Rigidez nas articulações

Por que meus ossos estalam

Por que meus ossos estalam
Imagem: cs.medixa.org

Às vezes, ao mover-nos escutamos um ruído vindo de nossos ossos ou, mais concretamente, de alguma das articulações do corpo como os ombros, os joelhos, o pescoço, os tornozelos, etc. Este característico estalo gera dúvidas em muitas pessoas que se perguntam por que os ossos estalam e se se trata de alguma coisa ruim. Neste artigo de umComo queremos resolver esta questão e explicamos a vocês os detalhes a respeito do estalo dos ossos.

Também lhe pode interessar: Por que as mãos incham

Passos a seguir:

1

Para entender o porquê dos ossos estalarem, é necessário conhecer as partes das articulações, já que é ali onde são produzidos estes sons. Deste modo, como vemos na imagem, no ponto de união entre os ossos encontram-se também os ligamentos, bem como a membrana e o líquido sinovial, responsáveis por proteger ossos e cartilagens para evitar desgaste pelo atrito.

Por que meus ossos estalam - Passo 1
Imagem: teliga.net
2

O fato de que às vezes os ossos estalam deve-se às bolhas de ar que são produzidas no fluído sinovial e à percussão de duas estruturas duras entre si, gerando assim o estalo característico. Trata-se, pois, de uma espécie de liberação da estrutura articular e são ruídos naturais.

3

A priori, o fato de que as articulações estalarem não implica necessariamente que exista algum problema ósseo, mas a verdade é que também não devemos provocar que isto aconteça, como algumas pessoas fazem, por exemplo, com os nós dos dedos.

4

Do mesmo modo, o estalo entre ossos e/ou ligamentos não deveria gerar dor, pelo que, caso assim seja, você deverá visitar um ortopedista ou médico especialista para realizar um exame. Neste caso poderia tratar-se de alguma patologia óssea como a artrite ou a artrose reumatoide.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meus ossos estalam, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Iremar
Fiz uma ressonância do joelho e laudo foi:lesão parcial de grau leve do LCA. Alguém poderia me dizer se necessariamente devo operar?
Muirlo
meus ossos estalam, e doem, parecem que saem do lugar e quando estalam voltam à origem, meu pescoço faz uma suada como se os ossos estivessem sem lubrificação, é como se estivessem encostando um no outro. Gostaria de saber do que se trata.
joelma
de uns dias pra car, meu joelho começou a estralar, o que pode ser?
A sua avaliação:
Jaime da Silva
Em todas as juntas das mãos e dos pés estalam sozinhas e doí contante mente. O que pode ser isso.
alcione de.sousa ferreira
Meus ossos.estalam mt quando faço academia...tenho q para de fazer exercicios???
Terezinha Andrade
Ao me levantar da cama ou de uma cadeira,fico até envergonhada ,pois minhas pernas parecem barulhos de galhos secos. As vezes tenho dor nos joelhos .Já fui varias vezes ao ortopedista,mas dizem é artrose toma um remédio e vai vivendo,estou preocupada.
roseli
não sinto dores meus ossos estavam em toda parte. tenho 21anos
Imagem: cs.medixa.org
Imagem: teliga.net
1 de 2
Por que meus ossos estalam