Outros Saúde dos ossos

Porque sinto pontadas nos dedos

Porque sinto pontadas nos dedos

Muitas vezes sentimos pontadas e formigamento nos dedos, sensações que se incluem nas chamadas "parestesias" e são caracterizadas pela insensibilização de áreas do corpo relacionada com dores, alteração de percepção de calor, formigamento e coceira. Por vezes as parestesias por serem muito dolorosas e, em outras, sentimos e convivemos com o incômodo sem que estas provoquem muitos transtornos na nossa vida diária. Geralmente a parestesia ou pontadas nos dedos têm causa de fundo nervoso e podem acabar provocando a perda permanente de sensibilidade nessa zona. Por ser um sintoma consequente de diversos problemas de saúde, sentir pontadas nos dedos dos pés ou das mãos é motivo para observarmos outros sintomas e possibilidades até encontrarmos a causa.

Se quiser saber com mais detalhe porque sente pontadas nos dedos, leia o artigo do umCOMO e vamos lhe dar as respostas a esta pergunta.

Também lhe pode interessar: Como imobilizar um dedo quebrado

Índice

  1. Neuropatia periférica
  2. Síndrome do túnel do carpo
  3. Pressão no nervo cubital
  4. Espondilose cervical
  5. Esclerose múltipla
  6. Causas secundárias

Neuropatia periférica

Podemos sentir pontadas nos dedos se sofremos de uma neuropatia periférica, ou seja, um tipo de doença que provoca danos nos nervos do sistema nervoso periférico, o que pode ser provocado por outras doenças como diabetes mellitus, hanseníase, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, sarcoidose, amiloidose, mal de Tangier e doença de Fabry[2]. Já que as neuropatias periféricas podem ter muitas causas, também são diversos os locais que podem atingir o corpo, de forma que as pontadas nos dedos podem aparecer tanto nas mãos quanto nos pés, também sendo comuns em outras regiões com forte presença de nervos.

Visto ser uma doença causada por outras complicações da saúde, ao se sentir não apenas pontada no dedo do pé mas sintomas mais gerais como agulhadas no corpo vinculadas a formigamentos, o ideal é que se procure um médico neurologista para avaliar o estado da neuropatia periférica e encontrar sua causa.

Síndrome do túnel do carpo

Um exemplo de neuropatia periférica é a síndrome do túnel do carpo, que ocorre quando o nervo médio que vai do antebraço até à mão fica pressionado no punho, ocorrendo entre 4% e 6% da população com idade entre 40 e 60 anos.[3] O nervo médio é o responsável por controlar as sensações da parte anterior dos dedos, por isso, se for afetado, temos a sensação de pontadas e formigamento nesta parte do nosso corpo.

A síndrome ocorre em pessoas que utilizam os computadores de forma habitual ou outras atividades onde utilizamos os punhos e os dedos, como dirigir, costurar, pintar ou escrever. Em casos graves, é possível solucionar o problema com uma cirurgia com anestesia local.[4]

Por ocorrer apenas no punho, não é possível que a doença cause agulhadas nos dedos dos pés, então, se for esse seu problema, confira as outras possibilidades.

Porque sinto pontadas nos dedos - Síndrome do túnel do carpo

Pressão no nervo cubital

Também pode ser que você sinta pontadas nos dedos por pressão no nervo cubital, o que ocorre mais frequentemente na região do cotovelo mas que, pela extensão do nervo, acaba afetando as mãos.[5]O nervo cubital percorre a mão através da palma e em direção oposta ao nervo central da mão, por isso causa, sobretudo, dor no dedo mindinho da mão esquerda ou direita, dependendo de qual lado foi prejudicado, também podendo causar similar dor e choque no dedo anelar.

A compressão provoca entorpecimento e pontadas dos dedo e na palma da mão, logo abaixo dos dedos, sintomas que ocorrem quando se mantém o cotovelo dobrado durante muito tempo, especialmente à noite.

Ao sentir sintomas como dor no dedo anelar com choques ou formigamento, o recomendável é uma consulta médica especializada pois, com o avanço da doença, o incômodo pode prejudicar sua qualidade de vida e causar danos ao nervo.

Espondilose cervical

A espondilose cervical é um termo utilizado para generalizar as alterações ósseas da coluna cervical que ocorrem com o avanço da idade.[6]Quando as alterações acabam por comprimir raízes nervosas, o que ocorre é a produção de grande dor na região do pescoço, a chamada cervicalgia[7], entretanto, a compressão pode acabar irradiando consequências secundárias como o mal funcionamento do sistema nervoso em regiões ligadas.

