Magnésio

Para que serve o carbonato de magnésio

Para que serve o carbonato de magnésio

O carbonato de magnésio é um composto químico que costuma ser comercializado na forma sólida e na cor branca. Além de saber para que serve o carbonato de magnésio é necessário obter mais informações sobre o consumo desse produto, bem como quais são os seus efeitos colaterais. Saiba tudo sobre essa substância com as informações que o umComo.com.br separou para você.

Também lhe pode interessar: Para que serve o magnésio
Passos a seguir:
1

O carbonato de magnésio serve para quem possui problemas de azia e hiperacidez gástrica, pois trata-se de um antiácido que tem a função de neutralizar a acidez gástrica. Dessa forma, é eficiente ainda quando o problema está associado a quadros de gastrite e mesmo de úlcera, esofagite (inflamação do esôfago) ou hérnia de hiato (deslocamento do estômago para o tórax). Existem diferentes marcas da substância comercializada, sendo que é importante conferir os demais elementos que podem estar associados à sua composição.

Para que serve o carbonato de magnésio - Passo 1
2

Mesmo que seja indicado e eficiente para problemas intestinais, conta com algumas contraindicações, sendo que não pode ser ingerido por pacientes que sofram de insuficiência renal, colite ulcerativa, obstrução intestinal e diverticulite ou que passaram por procedimentos de colostomia e ileostomia. Além disso, não pode ser consumido por crianças com menos de seis anos. Quanto ao risco para mulheres grávidas, o carbonato de magnésio está classificado como classe B, ou seja, é seguro, mas não deve ser usado em excesso e somente quando não existem alternativas.

3

Nesse sentido, pode ser usado ainda por mulheres que estejam amamentando, uma vez que não existem riscos documentados, embora se saiba que os antiácidos podem ser eliminados no leite materno. No entanto, estima-se que as concentrações não sejam prejudiciais para o bebê. De qualquer forma, é melhor evitar e manter a segurança e a saúde do seu filho. Também se aconselha a pessoa que deseja usar o carbonato de magnésio conversar com o seu médico, pois existem efeitos colaterais.

4

Entre os possíveis sintomas adversos que a substância pode causar estão: redução da função renal, sangramento gastrintestinal e diarreia crônica. As pessoas com predisposição a algum desses quadros, portanto, devem evitar o uso desse antiácido. Outros sintomas já relatados depois do uso de carbonato de magnésio incluem aumento da acidez do estômago, náusea, dor de cabeça, fraqueza e irritabilidade. O cansaço excessivo está associado à síndrome leite-álcali.

5

A quem tomar esse antiácido, aconselha-se que o faça antes ou depois de uma hora de usar outros medicamentos, pois ele pode diminuir os seus efeitos. Além disso, é importante ter em consideração que os antiácidos de forma geral devem ser usados com moderação, pois além de causar o efeito oposto do desejado podem ainda favorecer o aumento de cristais na urina.

Para que serve o carbonato de magnésio - Passo 5
6

O carbonato de magnésio também é usado por pessoas que praticam escalada, aplicando a substância nas mãos antes de iniciar a atividade, a fim de tirar o suor das mãos e deixá-las menos escorregadias. No entanto, mesmo para essa finalidade a recomendação do seu uso é para que seja moderada, pois já se constatou que atletas que utilizam o elemento em excesso para deixar as mãos secas não conseguem mais o resultado desejado no longo prazo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o carbonato de magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Maria Odete Ferreira da Costa
Qual a diferencia do carbonato de magnésio e cloreto de magnésio comprei um suplemento que tem carbonato e não cloreto de magnésio sou hipertensa tomo medicamento para tensão e xarelto para o sangue agradecia resposta obrigada
A sua avaliação:
Ione R. Scheid
gostaria de informaçoes sobre o carbonato de magnesio e seus beneficios e efeitos colaterais
1 de 3
Para que serve o carbonato de magnésio