Fluxo vaginal

O que significa corrimento transparente

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 28 janeiro 2019
O que significa corrimento transparente

O corrimento vaginal é o nome usado para descrever o fluxo vaginal fora do período menstrual. Algumas secreções são normais e saudáveis, enquanto que outras podem indicar a existência de um problema mais sério. O corrimento transparente é um dos mais regulares e, por isso, cria bastantes dúvidas sobre a sua origem. Também conhecido como corrimento clara de ovo, o corrimento transparente pode ser provocado por diferentes fatores que você deve conhecer. Para saber o que significa corrimento transparente e saber interpretar esse sinal do seu corpo, continue lendo esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que significa corrimento clara de ovo

Índice

  1. O que pode ser corrimento transparente
  2. O que significa corrimento transparente
  3. O que é o muco transparente?
  4. O que pode ser corrimento clara de ovo?
  5. É normal ter corrimento transparente na gravidez?
  6. Como prevenir infecções vaginais?

O que pode ser corrimento transparente

Essas são as possíveis causas do corrimento transparente:

  • Ovulação
  • Infecções vaginais por fungos ou bactérias
  • Gravidez
  • Laqueação
  • Exercício físico intenso

O que significa corrimento transparente

Para saber o que significa corrimento transparente, é importante entender sua formação.

O corrimento vaginal é uma combinação de células e fluidos que são eliminados pelo canal vaginal para que a mesma se mantenha protegida. A espessura e cor do corrimento determinam as suas causas e, dessa forma, a gravidade do problema.

Qualquer mulher em idade reprodutiva pode apresentar um corrimento vaginal normal. As células mortas da vagina, assim como o muco e as bactérias normais da flora vaginal, formam a secreção que depois é expulsa, aparecendo na calcinha.

O que é o muco transparente?

O muco transparente pode apresentar uma consistência líquida, leitosa ou ainda espessa, como a clara de ovo. A sua presença pode ser notada na calcinha ou depois da limpeza após urinar.

Corrimento transparente aguado

Quando possui uma consistência aquosa, o corrimento transparente aguado é perfeitamente normal, podendo aparecer em qualquer altura do mês. Pode, também, apresentar mais volume após a prática de exercício físico.

Corrimento transparente elástico

Se o corrimento transparente apresentar uma consistência elástica e mucosa, isso pode ser um simples sinal de que a mulher está ovulando. Esse corrimento transparente também é normal, não sendo sinônimo de qualquer problema de saúde.

O corrimento transparente saudável não apresenta outros sintomas indesejados como ardor ao urinar, dor durante as relações sexuais ou mau cheiro.

O que pode ser corrimento clara de ovo?

O corrimento transparente pode ser explicado pela ovulação ou pelo ciclo menstrual em geral, assim como pela prática de exercício.

Mulheres que fizeram laqueação de trompas também podem apresentar corrimento transparente, uma vez que a secreção é provocada pelos ovários que permanecem normais após o procedimento.

Quando o corrimento é acompanhado de outros sintomas como mau odor, febre, dor no abdômen, ardor ao urinar ou desconforto sexual, ele pode ser sinônimo de infecções como a candidíase ou de doenças sexualmente transmissíveis como a tricomoníase. Nestes casos, o ginecologista deve ser consultado assim que possível para poder recomendar medicamentos para tratar o problema diagnosticado.

É normal ter corrimento transparente na gravidez?

Algumas mulheres notam um aumento do fluxo de corrimento vaginal transparente durante a gravidez. Essa é uma situação perfeitamente comum, explicada pelo aumento de fluxo sanguíneo na região.

Este corrimento transparente na gravidez não possui cheiro e tem uma consistência aquosa, não sendo sinônimo de ovulação.

Se o corrimento não é acompanhado de mau cheiro ou dor, não é motivo de preocupação. Se apresentar outros sintomas, ele pode ser provocado por uma infeção causada por bactérias ou fungos, que podem causar lesões sérias. Se você apresentar esses sintomas, consulte o seu ginecologista assim que possível.

Veja também: Que tipo de corrimento indica gravidez? - Aspectos e significados

Como prevenir infecções vaginais?

Para evitar infeções vaginais, siga as recomendações:

  • Mantenha boas práticas de higiene íntima. Saiba como cuidar da sua higiene íntima, lendo esse artigo.
  • Prefira roupa interior de algodão.
  • Evite peças demasiado justas e apertadas na região íntima.
  • Não use duchas vaginais, elas podem eliminar bactérias saudáveis.
  • Use proteção durante as relações sexuais.
  • Consuma iogurtes com culturas vivas e ativas durante a toma de antibióticos.

Agora que você já sabe o que significa corrimento transparente, dê uma olhada nesses outros artigos que esclarecem dúvidas sobre o tema:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa corrimento transparente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jane Marina
corrimento transparente com odor, o que pode ser?
O que significa corrimento transparente