Outras ervas medicinais

Para que serve o tomilho e como se usa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Para que serve o tomilho e como se usa

O tomilho é um arbusto selvagem que pode ser encontrado em quase qualquer lugar e tem grandes benefícios para a saúde do nosso organismo. Além disso, é um tempero perfeito para dar sabor e aromatizar as comidas que preparamos e inclusive uma planta muito bonita para ter no jardim. Se quiser saber mais sobre esta erva e, principalmente, de que forma pode tirar partido dela, preste atenção a este artigo de umComo em que explicamos para que serve o tomilho e como se usa.

Também lhe pode interessar: Para que serve o boldo

Índice

  1. Espantar bichos e insetos
  2. Para proteger outras plantas
  3. Para tratar a tosse
  4. Para relaxar o corpo

Espantar bichos e insetos

Talvez você não saiba, mas o tomilho tem um aroma natural tóxico que os bichos e insetos não podem suportar. O cheiro produzido por esta planta afasta os insetos, por isso pode usar para que os bichos não se aproximem de você enquanto dorme à noite, por exemplo.

Tudo o que precisa fazer é comprar óleo de tomilho e aplicar algumas gotas deste óleo sobre a roupa ou a superfície que quiser. Outra opção pode ser deixar algumas folhas de tomilho no interior dos armários ou gavetas por vários dias.

Para que serve o tomilho e como se usa - Espantar bichos e insetos

Para proteger outras plantas

Cultivando tomilho no jardim você garante que os insetos que têm o hábito de destruir as suas petúnias e de comer as suas rosas sejam repelidos pelo cheiro.

Quanto mais tomilho plantar, melhor será o efeito. É por isso que os horticultores experientes plantam tomilho ao redor das suas belas plantas para protegê-las dos predadores.

Para que serve o tomilho e como se usa - Para proteger outras plantas

Para tratar a tosse

O tomilho também tem propriedades que podem eliminar a tosse contínua e incômoda. Na maioria dos casos, muitos dos medicamentos para a tosse vendidos sem receita têm o tomilho como ingrediente principal.

Para aproveitar as propriedades de cura desta erva pode preparar um chá de tomilho com limão e mel que, além do mais, ajudará a acalmar a garganta.

Para que serve o tomilho e como se usa - Para tratar a tosse

Para relaxar o corpo

Em aromaterapia, o óleo essencial de tomilho é muito apreciado por suas propriedades relaxantes, sendo ideal para livrar o corpo de tensões acumuladas e de estados de nervosismo. Por isso, desfrutar de uma boa massagem com óleo de tomilho é uma experiência muito agradável, permitindo ainda desintoxicar a pele e deixá-la bem mais suave e bonita.

Os anteriores são os usos mais básicos do tomilho, mas com um pouco de criatividade será capaz de encontrar os seus próprios usos desta erva maravilhosa. E não se esqueça de usar o tomilho também para dar sabor aos seus pratos.

Para que serve o tomilho e como se usa - Para relaxar o corpo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o tomilho e como se usa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Para que serve o tomilho e como se usa