devemos comer a cada duas ou quatro horas, mas sempre em pequenas quantidades. Para que possa se recuperar mais rapidamente e seu estômago não se ressinta, recomendamos que você leia o seguinte artigo de umComo no qual lhe explicamos o que comer com náuseas.

Também lhe pode interessar: O que comer se estou com vontade de vomitar

Passos a seguir:

1

O aconselhável é não obrigar o nosso estômago a ingerir alimentos por obrigação que não temos vontade. Os cheiros ao cozinhar podem gerar náuseas e, por isso, uma falta de vontade na hora de comer. Nestes casos, o ideal é que contemos com a ajuda de alguém que cozinhe por nós e inclusive pedir comida preparada saudável, com o objetivo de evitar as náuseas que podemos sentir com os fortes cheiros da comida.

Pode ser que alguns dias sinta vontade de comer um alimento e no dia seguinte, de repente, lhe dê nojo e náuseas, por isso vá se adaptando ao que tem vontade e será melhor comer nesta situação segundo os alimentos que recomendamos para você. Os líquidos devem ser ingeridos em goles pequenos e de maneira frequente, evitando as bebidas com gás ou com álcool; o melhor é ingerir água e infusões de ervas.

O que comer com náuseas - Passo 1
2

Coma carne de ave, como o frango e o peru, já que é muito menos gordurosa que a carne vermelha e se digere com mais facilidade. Costuma recomendar-se para todo tipo de dietas, portanto, cairá melhor no estômago que outras carnes mais gordurosas ou de sabores mais fortes. Caso não goste de carne, pode substituir por soja para não perder a quantidade de proteínas que precisa ingerir diariamente.

O que comer com náuseas - Passo 2
3

Os alimentos secos ajudam a assentar o estômago e a evitar as náuseas, assim, serão uma boa opção se tivermos este mal-estar de forma contínua. Como alimentos secos, como as torradas, os cereais ou as bolachas, que proporcionam nutrientes e hidratos de carbono e são fáceis de digerir, ao mesmo tempo que mantêm nosso nível de açúcar controlado por serem carboidratos de absorção lenta.

4

Consuma os alimentos o mais frescos e sem cremes possíveis, sem esquentar e evitando os picantes. Assim, os iogurtes desnatados, os sucos de fruta naturais ou as bebidas isotônicas serão muito boas para estabilizar seu estômago e não sentir náuseas. Alimentos sem elaborar demais, que venham diretamente da natureza; os vegetais e as frutas podem ser consumidos cozidos, sem pele nem sementes.

O que comer com náuseas - Passo 4
5

Em casos graves onde as náuseas persistem, é importante ir ao médico para que este determine o fator que causa esta náusea estomacal e poder ajudar você com uma medicação indicada para isso. Existem xaropes e comprimidos que acabam com as náuseas e são muito comuns de administrar em épocas quando uma pessoa está se submetendo a tratamentos mais fortes como a quimioterapia ou mulheres grávidas em seus primeiros três meses, para quem esta medicação se ajustará para aumentar as precauções perante os efeitos adversos para o feto.

6

É conveniente evitar determinados hábitos alimentares para conseguir aliviar o mal-estar das náuseas, como estes:

  • Tente evitar o consumo de gorduras ou frituras, o álcool ou os condimentos, já que estes alimentos são muito fortes e de difícil digestão, o que facilitará que sinta náuseas pelo aumento do mal-estar do estômago.
  • Não se deitar logo após comer, dê tempo ao seu corpo para realizar a digestão. Em todo caso, pode deitar-se com a cabeça no alto se tiver que descansar.
  • Caso tome medicamentos para este efeito, faça-o meia hora antes de cada refeição e com bastante água.
  • Coma porções muito pequenas, mas com muita frequência no dia e sempre leves.
  • Consuma os alimentos a uma temperatura ambiente, já que quando estão quentes têm um cheiro mais forte.
  • Quando comer, faça-o em um ambiente ventilado e fresco, que o ambiente não esteja carregado para não contribuir para seu mal-estar e as náuseas.
O que comer com náuseas - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer com náuseas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
O que comer com náuseas