Desmaios

O que fazer se alguém desmaia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer se alguém desmaia
Imagem: diarioellatino.com

Quando alguém sofre um desmaio ou perda de consciência é importante agir rápido e tomar algumas medidas de primeiros socorros, pois será necessário determinar se se trata de uma perda de consciência momentânea ou se o estado mental da pessoa está afetado em algum ponto. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe o que fazer se alguém desmaia, para que você saiba como socorrer de forma oportuna e rápida.

Também lhe pode interessar: O que fazer em caso de desmaio
Passos a seguir:
1

Os desmaios podem ser produzidos por diversas razões cuja gravidade pode ir de menor a maior. Entre as condições mais comuns encontramos:

  • Quedas de açúcar ou pressão.
  • Desidratação.
  • Problemas cardíacos.
  • Problemas do sistema nervoso.
  • Hiperventilação.
  • Esforços extremos.
  • Estados alterados de consciência como os que ocorrem devido ao consumo excessivo de álcool ou drogas.
2

Se uma pessoa é diabética, sofre de pressão baixa ou apresenta hiperventilação com frequência, pode ser mais fácil identificar a causa do desmaio. A primeira coisa que devemos fazer diante de um desmaio é ter certeza de que a pessoa está respirando e com pulsação.

Aproxime-se e verifique se ela respira adequadamente, depois tome sua pulsação. Caso ela respire, é conveniente seguir mantendo a via respiratória aberta, para conseguir isso incline ligeiramente sua cabeça para trás, nunca use uma almofada para isto.

O que fazer se alguém desmaia - Passo 2
Imagem: sepbcs.gob.mx
3

Se o desmaio se dever a causas graves como falhas no coração, no sistema respiratório ou nervoso é possível que se apresente uma parada cardíaca ou respiratória. Se ao monitorar o pulso ou a respiração você observar que estão falhando, será fundamental aplicar primeiros socorros de emergência realizando uma RCP. Em nosso artigo como fazer RCP explicamos passo a passo como fazer isto.

Se você não tem os conhecimentos necessários para fazer uma RCP é importante chamar uma ambulância e, em paralelo, procurar ajuda imediata, tentando encontrar alguém que reanime a pessoa inconsciente.

O que fazer se alguém desmaia - Passo 3
Imagem: tid.needgoo.com
4

Se alguém desmaia deveria voltar a si rapidamente, em alguns segundos ou no máximo um minuto após o incidente. É recomendável tentar acordar alguém que perdeu a consciência dizendo seu nome, mas nunca batendo em seu rosto ou jogando água.

5

Se você sabe que o desmaio ocorreu devido a uma queda de açúcar, permita que a pessoa permaneça deitada no chão enquanto lhe fornece um copo de água com açúcar. É importante esperar alguns minutos antes de levantar-se, ao fazê-lo convém que a pessoa fique de lado e depois se levante.

6

Se o desmaio ocorreu por uma queda de pressão, uma vez que o paciente tenha recuperado a consciência é conveniente que permaneça deitado enquanto você ou outra pessoa levanta 30 centímetros suas pernas para favorecer a circulação. A pessoa deverá esperar alguns minutos antes de levantar-se.

7

Nos casos em que a pessoa desmaiada apresenta vômitos, algo comum quando se trata de perda de consciência por excesso de álcool ou drogas, será imprescindível virá-la para um lado para evitar o afogamento.

8

Na hora de agir quando alguém desmaia, será importante monitorar o estado mental da pessoa. Por isso, se ela recuperar a consciência enquanto a socorre será importante formular algumas perguntas simples como:

  • Qual é o seu nome?
  • Em que data ou em que mês estamos?
  • Quantos anos você tem?

Se a pessoa for incapaz de responder de forma coerente, isto poderia ser sinal de uma mudança no estado mental que deve ser verificada por um especialista.

9

Deve-se chamar o serviço de emergência ou uma ambulância quando se apresenta um desmaio ou perda de consciência com as seguintes características:

  • A pessoa não volta a si após um minuto.
  • A respiração ou pulsação do paciente é fraca ou inexistente.
  • Sofreu uma pancada ou lesão forte ao cair, especialmente se houver sangue.
  • A pessoa demonstra perda do estado mental ou forte desorientação.
  • Há vômitos, convulsões ou perda de controle dos esfíncteres.
  • Se for uma mulher grávida, uma pessoa com diabetes ou alguém maior de 50 anos.
  • Caso se suspeite de que se trata de um infarto, uma parada respiratória ou um problema do sistema nervoso.
  • Se a pessoa depois de recuperar a consciência não puder falar, apresentar fortes dores ou for incapaz de se mexer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se alguém desmaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: diarioellatino.com
Imagem: sepbcs.gob.mx
Imagem: tid.needgoo.com
1 de 3
O que fazer se alguém desmaia