Tipos de câncer

O que é um carcinoma

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 12 fevereiro 2021
O que é um carcinoma

O carcinoma é um tumor que se forma por células que sofrem transformações e se multiplicam de forma anormal. Muitas pessoas confundem melanoma com carcinoma, ambos são câncer de pele, mas são tipos diferentes de tumores. As zonas mais comuns para ter carcinomas são pele, boca, pulmão, estômago, mama, útero, próstata e pênis. Na maioria das vezes o tratamento para o carcinoma é mais simples do que para outros tipo de tumores, se for detetado no início até pode ser possível evitar a cirurgia.

Em umComo.com.br você pode descobrir o que é um carcinoma, como detetar e quais os tratamentos possíveis.

Também lhe pode interessar: O que é um adenoma

Índice

  1. O que é um carcinoma
  2. Como detectar um carcinoma
  3. Tratamento para um carcinoma

O que é um carcinoma

Carcinomas são canceres que iniciam nos tecidos epiteliais, ou seja na superfície externa do corpo e cavidades internas. O carcinoma é o câncer mais comum na idade adulta, são raros em crianças antes da adolescência. Os carcinomas do tipo basocelular são comuns em câncer de pele, os carcinomas epidermoides têm a sua origem no queratinócito da epiderme, que são as cinco camadas da epiderme, no entanto podem aparecer no epitélio escamoso das mucosas. O seu crescimento é menos veloz e com menor risco de causar metástases.

Pessoas de tez clara têm mais propensão a carcinomas basocelulares. Este câncer de pele incide mais em zonas como o pescoço e a cabeça por serem zonas de maior exposição solar.

Quando o câncer surgir de um tecido epitelial em glândulas como o estômago, o cólon, o pâncreas, a próstata ou a mama. Este carcinoma chama-se de adenocarcinoma.

Nem todos os carcinomas têm origem reconhecida, alguns sofrem mutações tão grande que perdem as suas caraterísticas da célula original, estes são chamados de carcinomas indiferenciados.

Os carcinomas são bastante diferentes entre si, de similar eles apenas têm a sua origem no tecido epitelial. A informação que tem um carcinoma não é suficiente para saber o quão maligno pode ser nem o tipo de tratamento.

O que é um carcinoma - O que é um carcinoma
Imagem: skincancer.org

Como detectar um carcinoma

O carcinoma mais fácil de detectar é o carcinoma que apresentam feridas na pele que demoram muito tempo a cicatrizar, mudança na cor de sinais, manchas que dão coceira, ardem, descamam ou sagram é sinal que você deve recorrer o mais rápido possível a um dermatologista. Pode também sentir fraqueza ou cansaço extremo, a melhor forma de detectar é estar atento a alterações no seu corpo e estado de espírito, faça análises regularmente para estar atento a valores anormais.

O que é um carcinoma - Como detectar um carcinoma
Imagem: senhoritapotter.loveblog.com.br

Tratamento para um carcinoma

O tratamento depende do carcinoma, existem carcinomas mais intrusivos como o do pulmão ou do pâncreas. Porém os restantes por norma são de progressão mais demorada, como no caso do carcinoma da próstata e também o carcinoma basocelular da pele. Os mais simples por vezes não necessitam de intervenção cirúrgica, mas cada caso deve ser analisado por um médico especializado, só ele pode dizer qual é o seu caso e o tratamento adequado para si.

O que é um carcinoma - Tratamento para um carcinoma
Imagem: immigrazione.biz

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um carcinoma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
deisinha
Bastante interessante
Melissa Ramalho
Muito obrigada pelo comentário, continue a seguir-nos.
Imagem: skincancer.org
Imagem: senhoritapotter.loveblog.com.br
Imagem: immigrazione.biz
1 de 4
O que é um carcinoma