Quimioterapia

O que é a quimioterapia adjuvante

O que é a quimioterapia adjuvante

A quimioterapia é um tratamento para os doentes de câncer. Há vários tipos de quimioterapia e um dos mais comuns é a quimioterapia adjuvante. Esta quimioterapia é a que se administra geralmente após um tratamento principal como é a cirurgia, para diminuir a posterior incidência de disseminação do câncer. Para saber mais sobre o que é a quimioterapia adjuvante, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Tratamento para o câncer do colo do útero

Índice

  1. Para que serve a quimioterapia adjuvante
  2. Quando aplicar a quimioterapia adjuvante
  3. Efeitos secundários da quimioterapia adjuvante

Para que serve a quimioterapia adjuvante

A terapia neoadjuvante é o tratamento que se administra antes da terapia principal. A cirurgia é usada para remover todo o câncer que possa ser visto, enquanto que a terapia adjuvante é usada para destruir qualquer célula cancerosa que tenha ficado por não ser visível. A terapia adjuvante após a cirurgia de conservação do seio ou da mastectomia, reduz o risco do câncer voltar.

Quando aplicar a quimioterapia adjuvante

Os pacientes que têm um risco maior de recorrência de câncer têm mais probabilidade de precisar da terapia adjuvante. Os médicos examinam os fatores de predição e de prognóstico para determinar quais pacientes podem se beneficiar de tratamentos adjuvantes. Este tratamento também é usado para diminuir as possibilidades do câncer voltar ou reduzir os sintomas caso o câncer tenha sido disseminado. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade de vida e a estender a sobrevivência do paciente.

Efeitos secundários da quimioterapia adjuvante

As terapias adjuvantes e as neoadjuvantes têm efeitos secundários, mas estudos minuciosos revelaram que os benefícios do tratamento excedem os riscos da terapia adjuvante; isto é, aumenta a possibilidade de uma sobrevivência prolongada. Estes são alguns dos efeitos secundários:

  • Queda do cabelo.
  • Feridas na boca
  • Diminuição ou aumento do apetite.
  • Náusea e vômito
  • Baixas contagens sanguíneas
  • A quimioterapia pode afetar as células produtoras de sangue da medula óssea.
  • Aumento da probabilidade de infecções (devido aos baixos níveis de glóbulos brancos).
  • Tendência a apresentar hematomas ou sangramentos facilmente (por causa de baixos níveis de plaquetas).
  • Cansaço (devido aos baixos níveis de glóbulos vermelhos e outras razões).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a quimioterapia adjuvante, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Silva António Futila
Será que a quimioterapia adjuvante também deixa cair o cabelo? qual é a contra indicação Medico e quais as precauções medicas
O que é a quimioterapia adjuvante