Sobre a respiração

Por que é importante respirar pelo nariz

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 março 2021
Por que é importante respirar pelo nariz

Aprender a respirar corretamente é necessário para prevenir doenças respiratórias e manter uma boa saúde. Provavelmente sempre disseram a você que é melhor pegar ar pelo nariz que pela boca, mas sabe realmente a razão disso? A verdade é que não se trata de apenas um motivo mas sim de vários, e é por isso que em umComo queremos explicar com detalhes por que é importante respirar pelo nariz.

Passos a seguir:

1

A respiração é um ato indispensável para a vida mas que realizamos de forma inconsciente, visto que se trata de um processo que realizamos de maneira automática sem ter que pensar quais são os passos a seguir. No entanto, podemos controlar a forma em que respiramos e corrigir os maus hábitos para adquirir os corretos.

2

Deste modo, é fundamental pegar o ar pelo nariz ao respirar, sempre que possível - às vezes pode ser complicado por causa de doenças como a sinusite ou a congestão nasal-, por diversos motivos.

3

Em primeiro lugar, a importância de respirar pelo nariz está no fato de que é a forma de aquecer o ar antes dele chegar aos pulmões. O nariz é o órgão responsável por regular a temperatura do ar que inalamos para impedir que esteja muito frio e que provoque doenças respiratórias por isso.

4

Por outro lado, o fato de inspirar pelo nariz permite umedecer o ar evitando que as mucosas ressequem, o que também pode desencadear problemas no aparelho respiratório. No entanto, é melhor expirar o ar, ou seja, soltá-lo pela boca para eliminar as toxinas de forma mais fácil.

5

Outra das funções do nariz ao respirar, e não menos importante, é a de capturar o pó e outras partículas do ar e impedir que entrem no nosso organismo. São os pequenos pelos que recobrem o interior da cavidade nasal os responsáveis por desempenhar esta tarefa e de prevenir infecções causadas por agentes externos.

6

Vale referir também que a mucosidade nasal e os espirros estão relacionados com a função que acabamos de explicar, pois quando o nosso corpo detecta a entrada de impurezas, responde gerando catarro ou provocando um espirro. Você pode obter mais informação a este respeito com o nosso artigo: Por que temos muco no nariz?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que é importante respirar pelo nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que é importante respirar pelo nariz