O que é um hemograma


O que é um hemograma

O hemograma é um dos exames de rotina médica mais solicitados. Este exame serve para avaliar alguns elementos do sangue como as hemácias (glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo), os leucócitos (glóbulos brancos, componentes do sistema imunitário) e as plaquetas (trabalham no processo de coagulação do sangue). O hemograma é feito coletando sangue, colocando uma agulha diretamente em alguma veia de um dos braços. Para realizar este exame não precisa de estar em jejum, mas é recomendável não fazer exercício físico 24 horas antes do exame e ficar 48 horas sem consumir qualquer bebida alcoólica, para não alterar o resultado do exame. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é um hemograma.

Foto: jeitosaudavel.wordpress.com

  • Eritrograma


    O eritrograma á a primeira parte do hemograma, que tem como objetivo o estudo dos glóbulos vermelhos ou hemácias. No eritrograma temos os seguintes componentes:

    • HCT - Hematócrito - quantidade de células no sangue. Tem como valores de referência para homens de 40 a 50% e para mulheres de 35 a 45%.
    • HB - Hemoglobina - responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Tem como valores de referência para homens de 14 a 18 g/dL e para mulheres de 12 a 16 g/dL.
    • VCM - Volume Corpuscular Médio - serve para observar o tamanho das hemácias e também para o diagnóstico da anemia. Normalmente, no exame vem escrito hemácias microcíticas (muito pequenas) ou macrocíticas (muito grandes).
    • HCM - Hemoglobina Corpuscular Média - é o peso da hemoglobina dentro das hemácias. O intervalo normal é de 26-34 pg.
    • CHCM - Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média - serve para saber a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Normalmente, no exame vem escrito hipocrômica (pouca hemoglobina na hemácia) ou hipercrômica (quantidade de hemoglobina para além do normal).
  • Leucograma


    O leucograma á a parte do hemograma que avalia os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos. Existem cinco tipos de leucócitos para avaliar:

    • Neutrófilos - responsáveis pelo combate de bactérias. Os valores de referência dos neutrófilos são entre 40 e 80% ou 1800 e 8000/mm3.
    • Eosinófilos - células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e certas infeções nos vertebrados. Os valores de referência dos eosinófilos são entre 0 e 5% ou 50 e 500 ml.
    • Basófilos - este é o tipo de leucócitos no sangue menos comum. Os valores de referência dos basófilos são entre 0 e 2% ou 0 e 200/mm3.
    • Linfócitos - tipo de célula que produz anticorpos para defender o organismo de possíveis infeções. Os valores de referência dos linfócitos são entre 20 e 50% ou 1500 e 500/mm3.
    • Monócitos - estes leucócitos são ativados em situações virais ou bacterianas, quando algum tecido é invadido por algum germe. Os valores de referência dos monócitos são entre 0 e 12% ou 90 e 900/mm3.
  • Plaquetas


    As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são um dos elementos que fazem parte do nosso sangue, desempenhando um papel bastante importante no processo de coagulação. Os valores de referência das plaquetas oscilam entre 150.000 e 450.000 por milímetro cúbico. A alteração dos níveis de plaquetas, pode ter consequências graves na nossa saúde, por isso caso isso aconteça o mais recomendável é consultar o seu médico. Para saber mais sobre as plaquetas, veja o nosso artigo sobre o que são as plaquetas e para que servem.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a o que é um hemograma, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre o que é um hemograma:


5 comentários


02-10-2014 disse:
FIZ O CURSO DE ANALISES CLINICAS,E ESTOU ESTAGIANDO EM UMA MATERNIDADE FAZENDO COLETAS DE SANGUE,MAS AINDA FICO CONFUSA COM AS SIGLAS DE SOLICITAÇOÊS MEDICA PRA OS EXAMES,SERA QUE VCS PODE ME AJUDAR COM AS SIGLAS,GOSTARIA MUITO DE SABER ENTERPRETA-LAS.AGRADEÇO A TODOS E PARABENS POR ESTA PAGINA.
03-10-2014 disse:
Olá Dinah, ficamos muito contentes que você tenha gostado da nossa página ;) Por enquanto ainda não temos nenhuma informação sobre todas as siglas, mas vamos ter isso em conta em artigos futuros ;) Continue a acompanhar as nossas novidades!
22-04-2014 disse:
Olá Rita, desde já agradeço o seu comentário. Os valores de referência dos leucócitos são entre 3800 e 9800 ml/mm3 de sangue
18-04-2014 disse:
Boa tarde minha filha tem 17 anos. Ela fez umas análises dengue por está sendo avaliada o coração e verifiquei que os Valores dos leucocitos estão altos. 62 os dela 20 de referência. Normal?
18-03-2014 disse:
Olá Vera, obrigada pelo seu comentário. Veja quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que deve fazer para as aumentar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-das-plaquetas-baixas-2188.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-se-tenho-as-plaquetas-baixas-336.html.
18-03-2014 disse:
Boa noite,minha mae esta com plaquetas muito baixa,59.000 mil e tbem com colesterol a cima do normal.249 mais ou menos .Esse problema pode ocasionar um ataque cardíaco,juntando plaquetas e colesterol juntos?.eu li a pagina sobre o sangue e a saude,que me esclareceu muitas coisas .é muito bom ter como se informar. obrigado pela atençao. vera. obrigado desde já pela atençao. vera .
Vídeos em destaque
Jardinagem DIY 13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Desenhos de natal