Dentro os sintomas possíveis da espondilose cervical estão o a dificuldade de caminhar, formigamento e dor na ponta do dedo do pé e da mão, além de consequências motoras. O tratamento para as dores causadas pela pressão nervosa é feito com analgésicos.[6]

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença causada pela destruição de proteínas responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos, o que causa diversos sintomas relacionados ao mal funcionamento do sistema nervoso.[8]

Se sofrermos de esclerose múltipla também podemos sentir pontadas nos dedos pois a doença gera danos nos nervos fazendo com que se inflamem e, por fim, se danificam (a medula espinhal, o cérebro ou o nervo óptico). Um dos sintomas mais comuns é o entorpecimento dos dedos e das mãos, que pode causar fisgadas nos dedos dos pés, junto com ardência, entre muitos outros sintomas que levam a uma debilidade gradual dos membros do corpo como braços e pernas.

Causas secundárias

Apesar de menos frequentes, existem outras causas que provocam pontadas nos dedos. Estando anuladas as mais frequentes explanadas acima, as possibilidades são as seguintes:

  • Lesões nas mãos ou no punho.
  • A inalação de forma regular de substâncias químicas.
  • O bloqueio do fornecimento de sangue para os dedos, devido a acumulação de gordura nas artérias.
  • A síndrome de Raynaud, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés.
  • Por congelamento, onde o fornecimento de sangue também é bloqueado e causa danos nos tecidos e essa sensação de pontada e entorpecimento dos dedos.
  • Um dano cerebral causado por uma pancada ou acidente vascular cerebral.
  • Tumores nos nervos do pescoço, dos braços ou dos punhos.
Porque sinto pontadas nos dedos - Causas secundárias

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque sinto pontadas nos dedos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. VELOSO, H. H. P.; SANTOS, L. S.; DOURADO, A. T.; LIMA, L. H. Prevalência de parestesia decorrente do tratamento endodôntico no município de João Pessoa - PB. Revista Odontológica do Brasil Central, Vol. 26, nº 79, pp. 42-47, 2017. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/07/906021/1168-6940-2-pb.pdf. Acesso em: 31/05/2020.
  2. KRAYCHETE, D. C.; SAKATA, R. K. Neuropatias Periféricas Dolorosas. Revista Brasileira de Anestesiologia, Vol. 61, nº 5, pp. 641-658, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rba/v61n5/v61n5a14.pdf. Acesso em: 31/05/2020.
  3. CHAMMAS, M.; BORETTO, J.; BURMANN, L. M.; RAMOS, R. M.; dos SANTOS NETO, F. C.; SILVA, J. B. Síndrome do túnel do carpo – Parte I (anatomia, fisiologia, etiologia e diagnóstico). Revista Brasileira de Ortopedia, Vol. 49, nº 5, pp. 429-436, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbort/v49n5/pt_0102-3616-rbort-49-05-0429.pdf. Acesso em: 31/05/2020.
  4. BARROS, M. F. F. H.; LUZ JÚNIOR, A. da R.; RONCAGLIO, B. QUEIRÓZ JÚNIOR, C. P.; TRIBST, M. F. Avaliação do tratamento cirúrgico da síndrome do túnel do carpo com anestesia local. Revista Brasileira de Ortopedia, Vol. 51, nº 1, pp. 36-39, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbort/v51n1/pt_0102-3616-rbort-51-01-00036.pdf. Acesso em: 31/05/2020.
  5. SOUSA, M.; AIDO, R. TRIGUEIROS, M.; LEMOS, R.; SILVA, C. Neuropatia compressiva cubital no cotovelo: neurólise in situ versus transposic¸ão anterior–Estudo comparativo. Revista Brasileira de Ortopedia, Vol. 49, nº 6, pp. 647-652, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbort/v49n6/pt_0102-3616-rbort-49-06-0647.pdf. Acesso em: 31/05/2020.
  6. de MATTOS, B. A.; DORA, J. M.; BRUSCH, L. R. de F.; COSTA, A. F.; KRUG, B
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Jorge almeida
Boa tarde,gostaria de saber qual o motivo de picadelas no dedo indicador da mao esquerda,obrigada pela vossa resposta.
Adriana
Sobre o texto: nao se falou da carencia de b12 que pode ocasionar todos estes sintomas
A sua avaliação:
Paulo César dos Santos
Bom dia ! Qual remédio para aliviar as dores?? E qual tratamento a ser tomado ?? Qual Médico a procurar
Editor umComo.com.br
Oi Paulo! As pontadas nos dedos podem ser provocadas por vários problemas diferentes, necessitando de remédios, tratamento e especialista específico de acordo com o mal. Recomendamos que você consulte o seu médico para saber qual a melhor forma de tratar o problema!
1 de 3
Porque sinto pontadas nos dedos