Como se livrar das aftas bucais

O que comer se tenho aftas

O que comer se tenho aftas
Imagem: clinicapedroche.com

As aftas ou chagas são realmente incômodas e dolorosas, uma condição que nenhum de nós quer sofrer. São muito comuns em pessoas com aparelhos dentais como os brackets, em quem passou por intervenções dentais e também em crianças e adolescentes, devido principalmente aos déficits nutricionais, resistência baixa ou a mudanças hormonais. Além disso, devemos ser cuidadosos, pois na hora de comer podemos causar ainda mais dano nesta lesão, por isso em umComo explicamos o que comer se você tiver aftas.

Também lhe pode interessar: Por que temos afta

Índice

  1. Evitar as aftas
  2. O que comer se tenho aftas
  3. O que NÃO devo comer se tem aftas
  4. Remédios caseiros para curar as aftas

Evitar as aftas

Você tem aftas frequentemente? Então é importante rever muito bem seus hábitos, pois esta condição poderia ser o reflexo de um cuidado bucal precário, de problemas e deficiências nutricionais e inclusive transtornos intestinais.

Prevenir seu aparecimento é possível, se quiser descobrir como o fazer convidamos você a consultar nosso artigo como evitar as aftas.

O que comer se tenho aftas

Se tiver uma ou várias aftas será importante cuidar da sua alimentação, especialmente se estiverem em zonas nas quais haja muito atrito na hora de comer. Os alimentos mais recomendados quando temos aftas são:

  • Purê de batata ou vegetais, que graças à sua maciez não causarão danos.
  • Sopas e cremes, desde que não estejam muito quentes.
  • Peixes e carnes preparados ao vapor, ao forno ou grelhados. Evitar sempre as apresentações crocantes, por exemplo, as frituras.
  • Arroz com ingredientes macios. Batatas cozidas.
  • Alimentos frios como a gelatina, o pudim, o sorvete ou o iogurte.

Em geral é recomendável ter uma alimentação macia, baixa em condimentos pois aumentam o ardor, e verificando que a temperatura dos alimentos não seja muito alta.

O que NÃO devo comer se tem aftas

Quando temos aftas é importante evitar certos alimentos e preparações que podem causar um atrito maior e aumentar a lesão, ou que produzem mais ardor e incômodos.

Entre as coisas que você não deve comer se tiver aftas estão:

  • Produtos duros como o pão francês, as bolachas, os nachos, as batatas fritas e tudo o que for crocante.
  • Alimentos fritos em geral.
  • Sucos e frutas cítricas, pois aumentam o ardor.
  • Alimentos picantes ou muito condimentados, já que acentuam os incômodos.
  • Bebidas gaseificadas como os refrigerantes.

Remédios caseiros para curar as aftas

Ainda que existam produtos farmacêuticos para aliviar esta condição, em casa temos à mão alguns ingredientes que podem nos ajudar a combater as aftas. Em nosso artigo como curar as aftas, você encontrará várias alternativas muito úteis para ficar bem o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho aftas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
ninja
eu to com afita nao consigo como senao doi
antonio da silva
obrigado , minha tia e infermeira mas ele nunca me receitou nada .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Não se já viu, mas neste outro artigo poderá encontrar alguns remédios naturais para curar as aftas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Rafaela
Nossa sofro desse mal a dias to com8 na boca nao consigo falar nem comer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafaela, experimente estes tratamentos naturais para as aftas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
Glaucia
É normal apareçerem 2 aftas de uma só vez ? , É normal a afta ser grande ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Glaucia, sim isso pode acontecer. Confira as nossas dicas para tratar as aftas naturalmente: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
jone
as duas coisas sao nrmoais sim...
Leo
Minha tia disse que agora só vendem pomadas pra afta se tiver receita médica...É verdade isso?? Se for,é muita sacanagem desses farmacêuticos!
mel
estou com uma bolinha na gengiva atras do dente o que eu fasso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mel, se essa bolinha for uma afta, poderá ver alguns métodos para se livrar dela aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
Imagem: clinicapedroche.com
O que comer se tenho aftas