Partilhar
Partilhar em:

O que é o banho de assento

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,7 (298 votos)
1 comentário
17 vezes partilhado
 
O que é o banho de assento
Fonte: remedio-caseiro.com

O banho de assento é um tratamento caseiro que se pode fazer numa banheira ou numa bacia grande. Consiste em mergulhar em água quente, fria ou alternada a área afetada. Este banho normalmente é aplicado na região pélvica, parte das coxas e baixo ventre. Estes fornecem ao organismo um melhor condicionamento preventivo e terapêutico perante vários problemas de saúde. Os banhos de assento atuam sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamento térmico. Pode fazer um banho de assento para aliviar os sintomas de dor, sintomas associados com hemorroidas e outras condições médicas e após procedimentos médicos. Continue lendo este artigo de umComo.com.br sobre o que é o banho de assento e descubra quais as formas de o fazer.

Também lhe pode interessar: Tipos de banhos de assento
Necessitará:
Instruções:
1

O banho de assento pode ser feito quente, frio ou alternado (quente e frio), dependendo da condição que quer tratar. Para fazer este banho, basta encher uma bacia grande ou banheira com água quente ou fria, até cobrir a área afetada. Se querer saber mais acerca de como fazer banho de assento em água quente, fria ou alternada, veja o nosso artigo sobre como fazer banho de assento.

2

Este banho também pode ser utilizado para o tratamento caseiro das hemorroidas. Para isso, deverá colocar 1,5 l de água morna numa bacia e acrescentar folhas de hamamélis, cipreste ou 3 gotas de óleo essencial de limão juntamente com 3 gotas de óleo essencial de alfazema. Deverá permanecer sentado durante cerca de 20 minutos ou até a água esfriar. Repita este banho 3 a 4 vezes por dia, para reduzir a dor e o desconforto causado pelas hemorroidas.

3

Também pode adicionar sal à água do seu assento, se o seu médico recomendar. O sal pode oferecer um maior alívio para os sintomas de desconforto vaginal ou perineal nas mulheres, sobretudo após o parto. A quantidade de sal, dependo do tamanho da sua bacia, vá colocando até a água ficar salgada.

4

Se sofrer de coceira, pode adicionar aveia coloidal na água do assento. A farinha de aveia reduz a necessidade de coçar e acalma o desconforto causado.

5

Algumas mulheres também já comprovaram que acrescentar vinagre no seu banho de assento, poderá aliviar as dores das infeções vaginais.

6

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a O que é o banho de assento, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Antes de fazer o banho, certifique-se que a sua banheira ou bacia está completamente limpa e esterilizada.
  • Não adicione sabão no seu banho, pois isso pode irritar a área afetada.
  • Seque sempre a área afetada depois do banho, sem esfregar. Também pode deixar secar ao ar livre.
  • Antes de fazer qualquer receita anterior ou outra, deverá verificar primeiro com o seu médico.
Relacionados
Comentários (1)

Escrever comentário sobre O que é o banho de assento

Muito útil
1 comentário
Tah
Como limpar e esterilizar a bacia ou banheira ?! Com quais produtos ?! para que nao cause danos ao corpo de quem faz o banho de assento ! Grata

Descubra vídeos interessantes
DIY
Top 10
Tratamentos de Pele
Remover Espinhas
O que é o banho de assento
Fonte: remedio-caseiro.com
O que é o banho de assento