Tontura

Por que sinto tontura ao deitar

Por que sinto tontura ao deitar

A sensação de tontura ao se deitar é muito desagradável, quando parece que tudo gira à nossa volta provocando náuseas e vômitos estando deitados. O desespero por sofrer isto leva muitos pacientes a pensarem se não estarão sofrendo doenças graves sem serem diagnosticadas, por isso procuram especialistas com uma grande angústia no corpo. Mas nem sempre é por causa de doenças ou males maiores, tudo tem uma explicação. Para saber por que sente tontura ao deitar, continue lendo este artigo de umComo.com.br, nele você poderá encontrar a resposta que está procurando.

Também lhe pode interessar: Por que sinto tontura quando levanto

Passos a seguir:

1

Ao fato de sentirmos tontura quando nos deitamos chamamos de Vertigem Postural Paroxística Benigna ou VPPB e trata-se de um transtorno do ouvido interno. Provoca tonturas e náuseas com alguns movimentos da cabeça quando as partículas chamadas otólitos se soltam do labirinto, situado na parte posterior dos ouvidos. Ao mexer a cabeça quando estamos deitados, os otólitos se deslocam enviando sinais falsos para o cérebro e provocando a sensação de que tudo se mexe à nossa volta. Isto ocorre, geralmente, a partir dos 50 anos de idade.

2

A causa mais comum desta tontura ao se deitar e que ocorre em pessoas com menos de 50 anos pode ser devido a uma lesão ou um golpe na cabeça. Se não for isto, terá que avaliar, então, se a pessoa sofre de episódios de enxaqueca com frequência.

Podemos sentir esta tontura chamado VPPB sem uma causa específica, ele simplesmente aparece. Em contrapartida, em outros casos pode ser devido a um vírus que afeta o ouvido interno, pequenos infartos cerebrais que não diagnosticamos ou pela doença de Ménière, que se trata de um transtorno do ouvido interno que afeta o equilíbrio e a audição.

De forma ocasional, porque nem sempre ocorre, pode aparecer depois de uma cirurgia, onde se pode combinar com diversos fatores, sendo manter a mesma posição de forma prolongada o mais comum.

Por que sinto tontura ao deitar - Passo 2
3

Os sintomas do VPPB são os mesmos de sensação de tontura que dura até um minuto, com vontade de vomitar em alguns casos, sensação de desequilíbrio e fraqueza. Esta sensação é muito desagradável se a sentirmos quando nos deitamos, porque não sabemos como reagir. Mudando de posição suavemente podemos parar a tontura, fixar a visão em um ponto fixo também poderá ajudar a reduzir o mal-estar.

4

Para saber por que sofre deste tipo de tontura deverá se submeter a vários exames clínicos onde se examinará todo o histórico clínico da pessoa e os achados obtidos nos exames neurológicos, exames vesiculares e auditivos. Uma vez feito o diagnóstico, o remédio para o desaparecimento destes sintomas é difícil, uma vez que os medicamentos para esses efeitos (os antivertiginosos) quase que não ajudam a controlar as náuseas, mas certos exercícios habituais que nosso médico indicará podem nos ajudar para que tenhamos uma vida o mais normal possível.

Por que sinto tontura ao deitar - Passo 4
5

Por isso, ao sofrermos deste problema de equilíbrio que nos causa tontura quando nos deitamos, temos que saber viver com ele, realizando os exercícios e técnicas propostos por especialistas e nos adaptando a modificar nossas atividades diárias. Confira de seguida algumas dicas para suportar melhor esta situação:

