Dores musculares

O que pode ser dor na virilha

O que pode ser dor na virilha
Imagem: wellaser.com

A virilha é a zona onde o seu abdômen acaba e começam as suas pernas e é composta por 5 músculos. A dor na virilha é comum em pessoas que praticam esportes de alto impacto (como corrida, futebol ou rugby) e grávidas. Esta dor pode ocorrer tanto em homens como em mulheres e pode ter diversas causas, como distensão muscular ou infecção urinária. Se quer saber mais sobre o que pode ser dor na virilha, continue lendo este artigo de umComo e se informe.

Índice

  1. Causas da dor na virilha
  2. Tratar a dor na virilha
  3. Como prevenir dor na virilha

Causas da dor na virilha

Como já referi, a dor na virilha é mais comum em atletas de esportes de alto impacto, como hóquei, futebol, rugby, atletismo ou tênis. Nestes casos a dor na virilha ocorre devido a uma distensão muscular. A dor na virilha também pode surgir na gestação, principalmente nos primeiros e últimos meses. Nos primeiros meses, a dor na virilha ocorre porque o seu corpo está se adaptando ao aumento da barriga e desenvolvimento do feto. No final da gravidez, a dor na virilha pode piorar devido ao aumento de peso do bebê. Para além disso, outras condições podem causar dor na virilha como:

  • Cálculo renal;
  • Infecção urinária;
  • Hérnia inguinal;
  • Inflamação do testículo (orquite) ou torção testicular, nestes casos você sentirá dor na virilha e testículos;
  • Infecções cutâneas;
  • Apendicite;
  • Inflamação nos intestinos;
  • Câncer dos testículos;
  • Aumento dos gânglios linfáticos.

Caso sinta uma dor na virilha que irradia para a perna, pode significar problemas articulares como artrite. Se a dor na virilha permanecer por alguns dias, deverá consultar o seu médico. Além disso, deverá consultar o seu médico de imediato no caso de haver sangue na urina, tiver febre, sentir náuseas ou existir um inchaço ou caroços nos testículos.

Dica: Se for o seu caso, confira também o artigo "caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?"

Tratar a dor na virilha

O tratamento da dor na virilha vai depender da sua casa. No entanto, na maioria das vezes esta dor não precisa de tratamento médico, pelo que poderá tratar dela você mesmo em casa. As indicações para amenizar a dor na virilha são repouso, aplicação de gelo na virilha e medicamentos analgésicos, como o Paracetamol.

Nos casos em que o tratamento em casa não resultar e a dor na virilha persistir, terá de consultar o seu médico e pode ser necessário recorrer a antibióticos ou a uma cirurgia, dependendo do que estiver causando a dor na virilha.

O que pode ser dor na virilha - Tratar a dor na virilha
Imagem: breakingmuscle.com

Como prevenir dor na virilha

Atletas que praticam esportes de alto impacto poderão prevenir a dor na virilha através da realização de alongamentos. Antes de fazer qualquer atividade física é importante que faça um aquecimento e, que depois faça alongamentos apropriados para evitar dores e consequentes lesões na virilha.

Para saber mais sobre este tipo de dor, consulte também o artigo: Pontadas na virilha, o que pode ser?

O que pode ser dor na virilha - Como prevenir dor na virilha
Imagem: livehealthy.chron.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor na virilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para uma avaliação adequada da sua dor na virilha, consulte sempre o seu médico.
  • As causas acima indicadas de dor na virilha são apenas as condições que estão normalmente associadas a este sintoma. No entanto, a dor na virilha pode não ter nada a ver com nenhuma das causas. Por isso, é importante ir ao médico para um diagnóstico apropriado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
nair parise
estou com a virilha inflamada ,devo procurar um ortopedista ou neurologista
Imagem: wellaser.com
Imagem: breakingmuscle.com
Imagem: livehealthy.chron.com
1 de 3
O que pode ser dor na virilha