O herpes zóster

O que é cobreiro

O que é cobreiro
Imagem: paulaschoice-eu.com

O cobreiro, também conhecido como herpes zóster, é uma doença infecciosa causada por um vírus. Este tipo de herpes costuma aparecer na região do tórax e é a reativação do vírus da catapora que a pessoa já tinha adquirido anteriormente. Este vírus nunca é eliminado do organismo, permanecendo apenas adormecido, e quando surge uma diminuição da imunidade o vírus volta a multiplicar-se, dando origem a um novo surto. As áreas normalmente afetadas são as costas, o pescoço, as pernas e braços e o rosto. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o cobreiro.

Também lhe pode interessar: Como tratar o cobreiro

Índice

  1. Sintomas do cobreiro
  2. Contágio do cobreiro
  3. Tratamento do cobreiro

Sintomas do cobreiro

A infeção do herpes zóster cria uma erupção de bolhas, idênticas às da catapora, uma vez que tanto a catapora e o cobreiro são causados pelo mesmo vírus. Esta infeção também gera coceira intensa e dor na região do nervo afetado. Normalmente, os sintomas começam com uma sensação de formigueiro seguido de dor em pontada. Após 2 ou 3 dias, surgem as erupções, que se enchem de pus. Estas erupções ao rebentarem liberam um líquido transparente, o que apenas acontece geralmente ao fim de cerca de duas ou três semanas, criando cascas.

Contágio do cobreiro

Para evitar o contágio do vírus do herpes zóster, não é recomendável tocar na ferida do individuo que esteja infetado, e caso esteja presente na boca não é recomendável beber do mesmo copo, ou partilhar qualquer tipo de objeto que tenha entrado em contato com a ferida.

Lembre-se que se uma pessoa nunca teve catapora, se alguma vez entrar em contato com o vírus herpes zóster, mesmo sendo adulta, não terá o cobreiro mas sim a catapora.

Tratamento do cobreiro

O tratamento para o cobreiro concentra-se apenas na diminuição e alívio da dor e em alguns casos poderão diminuir o progresso e gravidade da infeção. Assim, se tomar um analgésico poderá sentir um alívio da dor, como o Zovirax, entre muitos outros que existem no mercado. Caso esta infeção se tenha desenvolvido nos seus lábios, veja o nosso artigo sobre como tratar o herpes labial com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é cobreiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
fatima
saiu uma bolha de agua na minha coxa e esta vermelha o que pode ser
socorro silva
Como deve ser a alimentação para quem tem cobreiro? Existe alguma proibição de algum tipo de alimento?
Imagem: paulaschoice-eu.com
O que é cobreiro