Reduzir o colesterol naturalmente

Plantas medicinais para o colesterol

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Plantas medicinais para o colesterol

As plantas medicinais têm sido usadas durante séculos para garantir o nosso bem-estar a tal ponto que os extratos de muitas delas fazem parte dos compostos de vários medicamentos modernos. Estas alternativas naturais continuam sendo usadas para tratar doenças e condições comuns como a hipertensão, problemas estomacais ou o colesterol alto. Se seus níveis de LDL se encontram mais elevados do que devem e procura uma opção natural para diminuí-los, continue lendo porque em umComo.com.br revelamos a você algumas plantas medicinais para o colesterol que ajudarão você a reduzi-lo eficazmente.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para baixar o colesterol
Passos a seguir:
1

É muito importante ter claro que para reduzir o colesterol ruim ou LDL de nosso corpo é importante realizar mudanças profundas em nosso estilo de vida que nos ajudem a favorecer a nossa condição. Seguir uma dieta saudável na qual o consumo de gorduras, doces e bolos seja limitado, e fazer exercício pelo menos três vezes por semana será imprescindível para garantir a saúde de nosso coração e do nosso corpo em geral.

Além disso, é importante que aqueles pacientes que tomem medicação para o colesterol sigam de perto as recomendações de seu médico e consultem um especialista antes de ingerir qualquer uma destas plantas medicinais.

2

O cardo mariano é uma das plantas medicinais mais populares para o colesterol, pois entre seus muitos benefícios, favorece a eliminação de gordura do corpo ajudando a diminuir o colesterol e os triglicérides, e também a cuidar de nosso fígado.

A melhor forma de ingerir esta planta medicinal é em comprimidos, que podem ser adquiridos nas lojas de produtos naturais, com um consumo recomendado de 420 miligramas ao dia. Também pode tomar em infusão, ainda que o sabor possa ser amargo. Nesse caso, deverá adicionar uma colher de chá de sementes para cada xícara de água e consumir três xícaras diárias.

O cardo mariano está contraindicado se você sofre de:

  • Hipertensão.
  • Patologias sérias do fígado como a hepatite ou a cirrose, pois pode interferir com a medicação para tratar estas condições.
  • Diabetes, já que afeta os níveis de glicose.
  • Também não se recomenda no caso de grávidas ou mulheres que estejam amamentando.

Se está ingerindo outras plantas medicinais, recomenda-se consultar um especialista antes de começar a tomar cardo mariano.

Plantas medicinais para o colesterol - Passo 2
3

O dente de leão é uma planta medicinal muito popular que contribui com um grande número de benefícios para a nossa saúde, entre eles, a capacidade de nos ajudar a depurar o nosso corpo favorecendo a eliminação de gorduras e toxinas, o que nos ajuda a regular os nossos níveis de colesterol.

Existem várias formas de ingerir esta planta medicinal: em infusão, em sucos e em comprimidos, sendo muito fácil de incorporar à nossa rotina diária. Em nosso artigo como tomar dente de leão explicamos a você as instruções para consumi-lo e as contraindicações desta planta.

Plantas medicinais para o colesterol - Passo 3
4

A alcachofra não é apenas um alimento delicioso que nos oferece um grande teor de fibra, mas que também se considera a alcachofra como uma das plantas medicinais para o colesterol mais eficientes devido ao seu grande efeito depurativo, permitindo eliminar o excesso de gordura, descongestionar o fígado e favorecer a boa circulação.

Além de incorporar a alcachofra com frequência na dieta, pode ingerir três xícaras diárias de uma infusão preparada com duas colheres de sopa de folhas secas para cada litro de água, ainda que seu sabor seja amargo, seus benefícios valem a pena.

Não se recomenda consumir em caso de:

  • Amamentação, pois contribuirá com um sabor amargo e desagradável ao leite.
  • Se sofre de transtornos biliares como litíase ou obstruções.
Plantas medicinais para o colesterol - Passo 4
5

O louro não é apenas uma alternativa perfeita para dar sabor aos nossos pratos de carnes, mas se trata de uma planta medicinal ideal para o colesterol e muito fácil de conseguir, ajudando a reduzir as gorduras em nosso corpo, o que se traduz em níveis de colesterol LDL e triglicérides mais baixos.

Além de o adicionar à sua dieta, pode preparar uma infusão com 3 gramas de louro em um litro de água, ingira 3 xícaras ao dia e usufrua de seus benefícios. Sua ingestão não se recomenda:

  • Durante a gravidez e a amamentação.
  • A crianças com menos de 12 anos.
  • Também não é conveniente exceder a dose para evitar mal-estar estomacal e indigestão.
Plantas medicinais para o colesterol - Passo 5
6

Além de todas estas soluções naturais, damos a você outros conselhos úteis para garantir sua saúde; por isso convidamos você a consultar nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas medicinais para o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Florisvaldo nunes
Vou usalas com carinho e procurar ter uma vida saldavel minha veia morreu disso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Florisvaldo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 5
Plantas medicinais para o colesterol