Outros Obesidade

Por que ocorre a obesidade

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 junho 2020
Por que ocorre a obesidade

A obesidade é um transtorno ou doença que costuma ocorrer quando há um grande excesso de gordura nos tecidos do nosso organismo. O seu aparecimento não se deve apenas ao fator genético, mas pode ser a causa da combinação de muitos outros fatores. No entanto, uma das causas que pode estar associada à obesidade é ter um desequilíbrio energético, ou seja, consumir muito mais calorias que o seu metabolismo pode chegar a queimar. No seguinte artigo de umComo.com.br, damos a você as dicas sobre por que ocorre a obesidade. Se o seu peso e volume são muito elevados, não hesite em ir rapidamente ao médico para que controle a situação. Já não é por estética, é por saúde.

Também lhe pode interessar: Como combater a obesidade
Passos a seguir:
1

O ritmo de vida elevado, as condições ambientais, a má alimentação ou o sedentarismo podem ser fatores que levem ao desenvolvimento da obesidade. Deve ser consciente de que este problema, cada vez mais comum em nossa sociedade, pode desenvolver muitas outras doenças que podem nos limitar e nos provocar graves problemas de saúde como problemas arteriais, diabetes ou câncer.

2

No geral, a obesidade costuma ocorrer por causa de um desequilíbrio energético no organismo. Para que exista um bom balanço, devemos consumir a mesma energia que gastamos ao longo do dia. Deste modo, mantemos um peso saudável e adaptado às nossas necessidades, atividades físicas e condições genéticas.

Por que ocorre a obesidade - Passo 2
3

Sedentarismo. O estilo de vida que você leva é um fator importante, pois quanto mais passivo for, mais risco terá de desenvolver obesidade. Estar muitas horas enfiado no sofá em frente ao televisor, trabalhando em um computador ou passar grande parte do dia sentado e sem realizar nenhum tipo de esforço físico, traz um maior risco de desenvolver problemas de excesso de peso. Mudar o seu estilo de vida e praticar esporte moderado ajudará você a não sofrer com problemas de peso.

4

Outra causa do excesso de peso é não levar a cabo hábitos de vida saudáveis. Beber muito álcool, bem como não manter uma boa dieta podem gerar o desenvolvimento de obesidade. Controle o que come, esqueça a comida preparada ou "fast-food", pois só ingerirá mais calorias das que pode queimar e perderá o balanço energético.

Por que ocorre a obesidade - Passo 4
5

A falta de sono ou a ansiedade também são motivos pelos quais pode ocorrer excesso de peso. Além disso, os fatores emocionais como o aborrecimento, o tédio ou o estresse podem levar você a comer mal e uma maior quantidade de alimentos. Se você é uma pessoa que tem muitos altos e baixos emocionais ou sente que sempre tem a necessidade de comer algo, é melhor readaptar os seus hábitos alimentares ou encontrar suplementos para reduzir essa ingestão.

Por que ocorre a obesidade - Passo 5
6

Muitas mulheres costumam desenvolver excesso de peso durante a gravidez. Ainda que o seu peso aumente de forma natural durante a gestação, não deve se descuidar já que após dar à luz costuma ser bem mais difícil perder peso. Informe-se qual é o peso adequado na gravidez e cuide da sua alimentação desde o primeiro até o último mês.

7

A idade também influencia na obesidade. Pense que à medida que envelhecemos, o corpo muda, perde-se massa muscular e diminui-se o ritmo com o que nosso corpo queima calorias. Tudo isso, junto à passividade, contribui para o desenvolvimento de excesso de peso. Nas mulheres, além disso, a menopausa é um plus que também intervém para ganhar alguns quilos, concentrando, normalmente, mais gordura ao redor da cintura.

8

É importante saber que existem outras condições ou problemas de saúde que podem contribuir para o excesso de peso. Sobretudo, os problemas hormonais como o hipotireoidismo -que reduz o metabolismo e queima menos calorias-, a síndrome de Cushing -que produz uma quantidade excessiva do hormônio chamado cortisol e costuma ocorrer em pessoas que têm excesso de peso na parte superior e central do corpo, mas não nas extremidades- ou os ovários policísticos nas mulheres -costuma dar-se em mulheres obesas e com transtornos reprodutivos ou menstruais.

Por que ocorre a obesidade - Passo 8
9

Além disso, alguns medicamentos também podem provocar um aumento de peso considerável; entre eles se destacam os antidepressivos, os corticosteroides ou os anticonvulsivantes. Estes medicamentos geram uma perda de velocidade do metabolismo, fazendo com que se queimem mais lentamente as calorias, ao mesmo tempo que aumentam o apetite e provocam a retenção de líquidos.

10

Por último, há que destacar que a genética também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do excesso de peso ou obesidade. Nem todo o mundo tem o mesmo risco de sofrer dessa doença. Se vê que o seu peso é ligeiramente superior ao que deveria ser, mude os seus hábitos, leve a cabo uma boa dieta e faça exercício. Se o seu problema é muito maior e vê que não pode remediar com estas dicas, é necessário ir ao médico para que indique a você como pode resolver e superar o seu excesso de peso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ocorre a obesidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que ocorre a obesidade