Outros Saúde na mulher

Porque eu choro quando estou menstruada?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque eu choro quando estou menstruada?

Todos os meses, um pouco antes da menstruação, algumas mulheres experimentam o que é conhecido como síndrome pré-menstrual. Os desequilíbrios hormonais que ocorrem durante este período faz com que as mulheres tenham seu estado de ânimo alterado sentindo-se mais cansadas, mais tristes e mais sensíveis.

Em umComo.com.br queremos ajudar a responder uma pergunta que muitas mulheres se fizeram ao longo da vida: Porque eu choro quando estou menstruada?. Continue lendo e descubra.

Índice

  1. Revolução nos hormônios
  2. Sintomas da síndrome pré-menstrual
  3. Como diminuir o mal-estar da menstruação

Revolução nos hormônios

O motivo principal que responde à pergunta de porque você chora quando está menstruada reside na alteração que os hormônios femininos sofrem dias antes da menstruação.

Durante estes dias, os hormônios femininos experimentam algo assim como uma revolução: mudam os níveis dos estrogênios e da progesterona e diminui o nível de endorfinas no corpo. Estes desequilíbrios hormonais ocasionam que muitas mulheres sintam diferentes sintomas tanto físicos como emocionais.

Sintomas da síndrome pré-menstrual

Os sintomas mais comuns que as mulheres experimentam dias antes da menstruação e até 1 ou 2 dias depois de terem ficado menstruadas podem ser divididos em sintomas físicos e emocionais.

Sintomas físicos:

  • Sensibilidade nos seios
  • Constipação ou diarreia
  • Dor de cabeça
  • Sensação de fome

Sintomas emocionais:

  • Sensação de cansaço
  • Estresse ou ansiedade
  • Sentimento de tristeza e vontade de chorar

De modo que diante da pergunta de porque choro quando estou menstruada, você deve procurar a resposta na síndrome pré-menstrual que altera e desequilibra os hormônios.

Como diminuir o mal-estar da menstruação

Existe uma série de práticas que ajudarão você a que os sintomas pré-menstruais diminuam e a não se sentir tão arrasada nem desanimada durante os dias da menstruação. São práticas muito simples que você pode incorporar em seu dia a dia e os resultados são muito satisfatórios:

  • Beba muito líquido para reduzir a retenção de líquidos
  • Evite comer em grandes quantidades e consuma alimentos a cada 3 horas (seja um pedaço de fruta, um iogurte etc.)
  • Inclua alimentos com fibra em sua dieta: pão integral, massa e arroz integral ou frutas e verduras
  • Faça exercício de maneira regular durante todo o mês para reduzir a intensidade dos sintomas pré-menstruais

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque eu choro quando estou menstruada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Porque eu choro quando estou menstruada?