Dores de estômago

Porque minha barriga dói

Porque minha barriga dói
Imagem: gastroclinica.com.sv

Na zona abdominal encontram-se diversos órgãos e vísceras, fazendo com que um desconforto nesta área possa ter um importante número de causas. Uma dor de barriga eventual pode ser devida a um simples sofrimento específico, mas quando o mesmo se apresenta com frequência ou reúne determinadas características é hora de visitar o médico. Você se pergunta por que sua barriga dói? Em umComo.com.br explicamos a você as causas mais comuns deste desconforto.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para dor de barriga

Índice

  1. Por que minha barriga dói: indigestão
  2. Por que minha barriga dói: infecções estomacais
  3. Por que minha barriga dói: constipação
  4. Por que minha barriga dói: gases
  5. Por que minha barriga dói: úlcera
  6. Por que minha barriga dói: possível apendicite
  7. Quando ir ao médico?

Por que minha barriga dói: indigestão

Quando comemos demais, o fazemos de uma forma muito rápida ou exageramos na ingestão de determinados ingredientes, somos propensos a sofrer de indigestão, sendo esta uma causa frequente da dor de estômago.

Além desta moléstia, apresentam-se arrotos frequentes, gases, peso estomacal e rigidez no abdômen. Alguns remédios caseiros ajudarão você a tratar a indigestão, mas se ela ocorrer com muita frequência, a recomendação é procurar um gastroenterologista.

Porque minha barriga dói - Por que minha barriga dói: indigestão

Por que minha barriga dói: infecções estomacais

São muitas as bactérias e vírus que podemos contrair no ambiente ou mediante alimentos e água contaminada. Condições como a gastroenterite ou a salmonelose produzem, entre seus sintomas importantes, dores de barriga.

Além da dor de estômago, os vômitos, a diarreia e a febre são indicadores da presença de uma infecção estomacal. Estas devem ser atendidas por um especialista para prevenir a desidratação e garantir um bom estado de saúde.

Porque minha barriga dói - Por que minha barriga dói: infecções estomacais

Por que minha barriga dói: constipação

Você observou se vai corretamente ao banheiro? É importante realizar ao menos uma evacuação diária, mas quando isto não ocorre com a periodicidade esperada é normal sentir mal-estar, inflamação abdominal e dor de barriga.

A constipação ou prisão de ventre pode ser prevenida e evitada realizando algumas mudanças em nossos hábitos, no entanto é importante prestar atenção ao tipo de mal-estar, pois se de forma repentina deixarmos de evacuar e além disso sofrermos de sintomas como cãibras, vômitos, dor estomacal e mau hálito, devemos ir com urgência ao médico, pois poderia tratar-se de uma perigosa obstrução dos intestinos.

Porque minha barriga dói - Por que minha barriga dói: constipação

Por que minha barriga dói: gases

A acumulação de gases estomacais e as cólicas são causadoras habituais da dor de barriga acompanhada de cãibras, ruídos estomacais e espasmos. Estes ocorrem pela ingestão excessiva ou frequente de alimentos flatulentos, mas também por alguns hábitos ruins na hora de comer.

Se você tem com frequência é importante saber porque tem tantos gases e tomar as medidas para diminuí-los. Em nosso artigo como eliminar gases você encontrará boas soluções para livrar-se deles.

Porque minha barriga dói - Por que minha barriga dói: gases

Por que minha barriga dói: úlcera

As úlceras estomacais são um sofrimento muito comum em nossos dias. O estresse, as tensões e os maus hábitos alimentares são alguns dos causadores destas lesões que devem ser atendidas por um gastroenterologista.

Nestes casos a dor de barriga aparece quando temos o estômago vazio, se apresentando como uma espécie de pontada. Além disso, vem acompanhado de ardor, náuseas frequentes, sensação de peso no estômago, arrotos e incômodos na região. Se você apresenta com frequência esta sinais, procure seu médico.

Porque minha barriga dói - Por que minha barriga dói: úlcera

Por que minha barriga dói: possível apendicite

Ainda que as razões anteriores sejam as causas mais frequentes da dor de barriga, é importante descartar também outras patologias como, por exemplo, uma apendicite.

Esta ocorre quando o apêndice, localizado no intestino grosso, se inflama gerando sintomas como uma intensa dor abdominal na parte inferior direita, náuseas, febre, vômitos ou impossibilidade de realizar atividades como pular, se agachar ou tossir.

Se você desconfia de que tem apendicite deve ir com urgência ao centro de saúde mais próximo, pois se a mesma não for tratada pode derivar em uma peritonite, uma severa infecção da cavidade abdominal que pode apresentar complicações.

Porque minha barriga dói - Por que minha barriga dói: possível apendicite

Quando ir ao médico?

Uma dor de barriga eventual não representa maior problema, mas em certas condições é indispensável ir ao médico, por exemplo:

  • Quando a dor de estômago se apresenta com muita frequência e acompanhada de sintomas como azia, refluxo, náuseas, entre outros.
  • Se, além destes, houver outros sintomas como diarreia e vômitos intensos.
  • Quando há febre alta que não cede.
  • Em casos nos quais a dor seja muito intensa dificultando a realização de atividades cotidianas.
  • Quando não houver evacuações há alguns dias.
  • Quando além da dor estomacal houver incômodos ao urinar ou fezes com sangue.

Veja também: Dor no pé da barriga, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque minha barriga dói, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Gabriel
estou com dor de barriga oque eu faço ? sera que estou gravida ?
Editor umComo.com.br
Oi Gabriel! Existem vários motivos para ter dor de barriga, sendo que a gravidez não é um deles.
Débora
Minha filha tem 3 anos, ela n está comendo comida, nada sólido. Estou muito preocupada pq ja faz 8 dias so ingerindo líquido. :( O interessante é que ela está se comportando normalmente. Só n come!! Esperando o resultado do exames, pensamentos positivo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Débora! Você já a levou ao médico?
Everton campos de souza
Porque minha barriga doi no lado direito quando eu como comida
eliana
Tenho uma dor do lado esquerdo da barriga queria saber o que pode ser.faz 2 anos que tenho de vez em quando tenho crises de dor e é desesperador
Imagem: gastroclinica.com.sv
1 de 7
Porque minha barriga dói