As receitas médicas

Para que serve a cetirizina - Efeitos secundários, does e indicações

Para que serve a cetirizina - Efeitos secundários, does e indicações

Neste artigo de umComo.com.br queremos explicar-lhe o que é a cetirizina e os seus efeitos secundários, as doses corretas e as indicações que deve ter em conta se tomar este medicamento. A partir daí ocorrem os típicos sintomas relacionados com as alergias como a inflamação da pele ou das vias respiratórias, os olhos, a pele ou o nariz irritados ou a congestão nasal. A ceritizina alivia estes ditos sintomas ao bloquear a ação da histamina.

Índice

  1. O que é a cetirizina
  2. Não use cetirizina
  3. Conselhos de utilização da cetirizina
  4. Efeitos secundários da cetirizina

O que é a cetirizina

A histamina é uma molécula derivada da histidina que se armazena em células, chamadas mastócitos, dos tecidos do organismo. Quando o corpo interpreta que existe uma substância estranha liberta a histamina através dos mastócitos. É então que a histamina se associa aos receptores H1 para induzir um aumento do fluxo sanguíneo, bem como a produção de outras substâncias químicas que atuam nesta resposta alérgica. A partir daí têm lugar os típicos sintomas relacionados com as alergias, como a inflamação da pele ou das vias respiratórias, os olhos irritados, a pele e nariz irritado ou a congestão nasal. A cetirizina alivia estes ditos sintomas ao bloquear a ação da histamina.

Não use cetirizina

Se é alérgico (hipersensível) a este princípio ativo ou a qualquer outro componente da especialidade farmacêutica que lhe receitaram. Se pensa ser alérgico, consulte o seu médico.

Os sintomas de alergia podem incluir:

- Crise de asma, com dificuldade respiratória, respiração com sibilos audíveis ou respiração acelerada. Inchaço mais ou menos brusco do rosto, lábios, língua ou outra parte do corpo. É especialmente crítico se afetar as cordas vocais. Urticária, comichão, erupção cutânea. Choque anafilático (perda de consciência, palidez sudorese, etc).

Conselhos de utilização da cetirizina

Siga exatamente as instruções de administração de cetirizina indicadas pelo seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tem dúvidas. Peça ao seu médico que lhe clarifique qualquer questão que não entenda, contida no folheto de instruções que acompanha o medicamento.

Se se vai submeter a um exame de alergia, suspenda o tratamento 3 dias antes da realização do dito exame e informe o seu médico.

Este medicamento é tomado por via oral. Ingira o comprimido com uma quantidade suficiente de água (um copo de água) e preferencialmente ao jantar quando se administra apenas uma toma, ou pela manhã e à noite no caso de serem duas tomas. Os alimentos influenciam no efeito deste medicamento.

Efeitos secundários da cetirizina

A cetirizina pode provocar efeitos secundários. Avise o seu médico se qualquer destes sintomas é grave e não desaparece:

  • sonolência
  • cansaço excessivo
  • secura na boca
  • dor de estômago
  • diarreia
  • vômitos

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são raros, mas se os tiver, chame o seu médico imediatamente.

  • dificuldade para respirar ou engolir

A cetirizina pode provocar outros sintomas secundários. Chame o seu médico se tem algum problema inesperado enquanto toma este medicamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a cetirizina - Efeitos secundários, does e indicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Simone nascimento
Cetririzina engorda?
Para que serve a cetirizina - Efeitos secundários, does e indicações