Medicamento Ibuprofeno Kern

Posso tomar Ibuprofeno grávida

Posso tomar Ibuprofeno grávida
Imagem: mibebeyyo.com

O Ibuprofeno é um dos medicamentos mais abrangentes e utilizados para combater praticamente qualquer dor leve ou moderada e doenças de caráter inflamatório. É importante saber como tomá-lo para não exceder seu uso e ultrapassar as quantidades máximas recomendadas, bem como consultar o médico antes de iniciar qualquer tratamento. Durante a gravidez, muitas mulheres perguntam se podem ou não tomar este fármaco tão popular, pois os tipos de medicamentos que podem consumir são muito limitados. Se é o seu caso e quer saber se pode tomar Ibuprofeno grávida, continue lendo este artigo de umComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Para que serve o Ibuprofeno

Passos a seguir:

1

Quando uma mulher está grávida NÃO é recomendável a administração de nenhum medicamento do tipo Ibuprofeno durante o primeiro e segundo trimestre da gravidez. Este fármaco pode aumentar o risco do feto sofrer anomalias congênitas e abortos, por isso o médico deve ser consultado antes de tomá-lo. Só em situações em que seja estritamente necessário tomá-lo, o médico receitará tomar a dose mínima possível.

2

Durante o terceiro trimestre da gravidez a administração de Ibuprofeno está totalmente contraindicada, já que poderia provocar o fechamento dos canais do coração do bebê e danificá-lo gravemente. Ao longo dos dois trimestres anteriores o médico pode receitar a dose mínima possível, mas quando atingir o terceiro trimestre, seu uso deixa de ser recomendado por completo.

3

Tomar Ibuprofeno durante a última etapa da gravidez, também pode causar a diminuição da quantidade de líquido amniótico e o consequente atraso ou prolongamento do parto. Em qualquer dos trimestres, a ingestão de Ibuprofeno aumenta as possibilidades de sofrer um aborto espontâneo. E, se for uma mulher em idade fértil e está tentando conceber, deve saber que este fármaco reduz a produção de prostaglandinas, necessárias para produzir a ovulação e implantação do embrião na parede do útero. Por conseguinte, este medicamento reduz a capacidade para conceber e, portanto, seu uso não é recomendado se você está tentando ter um bebê.

4

Mas, se não é possível tomar Ibuprofeno grávida, que medicamento é recomendado utilizar? Quando uma mulher grávida sofre de dores leves ou moderadas, ou inflamação de alguma área, casos em que tomaria Ibuprofeno, é aconselhável tratá-la com Paracetamol, já que sua atuação é a nível local e não tem porque danificar o bebê. Lembre-se de que você deve sempre consultar seu médico sobre quais medicamentos tomar em função da doença e da etapa da gestação em que esteja.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar Ibuprofeno grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
Su
É possível perder um feto tomando ibuprofeno?
Nayara
Iai meninas alguem ai abortou com ibuprofeno ?
Luana
Olá, estou de 15 semanas e tomei 2 comp. de Ibuprofeno, e assim de 6 em 6 horas. Assim ele ajuda no aborto?
Nayara
Luana Ola vc conseguiu abortar
A sua avaliação:
Gisele
Tomei três comprimidos num dia só estou com 6 mese
A sua avaliação:
karina tomkiel
acho q estou gravida,e tomei uma grande quantidade deibuprofeno,tem risco de aborto estantaneo
Nayara
Oi vc abortou ?
A sua avaliação:
TANIA DA SILVA SANTOS
ola tomar medicamentos como ibuprofeno no ultimo trimestre tras risco ao bebe e pode levar ao aborto?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tania! O Ibuprofeno está contra-indicado para o último trimestre da gravidez, mas em caso de dúvidas converse sempre com o seu médico primeiro. Obrigada pelo comentário e tudo de bom :)
A sua avaliação:
Tainara
Tomei ibuprofeno sem saber que estava grávida e tive um aborto espontâneo às 9 semanas.
nayara
Ola vc tomou quantos ?
Daiane
Olá me chamo Daiane e estou muito preocupada pois estava com muita dor de dente e acabei tomando um comprimido de ibuprofeno e agora estou muito preocupada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Daiane! Mas você está grávida?
Bruna Kelly
Estou gravida e estou com 2meses, mas sinto muita dor de de dente e também estou com a garganta inflamada. ... gostaria de saber se posso tomar ibuprofeno.
Dilmara de Santana dos Santos
Senti uma forte dor de ouvido com o desespero pra acabar com a dor tomei um comprimido de ibo profano e 47 gotas de paracetamol e estou com 3 meses de gravidez tem algum risco de aborto ou algo parecido
Marlete Rodrigues
Sou Marlete,, tô com vinte e uma semana de grávida meu médico mi receitou pra dor,eu caí e estou com muita dores lombar,ele mi receitou pra eu tomar pô três dias eu devo tomar ou eu suspendo...
manuela
Oi,tomei uma dose,pequena de ibuprofeno e não. Tenho certeza se estou grávida,fou menos de 10gotas será. Que fez mal pro meu bebezinho. Se caso eu estiver
Fernanda
Estou grávida de 10 semana e minha dentista min passou ibuprofeno tomei 10 comprimido queria saber se causa augum mal pro meu bebê??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda! Essa é a fase da gravidez em que não é especialmente recomendado o uso do medicamento, mas se está tomando sob supervisão médica então à partida não tem problema. De qualquer forma, talvez fosse melhor falar com o seu médico sobre isso.
Simone Xavier
Estou grávida de 5 meses se eu tomar 10 comprimidos de ibuprofeno o que pode acontecer
Carol
Se vc quer abortar, é so dizer. Pq se está perguntando isso, nao leu o artigo a cima. Aff.
Cassamo Ramadane
Qual a reaccao principal de ibuprofeno mulher de gravida?
Mayra
Estou gravida de 2 meses e sinto forte dores no meu dente queria saber um meio pois paracetamol nao passa de jeito nenhum.
Ketlen
Estou cm suspeita de gravidez de um mes.. Tomei um comprimido em casa sem receita medica .. Sera q o meu BB corre algum risco ??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ketlen, o melhor será você fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida e depois consultar o seu médico.
Monica Aparecida almeida
Eu tomei iprobofeno onze gotas e estou grávida to com onze semana ocorre algum risco d aborto
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Monica, você tomou o Ibuprofeno com a indicação do seu médico? Se não o melhor seria consultá-lo para verificar que tudo está bem consigo e com o bebê.
Imagem: mibebeyyo.com
Posso tomar Ibuprofeno grávida