O linfoma

O que é e como identificar um Linfoma

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 23 janeiro 2020
O que é e como identificar um Linfoma

Linfomas são tipos de câncer que basicamente atacam os linfócitos, que se referem a uma categoria de célula que atua protegendo o organismo. Para saber se você está com a doença, existem alguns sintomas bem característicos que podem ajudar nessa hora. Para saber o que é e como identificar um Linfoma veja as informações que o umComo.com.br reuniu para esclarecer a respeito do problema.

Também lhe pode interessar: O que é um adenoma

O que é Linfoma

Entre os diferentes tipos de câncer que podem atacar as pessoas, o linfoma é um deles, sendo que acomete o indivíduo quando se desenvolve nos linfócitos, ou seja, as células que protegem de infecções e outras doenças o organismo. Além disso, há duas formas distintas da doença, o chamado Linfoma Hodgkin e o Linfoma Não-Hodgkin. Enquanto o primeiro é relativamente raro, o segundo é mais frequente em idosos, a partir dos 60 anos.

A diferença entre os dois tipos de linfoma está basicamente na forma que possuem as células cancerígenas, uma vez que de resto eles se assemelham em muito, incluindo, os sintomas e, desse modo, a maneira de como identificar um linfoma. Para entende melhor como se desenvolve a doença, é importante saber que o sistema linfático funciona como uma rede que combate as doenças. Nele, há o baço, os gânglios linfáticos, a medula óssea e o timo, que desempenham papéis relacionados à defesa do organismo.

Desse modo, o mais comum é que esse tipo de câncer afete os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos. No entanto, o linfoma pode também atacar outras partes do sistema linfático, como o baço ou a medula óssea, mas também órgãos como o estômago, fígado, intestino, pele e cérebro, além de outros.

O que é e como identificar um Linfoma - O que é Linfoma

Como identificar um Linfoma

Existem muitos sintomas que acometem as pessoas que estão desenvolvendo o linfoma, sendo que um deles é bastante característico dessa doença: as ínguas, como popularmente se chamam os linfonodos, que ficam inchadas, assemelhando-se a caroços. Os lugares onde estão localizados os gânglios linfáticos de forma mais fácil de identificar são as axilas, pescoço (nuca), clavícula e virilhas. Por isso, ao sentir uma protuberância anormal nesses lugares é importante ficar atento.

É importante dizer, por outro lado, que nem sempre uma íngua inchada significa câncer. Isso porque esse sintoma é comum quando existe apenas uma infecção no local. Mesmo assim, é preciso estar atento aos demais sintomas que indicam o linfoma. Além disso, o linfonodo inchado pode surgir na pele e nos órgãos internos, como estômago e intestino. Quando se trata de um linfoma, os caroços podem doer ou não, sendo que ficam aquecidos se forem mais superficiais.

Outro jeito de identificar a doença é verificando a existência dos seus demais sintomas, como febre contínua ou que vai e volta com frequência, coceira na pele, suor durante a noite, cansaço excessivo, mal-estar generalizado, perda de apetite e de peso, de forma significativa, sem razão aparente. Além desses sintomas mais comuns, existem ainda outros sinais da doença, que variam conforme o local afetado.

Tosse, dor do peito e falta de ar, por exemplo, pode ocorrer se o linfoma estiver na região torácica. Já se o câncer estiver se desenvolvendo no abdômen ou na virilha, pode haver sensação de inchaço depois de comer. Embora menos comum, o linfoma pode aparecer na pele, pulmões e ossos e, nesses casos, existem ainda sintomas como tosse, dor no peito e nos ossos e erupções na pele.

O que é e como identificar um Linfoma - Como identificar um Linfoma

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é e como identificar um Linfoma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é e como identificar um Linfoma