Outros Sinais na pele

Por que tenho manchas vermelhas no rosto

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 março 2020
Por que tenho manchas vermelhas no rosto

Muitas pessoas fazem a mesma pergunta diariamente: "por que tenho manchas vermelhas no rosto?" A verdade é que esta questão pode ter várias respostas. O tipo de mancha, a sua cor, textura e tamanho podem ajudar a determinar qual é a sua causa, pois existem muitos fatores que influenciam no aparecimento deste problema e que nem sempre representam uma doença.

As manchas vermelhas no rosto costumam causar uma preocupação e podem até gerar um complexo, mas o importante é precisamente não demorar a encontrar uma causa para tratar a pele do rosto e evitar que deixe marcas ou que o problema se agrave com o tempo. Neste artigo de umComo poderá conhecer as principais causas do aparecimento de manchas vermelhas no rosto.

Passos a seguir:

1

Uma das principais causas do aparecimento de manchas vermelhas no rosto é a urticária. Esta condição pode aparecer de repente e, geralmente, é uma consequência alérgica ao consumo de alimentos; as manchas vermelhas no rosto por urticária costumam estar inflamadas e causar coceira.

Quando é originada por alimentos ou medicamentos, as lesões desaparecem ao limitar o consumo deles, no entanto, quando se deve a um problema dermatológico, um especialista deve examinar a pele para receitar o tratamento adequado.

2

A dermatite seborreica é uma condição que normalmente afeta as pessoas de pele oleosa, visto que é originada pela acumulação de gordura nos poros da derme. A dermatite seborreica é uma das causas das manchas vermelhas no rosto e costuma causar a descamação da pele. Nestes casos é recomendável consultar um especialista para que examine a pele do rosto e para lhe indicar um tratamento adequado. Evitar os cremes ou produtos com óleo pode ajudar a melhorar as manchas vermelhas.

No nosso artigo como tratar a pele oleosa damos algumas recomendações para cuidar deste tipo de pele adequadamente.

Por que tenho manchas vermelhas no rosto - Passo 2
3

Muitas pessoas sofrem de manchas vermelhas faciais devido a agentes externos que podem maltratar a pele. O clima, a exposição solar sem proteção e a contaminação podem originar lesões leves que produzam manchas vermelhas no rosto. Este tipo de manchas não gera nenhum outro sintoma além da vermelhidão de determinadas zonas do rosto. O estresse também pode originar este tipo de manchas vermelhas na pele do rosto.

4

A limpeza diária do rosto é necessária para evitar a acumulação de células mortas na pele que obstruam os poros e causem vermelhidão. Quando não se tem um hábito de limpeza facial é comum que apareçam manchas vermelhas na pele devido à sujeira que ela armazena. Retirar a maquiagem, lavar o rosto de manhã e à noite, trocar a fronha do travesseiro, realizar uma limpeza de pele e fazer uma esfoliação, são ações que ajudarão este problema a desaparecer.

Por que tenho manchas vermelhas no rosto - Passo 4
5

Assim como a dermatite seborreica é o principal inimigo da pele oleosa, a secura é um forte agente tóxico para a pele sensível ou ressecada. Estas peles são mais delicadas porque podem reagir a qualquer cosmético ou produto de higiene diária, portanto recomenda-se usar limpadores antibacterianos e dermatologicamente testados.

Da mesma forma, a hidratação é indispensável para eliminar as manchas vermelhas do rosto em peles sensíveis ou secas, uma vez que permite que a pele receba a umidade que precisa para que a secura não cause descamação e inflamação da pele. Neste artigo de umComo poderá aprender a escolher um creme hidratante para o rosto.

Por que tenho manchas vermelhas no rosto - Passo 5
6

Existem doenças hereditárias como a dermatite atópica, que causam a inflamação da pele e favorecem o aparecimento de manchas vermelhas no rosto. Esta condição também deve ser tratada por um dermatologista e, no geral aparece devido a uma resposta alérgica que melhora com um tratamento tópico.

7

A acne é uma causa muito comum das manchas vermelhas no rosto. A inflamação da pele acneica costuma originar vermelhidão facial leve, que melhora à medida que a acne é tratada e que o problema de oleosidade da pele é combatido. No entanto, muitos tratamentos para normalizar este problema costumam ser também responsáveis pelo aparecimento de manchas vermelhas. Portanto, é necessário consultar um médico para saber se o consumo de algum medicamento ou a aplicação de um remédio tópico podem ser a consequência desta mudança na derme.

Por que tenho manchas vermelhas no rosto - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho manchas vermelhas no rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que tenho manchas vermelhas no rosto