Exame Ginecologista

O que é colposcopia

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é colposcopia
Imagem: diretoriodeartigos.com.br

Muitas vezes ouvimos médicos e outras pessoas falando termos médicos difíceis de interpretar. Do que se tratam, afinal? Se lhe falarem em colposcopia, fique sabendo que esse é um exame médico semelhante ao exame ginecológico, no qual são analisadas a vulva, a vagina e o colo do útero, utilizando um aparelho chamado de colposcópio. É, portanto, um exame apenas realizado às mulheres, de forma a detetar anomalias genitais internas. Continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe falamos acerca de o que é colposcopia!

Também lhe pode interessar: O que é um cisto de Naboth

Índice

  1. Para que serve a colposcopia
  2. Como é realizada a colposcopia
  3. Preparação para uma colposcopia

Para que serve a colposcopia

Se seu médico lhe prescreveu a realização de uma colposcopia após a citologia (ou teste de Papanicolaou), é porque o resultado apresentou células anormais e ele pretende examinar, de forma mais aprofundada, algo de errado que possa estar ocorrendo no seu colo do útero.

Este exame é sobretudo utilizado para detetar neoplasias ou lesões cancerosas causadas, por exemplo, pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), e para detetar câncer do colo do útero. No entanto não estresse ao ler isto, pois o exame é também realizado com caráter preventivo permitindo direcionar biópsias para locais suspeitos.

O que é colposcopia - Para que serve a colposcopia
Imagem: estilo.br.msn.com

Como é realizada a colposcopia

A colposcopia é realizada com a mulher em posição ginecológica (ligeiramente deitada e com as pernas abertas). É introduzido um espéculo vaginal (também chamado de bico de pato) a separar as paredes da vagina, de forma semelhante ao que acontece em uma citologia, o que permitirá ver mais facilmente o interior da vagina e o colo uterino.

Em seguida será colocado o colposcópio a cerca de 30 centímetros da vagina, sendo que este não chega a tocar nela. As lentes do aparelho, semelhante a um microscópio, permitem aumentar a realizar em 10 a 40 vezes.

Tendo sido colocado o aparelho à distância recomendada, o médico irá pincelar na superfície dos tecidos líquidos que permitem detetar lesões. Este procedimento poderá originar um ligeiro ardor, que depressa desaparecerá.

Se for detetada alguma lesão, se procede à colheita de material para realizar uma biópsia.

O que é colposcopia - Como é realizada a colposcopia
Imagem: buenapraxisnews.blogspot.pt

Preparação para uma colposcopia

Na hora de se preparar para uma colposcopia não há muito a saber. Apenas não se devem manter relações sexuais, aplicar cremes ou pomadas vaginais nem realizar duchas vaginais nas 48h que antecedem o exame. Você também não deverá estar menstruada e será mais confortável para si se procurar esvaziar intestinos e bexiga antes de realizar o exame.

O que é colposcopia - Preparação para uma colposcopia
Imagem: riachogrande.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é colposcopia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Você pode solicitar uma colposcopia sem prescrição médica, caso suspeite de alguma doença relacionada com o seu colo do útero.
  • Realize visitas anuais ao ginecologista, de forma a se certificar de que está tudo bem consigo e também como medida de prevenção de doenças.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: diretoriodeartigos.com.br
Imagem: estilo.br.msn.com
Imagem: buenapraxisnews.blogspot.pt
Imagem: riachogrande.net
1 de 4
O que é colposcopia