A osteoporose

O que é osteopenia

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é osteopenia
Imagem: koutipandoras.gr

Antes de aparecer a osteoporose, as pessoas podem apresentar a chamada osteopenia, mas como não se trata de uma doença, é possível corrigir o problema e evitar que os ossos se tornem mais sensíveis futuramente. Saiba o que é osteopenia, como prevenir esse quadro e obtenha mais informações com o que o umComo.com.br tem a dizer sobre o tema.

Também lhe pode interessar: O que é a osteofitose

Sintomas e causas da osteopenia

Em um primeiro momento, a osteopenia pode ser confundida com a osteoporose, no entanto, enquanto a primeira se refere à redução da massa óssea, a segunda é a aceleração da osteopenia, ou seja, a consequência do problema não tratado. Para entender melhor, vale explicar como os ossos são formados: eles contam com três diferentes tipos de células, sendo que os osteoblastos são células novas que constituem a estrutura dos ossos; os osteócitos são células já maduras que controlam os níveis de cálcio dos ossos; e os osteoclastos servem para reabsorver as células velhas.

Os ossos estão saudáveis quando os três tipos de células se encontram equilibradas no organismo, uma vez que isso representa uma estrutura óssea forte para as atividades do dia a dia. Porém, quando algo afeta os osteócitos ocorre redução do cálcio do osso e, assim, surge a osteopenia. Dessa forma, os ossos tornam-se mais fracos, no entanto, ao serem tratados o quadro não evolui para a osteoporose. O problema é silencioso e não apresenta sintomas, sendo que as fraturas são sinais do problema evoluído.

Quanto às causas da osteopenia, podem ser listadas as seguintes: consumo em demasia de tabaco, álcool, drogas e cafeína; exposição exagerada ao sol, desnutrição, idade avançada (a partir dos 65 anos) e menopausa, bem como histórico familiar. Além disso, estão mais propensas a desenvolverem o problema as mulheres brancas, pessoas que tenham ficado imobilizadas por um tempo longo e quem sofre de doenças endócrinas.

O que é osteopenia - Sintomas e causas da osteopenia
Imagem: gesundheitsberatung.de

Como tratar e prevenir a osteopenia

A maneira de tratar e de prevenir o problema se assemelha em muito, inclusive, se o problema for detectado ainda no início. Com isso, é importante que as pessoas, inclusive, as mulheres façam o exame de densitometria óssea a partir do momento que entrarem na menopausa. Com o resultado é possível saber a situação dos níveis da massa óssea. Já quanto às formas de combater o problema, está a inclusão no cardápio diário de alimentos ricos em cálcio, como o leite, iogurte, queijo, espinafre, tofu, castanha do Pará, sardinha, feijão, folha de mostarda, quiabo, ameixas secas e brócolis, entre outros.

Confira como é feita a densitometria óssea e quais os alimentos ricos em cálcio, entrando nos nossos artigos.

Também é importante que as pessoas façam atividades físicas, mesmo que seja apenas caminhar e pegar sol (mas sem excesso e nos horários seguros para a pele), pois esses hábitos ajudam o organismo a absorver o cálcio. O mesmo ocorre com os alimentos ricos em vitamina D. Dessa forma, é preciso consumir ovos, atum, salmão, ostras, sardinha, cogumelos, fígado de galinha e óleo de bacalhau. Quem está com a osteopenia avançada pode ter que fazer uso de suplementos alimentares, embora apenas se o médico os indicar, bem como realizar fisioterapia específica para fortalecer os músculos.

No nosso artigo pode ver quais os alimentos ricos em vitamina D.

O que é osteopenia - Como tratar e prevenir a osteopenia
Imagem: blogatividade.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é osteopenia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: koutipandoras.gr
Imagem: gesundheitsberatung.de
Imagem: blogatividade.com.br
1 de 3
O que é osteopenia