Níveis de açúcar no sangue

Por que tenho glicose baixa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que tenho glicose baixa

A hipoglicemia ou açúcar baixo no sangue é um problema que costuma aparecer em pacientes com diabetes, mas que também pode aparecer como sintoma de diversas patologias em pessoas que nunca tiveram problemas com a glicose. Detectar a sua causa é fundamental para aplicar o tratamento adequado, por isso é indispensável visitar um endocrinologista ou médico de clínica geral; no entanto, é importante estar alerta sobre as possíveis causas deste problema para esclarecer algumas das razões que produzem hipoglicemia. Em umComo.com.br explicamos a você as causas mais frequentes de glicose baixa.

Índice

  1. Glicose baixa se tem diabetes
  2. Glicose baixa por consumo de álcool
  3. Glicose baixa devido a diferentes insuficiências
  4. Glicose baixa devido a uma perda de peso drástica
  5. Queda de glicose devido a problemas hormonais
  6. Queda de glicose por um insulinoma

Glicose baixa se tem diabetes

Se você tiver diabetes e tomar medicamentos para esta doença ou se for insulinodependente, também pode sofrer de glicose baixa. Neste caso a hipoglicemia costuma aparecer quando:

  • A glicose em seu corpo esgota-se de forma mais rápida que o habitual, produto de um grande esforço ou exercício excessivo.
  • Libera-se mais insulina do que a necessária para o sangue.
  • O açúcar libera-se de forma mais lenta que o normal.

Se sofrer de diabetes e sua glicose baixar de 70 mg/dL é fundamental consultar o seu médico para uma revisão detalhada. Nos nossos artigos como aumentar os níveis de glicose e alimentos para aumentar o açúcar encontrará algumas soluções para se recuperar dessa queda.

Por que tenho glicose baixa - Glicose baixa se tem diabetes

Glicose baixa por consumo de álcool

Consumir álcool com moderação é fundamental para a nossa saúde, mas ingerir álcool de forma excessiva ou exagerar na ingestão quando se tem diabetes pode conduzir a uma queda de glicose importante. É especialmente importante evitar as bebidas doces como os coquetéis ou certos licores e preferir preparações leves como a cerveja light ou uma taça de vinho seco ao invés de outro tipo de licores.

Se tiver problemas com o açúcar nunca exagere no consumo de álcool.

Por que tenho glicose baixa - Glicose baixa por consumo de álcool

Glicose baixa devido a diferentes insuficiências

Quando a hipoglicemia aparecer de forma frequente pode ser sintoma de uma insuficiência importante, evidenciando falhas hepáticas, cardíacas ou insuficiência renal. Consultar um especialista é imprescindível nestes casos com o objetivo de determinar o estado de saúde dos nossos órgãos e atuar rapidamente nos casos oportunos.

Glicose baixa devido a uma perda de peso drástica

Os pacientes que se submeteram a cirurgias para perda de peso, que enfrentaram uma dieta drástica, ou qualquer pessoa que tenha perdido peso de forma rápida e dramática também pode apresentar hipoglicemia. Nestes casos o tratamento por parte de um endocrinologista, internista ou nutricionista é importante para equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Por que tenho glicose baixa - Glicose baixa devido a uma perda de peso drástica

Queda de glicose devido a problemas hormonais

Determinados problemas hormonais como os de tireoides, deficiências de cortisol ou problemas com o hormônio do crescimento também podem ser motivo para que a glicose baixe. Receber atenção por parte de um endocrinologista é a melhor forma de detectar e cuidar deste tipo de condições.

Queda de glicose por um insulinoma

Ainda que menos frequente, a glicose baixa também pode aparecer como sintoma de uma insulinoma, um tumor no pâncreas que afeta a produção de insulina, aumentando-a. São tumores benignos em 90% dos casos, no entanto são pouco habituais e não devem ser descartados como causa da hipoglicemia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho glicose baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que tenho glicose baixa