Dor no calcanhar

Por que sinto dor no calcanhar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 agosto 2017
Por que sinto dor no calcanhar

A função do calcanhar é manter a curva do pé e amortecer os impactos sentidos nesta área, em qualquer deslocamento ou movimento nosso. Por norma, quando ocorre dor nos calcanhares, deve-se a uma sobrecarga deles, o que provoca tensão nos ossos e nos tecidos que o formam. No entanto, também existem outros problemas que podem causar esta dor, como os esporões, a fascite plantar e a bursite, que podem ser acompanhadas de outros sintomas como vermelhidão, rigidez ou inchaço. Raras são as vezes em que as dores no calcanhar são devidas a lesões e as zonas onde a dor aparece podem ser na parte anterior, inferior e posterior do calcanhar. Para esclarecer as suas dúvidas, em umComo vamos dar resposta à pergunta de por que sinto dor no calcanhar.

Também lhe pode interessar: Como evitar a dor nos calcanhares no verão
Passos a seguir:
1

Algumas das causas gerais pelas quais pode ser que sinta dor nos calcanhares são:

  • Correr com muita frequência.
  • Usar um calçado inapropriado.
  • Correr em superfícies duras.
  • Movimentos bruscos.
  • Rigidez na panturrilha ou no tendão de Aquiles.
2

Por outro lado existem algumas condições, como a fascite plantar, que podem causar dor no calcanhar. Este problema deve-se à inflamação da fáscia, um tecido que vai dos dedos até ao calcanhar passando pela sola do pé, que geralmente aparece em homens esportistas de 40 a 70 anos. Outro sintoma que a fascite plantar causa é a sensibilidade na sola do pé e uma dor repentina, que é mais forte de manhã ou depois de realizar alguma atividade física. Devem ser realizados exames físicos para definir o motivo da inflamação e radiografias para descartar outros problemas associados.

Por que sinto dor no calcanhar - Passo 2
3

O esporão calcâneo é uma consequência da fascite plantar e trata-se de uma formação óssea no calcanhar, que resulta de um esforço excessivo dos ligamentos e músculos do pé. Ter o pé plano, obesidade e passar muito tempo de pé ou caminhando podem desencadear este problema. O seu sintoma principal é uma dor aguda no calcanhar, que pode limitar a realização de tarefas quotidianas.

Sugestão: Como curar um esporão com remédios caseiros

4

A bursite é o inchaço de um saco cheio de líquido, chamado de bursa, que se encarrega de amortecer os ossos, músculos e tendões. Este problema é gerado por uma sobrecarga do calcanhar, devido a uma mudança no nível de treinamento, por sobrepeso ou por doenças como a gota ou a artrite reumatoide. Também pode aparecer em outras articulações, como o joelho, o ombro, o cotovelo ou o quadril. Além da dor no calcanhar a bursite inclui outros sintomas como inchaço ou vermelhidão e sensibilidade ao fazer pressão sobre a articulação afetada.

5

Se sentir uma dor constante no calcanhar por mais de três semanas, é recomendável que consulte um podólogo, pois ele será o responsável por fazer o diagnóstico adequado e conhecer a causa do mesmo. Seja qual for o motivo da dor, existem alguns cuidados que pode realizar em casa para reduzir a dor e a inflamação:

  • Use um calçado adequado para fazer exercício.
  • Use palmilhas para amortecer o calcanhar.
  • Dependendo da causa, o seu médico poderia recomendar usar muletas para reduzir o peso nos pés.
  • Coloque gelo na área afetada duas vezes por dia por 10 ou 15 minutos.
  • O seu médico pode receitar paracetamol ou ibuprofeno para a dor.
  • Fique em repouso pelo menos uma semana.
  • Aqueça e alongue antes de fazer qualquer exercício.

Se quiser saber mais sobre tratamentos para se recuperar destes problemas e inclusive preveni-los, recomendamos o nosso artigo com exercícios para a fascite plantar.

Por que sinto dor no calcanhar - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto dor no calcanhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que sinto dor no calcanhar