Primeiros socorros para lesões

Primeiros socorros para lesões nos olhos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Primeiros socorros para lesões nos olhos

As lesões nos olhos ou as lesões acidentais são uma causa frequente, porém evitável de cegueira, e a administração adequada de primeiros socorros pode garantir que a visão se mantenha intacta ao máximo. Estas medidas de primeiros socorros são realizadas por um indivíduo no local do acidente até o momento em que os profissionais médicos cheguem ou até que o paciente seja levado a uma unidade de emergência. Portanto, no caso das medidas de primeiros socorros para lesões nos olhos espera-se evitar uma exposição maior sobre o agente nocivo e evitar o dano ao tentar apoiar o paciente.Nas lesões nos olhos, você deve lembrar que não é aconselhável que uma pessoa manipule os instrumentos se não tiver treinamento médico. Isto acontece devido à natureza delicada dos tecidos do olho, que podem ser danificados se não forem manipulados corretamente. Portanto, você só pode fazer uso de medidas de primeiros socorros simples e não invasivas, apesar de que elas têm uma participação importante na recuperação ou na cegueira permanente.As lesões acidentais nos olhos têm duas categorias que são principais: 1. Lesões causadas por corpos estranhos; 2. Lesões causadas por substâncias químicas irritantes.

Passos a seguir:

1

Lave as mãos com água e sabão antes de tocar o olho.

2

Olhe, puxando as pálpebras suavemente, se existe a presença visível de corpos estranhos.

3

Trate suavemente a pálpebra superior sobre a pálpebra inferior, depois pisque várias vezes, fazendo que a tampa inferior dos olhos capture qualquer corpo estranho que exista.

4

Se puder ver um corpo estranho, use um pano suave e um algodão úmido e esfregue suavemente o corpo estranho desde a superfície do olho. Se isto não funcionar, não tente mais e permita que um profissional trate de eliminá-lo.

5

Acalme o paciente e evite que ele tente tocar ou pressionar os olhos.

6

Se houver lente de contato, elimine-a quanto antes devido à presença de produtos químicos entre a superfície da lente de contato e a córnea do olho.

7

Lave os olhos com água fria durante pelo menos 15 minutos com as pálpebras bem separadas e girando o globo ocular para poder lavar os produtos químicos em sua superfície.

8

Não aplique um fluxo de água com pressão ou água quente no olho e não esfregue no momento de lavar o olho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Primeiros socorros para lesões nos olhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Ligue para o número de emergência assim que possível e permita que as equipes médicas cuidem do paciente e pratiquem os primeiros socorros para lesões nos olhos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Primeiros socorros para lesões nos olhos