A xerostomia

Por que tenho a boca seca

Por que tenho a boca seca
Imagem: atractivas.es

O ressecamento bucal denominado em termos médicos como xerostomia é a sensação que se experimenta quando se reduz o fluxo salival, o que impossibilita manter a boca úmida. Isto gera um grande incômodo para quem tem esse problema que pode ser devido a causas transitórias, mas também pode ser um sinal de problemas médicos mais graves. Para conhecer todos os detalhes sobre este sofrimento, no seguinte artigo de umComo detalhamos a resposta para a pergunta de por que tenho a boca seca.

Também lhe pode interessar: Como tratar a boca seca

Passos a seguir:

1

Primeiro é preciso saber que o ressecamento bucal ou a xerostomia ocorre quando as glândulas salivares não funcionam corretamente e não produzem o fluxo necessário para manter toda a cavidade bucal úmida. É fundamental tratar este problema pois a saliva é bem mais importante do que acreditamos já que não é responsável apenas por umedecer a boca, mas também de mantê-la saudável, pois previne infecções, protege os dentes das cáries, contribui no processo digestivo e permite mastigar e ingerir os alimentos.

Por que tenho a boca seca - Passo 1
Imagem: asisccmaxilo.com
2

Uma das causas de ter a boca seca de forma temporária pode estar estreitamente vinculada com seus hábitos diários. Lembre-se de que é imprescindível manter-se bem hidratado, bebendo a quantidade suficiente de água diária. Além disso, fumar é um mau hábito que também favorece o ressecamento bucal, pois afeta negativamente a produção normal de saliva.

Por que tenho a boca seca - Passo 2
Imagem: elnacional.com.do
3

Outro dentre os fatores que atende a questão de por que tenho a boca seca pode ser o consumo de alguns medicamentos. Alguns fármacos como os receitados para tratar a depressão, a pressão arterial alta, a alergia, a asma e determinados anti-inflamatórios ou relaxantes musculares dão lugar a alterações na produção de saliva, chegando a gerar uma sensação de ressecamento tanto na boca como na garganta.

Por que tenho a boca seca - Passo 3
Imagem: sobretodosalud.com
4

Ter ressecamento na boca é um dos sintomas frequentes dos muitos pacientes com câncer. Isto ocorre porque o tratamento da quimioterapia deixa este efeito secundário, pois a medicação utilizada costuma fazer com que a saliva fique mais espessa e comece a sentir a boca muito seca. Da mesma forma, a radioterapia aplicada sobre a zona do pescoço ou a cabeça também pode afetar as glândulas salivares e reduzir o fluxo.

Por que tenho a boca seca - Passo 4
Imagem: sobretodosalud.com
5

Há outras doenças que podem ser a causa de ter a boca seca. Entre elas podemos encontrar a síndrome de Sjögren, a diabetes, o HIV, a artrite reumatoide, e algumas de índole psiquiátrica como a depressão, a ansiedade ou a anorexia nervosa. Por isso, se notar que a sensação de ressecamento na boca é algo que ocorre de forma permanente, não hesite em ir ao seu médico para determinar a causa exata e descartar a possibilidade de sofrer algumas destas patologias.

Por que tenho a boca seca - Passo 5
Imagem: ciudadmarket.es
6

Quando conhecer as causas mais comuns que respondem à pergunta de por que tenho a boca seca, lembre-se de que pode se tratar de um problema temporário, mas também pode ser o sintoma de alguma doença ou condição de maior gravidade, por isso, não deixe de visitar um especialista. Em seu dia a dia, é aconselhável realizar algumas práticas que ajudam a prevenir o ressecamento bucal:

  • Mantenha-se bem hidratado mediante o consumo de água abundante e outras bebidas saudáveis.
  • Respire adequadamente pelo nariz e não pela boca, já que isto acentua o problema.
  • Mantenha o ambiente de seu lar úmido através do uso de vaporizadores.
  • Evite o consumo do café, chá, bebidas alcoólicas e bebidas com gás, já que costumam produzir secura na boca.

Veja também: Boca seca e amarga, o que pode ser? - 7 causas para ficar atento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho a boca seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Francisco de Assis Costa
Apesar de tomar bastante água e me escovar no mínimo duas vezes por dia. Tenho a boca seca. Por que?
Imagem: atractivas.es
Imagem: asisccmaxilo.com
Imagem: elnacional.com.do
Imagem: sobretodosalud.com
Imagem: sobretodosalud.com
Imagem: ciudadmarket.es
1 de 6
Por que tenho a boca seca