Fisiologia e Anatomia

Por que nossa pele fica arrepiada

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que nossa pele fica arrepiada

Quando dizemos que "ficamos arrepiados", estamos explicando, sem querer, um fenômeno realmente interessante, produzido por medo, irritação e outras emoções intensas. Em medicina é designado com o nome de horripilação cutânea ou piloereção generalizada, querendo significar, com a primeira denominação, que acompanha uma sensação de grande medo, e com a segunda expressão refere-se a um mecanismo próprio do fenômeno, isto é, à elevação do pelo cutâneo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba por que nossa pele fica arrepiada.

Também lhe pode interessar: O que é o tecido epitelial

Explicação física da pele arrepiada

Cada pelo cutâneo tem uma estrutura extremamente interessante e complexa, proveniente de um bulbo piloso que fica por baixo da pele no tecido celular subcutâneo e do qual nasce sua particular formação. Corre depois por uma bainha, cuja face interna está coberta por células, chamadas foliculares, e cujo caminho é levemente inclinado através de toda a camada profunda da pele, chamada derme. Nos estratos inferiores desta camada toma inserção, ao redor de cada bulbo piloso, um pequeno feixe de músculos lisos que, em direção oblíqua e sentido paralelo ao pelo, dirige-se às papilas dérmicas, que nos estratos mais altos da camada relacionam-se com a epiderme.

Por que nossa pele fica arrepiada - Explicação física da pele arrepiada

O mecanismo de horripilação

O pequeno músculo descrito, que pertence ao tipo de músculo liso ou involuntário, está inervado por diminutas fibras que pertencem ao sistema nervoso. Quando um grande problema emocional repentino impacta o indivíduo, este sistema autônomo entra em estado de alerta e sua excitação provoca a contração destes pequenos músculos, com o consequente levantamento do eixo do pelo, que, por sua vez, como tinha direção ligeiramente oblíqua, ao ser violentamente impulsionado para o lado oposto da mesma, enruga uma ínfima superfície de pele, dando as características rugosidades.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que nossa pele fica arrepiada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Para deixar de ter a pele arrepiada, você deve acalmar-se caso tenha sido por um sobressalto.
  • Às vezes também ficamos com a pele arrepiada pelo frio, nesse caso é bom abrigar-se um pouco.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que nossa pele fica arrepiada