Picadas de abelhas e vespas

O que fazer se uma vespa me picar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 novembro 2018
O que fazer se uma vespa me picar

As vespas são um dos insetos mais temidos pelo fato de que podem picar e, portanto, provocar uma dor intensa na área afetada. Especialmente no verão e em lugares onde há água, é frequente ver vespas voando e podemos chegar a sofrer suas picadas, por isso é necessário saber o que fazer se uma vespa te picar. Em umComo queremos dar a você algumas recomendações que deverá ter em consideração nessa hora.

Também lhe pode interessar: Picada de peixe-aranha, o que fazer?
Passos a seguir:
1

Uma das coisas mais importantes que deve fazer se uma vespa te picar será retirar seu ferrão e o veneno que estes insetos depositam na picada, para evitar que piore a situação. É importante saber que as vespas também mordem, mas costuma ser mais raro isto acontecer. Além disso, ao contrário das abelhas, este insecto não morre depois de cravar o ferrão.

2

É fundamental a rapidez na hora de tirar o ferrão da vespa, de maneira que deverá tratar de tirá-lo você mesmo ou pedir a alguém que ajude. Um truque eficaz é usar um cartão de crédito -já que nem sempre se têm à mão utensílios como uma pinça- para fazer saltar o ferrão. Pode vê-lo mais detalhadamente em nosso artigo remédio para a picada de vespa.

3

Outro passo importante a realizar diante da picada de uma vespa será limpar a área afetada com água e sabão neutro. Não esfregue a zona onde ela picou, apenas se assegure de que esteja limpa.

4

Aplicar gelo será uma das melhores coisas que poderá fazer se uma vespa te picar, já que o frio ajudará a reduzir o inchaço e a sensação de queimação. A crença popular do barro como remédio contra as picadas de vespa pode ser eficaz se o barro estiver frio, mas por este mesmo motivo, não por outros.

5

Também pode ser benéfico contra as picadas de abelha a aplicação de bicarbonato de sódio sobre a área afetada. É que entre as múltiplas propriedades benéficas do bicarbonato, encontramos o poder de aliviar a ardência, por isso recomendamos-lhe que faça uma pasta à base de bicarbonato e água e cobra a picada.

6

É importante destacar que nos casos de alergia às picadas de vespa, deverá ir imediatamente a um centro médico para que sigam o protocolo e ações adequadas. É que a reação das pessoas alérgicas às vespas será imediata e deverá ser tratada para evitar consequências graves.

Veja também: Como tratar picada de marimbondo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se uma vespa me picar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer se uma vespa me picar