  • Utilizar, pelo menos, dois travesseiros para manter a cabeça alta ao apoiá-la quando nos deitamos.
  • Evitar dormir sobre um dos lados afetados, procure a postura assim que conheça as sensações que cada uma delas lhe causa.
  • Evite esticar o pescoço ao olhar para cima ou para baixo.
  • Tenha cuidado com as mudanças de posição da cabeça e do pescoço no dia a dia, evitando realizá-las de forma brusca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto tontura ao deitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Jurimar
Tenho tontura ao deitar e quando levanto o que sera
A sua avaliação:
Jani
Sinto tonturas ao deitar, independente do lado, é como se meu cérebro estivesse flutuando dentro do crânio, que gira num sentido e o ambiente em outro. É horrível, não,posso manter os,olhos abertos, isto parece que acelera as rotações. Começou hoje de manhã, nunca antes tinha sentido nada. Se estou em pé apenas sinto fraqueza e dor nos joelhos, quadril e coluna, mas estas são crônicas e faço tratamento, uso Metadona para aliviar as dores. Tenho enxaqueca frequentes, mas analgésicos normalmente resolvem, mas já precisei fazer uso de analgesia com morfina. Foi difícil manter os olhos abertos, a claridade incomoda.
Sandra Elizabet de Oliveira
Pq sinto tonturas ao deitar e levantar. Não é sempre mas de vez enquanto. Já fiz tratamento de coluna melhorei com fisioterapia. Agora voltou novamente. Não sei mais o que fazer.
Helena Alzira Corso
Amei o artigo que li, agradeço, pois estava preocupada e vocês esclareceram, com palavras simples vou ao meu otorrino mais aliviada. MEUS AGRADECIMENTOS.
janice
ESTOU SENTINDO TONTURA DO LADO ESQUERDO AO DEITAR. QUAL É O DIAGNOSTICO PARA ESTE MAL ESTAR? O QUE DEVO FAZER?
MARIA CRISTINA DE REZENDE
TENHO 63 ANOS E ONTEM PELA PRIMEIRA VEZ AO DEITAR FUI ME LEVANTAR PARA IR AO BANHEIRO E SENTI TONTEIRA NÃO SABIA COMO SAIR DA CAMA ,FOI UMA SENSAÇÃO HORRIVEL DE MEDO ,MAS COMO TINHA TOMADO OMEU REMEDIO DE DORMIR SINTO QUE PEGUEI NO SONO., O QUE FAZER NESTE CASO ?
Diva de Moraes Silva
Fico atordoada quando coloco a cabeça no travesseiro a noite ;isso faz pouco tempo Será que pode ser porque fiz 4 aplicaçoes deEylia no olho no hospital dos olhos no Paraiso não posso afirmar ; más poderá ser isso?Agradeço
JOCIMAR LINDOZO
estou sentindo esses sintomas a uns tres meses tenho 49anos sinto so tontura
Terezinha pagani
Sinto tontura ao deitar e ao me levantar
Maria De Lourdes Chaves ,
tenho tontura ao deitar e levantar rápido,não tenho nausas ...
euza
tenho 59 anos e nunca tive esse sintoma de tontura, a uma semana estou sentindo uma tontura ao deitar fecho os olhos e tenho a senssaçao de tudo estar rodando a minha volta,e quando estou de pe e abaixo minha cabeça tudo roda. isso e muito desconfortavel .sera colesterol alto ou nao..
A sua avaliação:
Maria Penha Pinto
Hoje dia 13.11.2017 pela primeira vez senti tonteira ao deitar . tenho 77 anos de idade,
CLAUDETE EVANGELISTA DE SOUZA MARCONDES
Hoje ao deitar me senti zonza, Auferi a pressão braço esquerdo 10x6 batimento 83. Auferi a pressão do lado direito 11x6 batimento 88. Minha pressão normal é de 09x06,
delfina
tengo torturas au levantarme y deitarme me ayude por favor o brigada
olesio r de castilho
há dias estou com tonturas e principalmente quando estou deitado e viro a cabeça para o lado esquerdo, estou tomando labirim 24 duas vezes ao dia e não passa, isso começou mais acentuado quando ingeri cwerveja com várias azeitonas, pode ser uma reação do figado ou não.?
Rose Pessoa
Bom dia, Já tive a VPPB e o otorrino fez a manobra e fiquei bem. De lá pra cá (já tem ano), sinto essas tonturas ao deitar e levantar. Por exemplo, agora já tem 5 dias que estou assim. Em janeiro fui na neuro. Fiz ressonância, tomografia e otoneurológico. Todos os exames estão ok. Estou dormindo com 2 travesseiros e somente de barriga para cima. Pode me dar alguma dica de onde devo ir agora ou o que fazer? Obrigada.
Alexandre Souza
Podes consultar com um clínico geral, problema bem simples, causa esta no ouvido, já tive e aṕos diagnosticar foi questão de tempo para melhorar, não tinha dor, nem zumbido, apenas ficava tonto ao deitar, levantar, abaixar e girar a cabeça bruscamente, estava assustado, hoje estou bem
andre
Seu problema é quase o mesmo do meu, fiz cirurgia no tipano direito, e depois disso, sinto tonto quando vou dormir, faz uns 60 dias, cirurgiao me deu uns comprimidos para tomar antes de dormir, e nao resolve nada, mas vou esperar mais uns 30 dias, se nao sumir vou em outro médico.
1 de 3
Por que sinto tontura ao deitar