Outros As articulações

Quais as causas da sinovite

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as causas da sinovite

Por vezes quando praticamos esporte, ou para quem tem trabalhos mais pesados e com risco de impacto as nossas articulações acabam sofrendo. Cobrindo nossas articulações existe uma membrana que as protege mas por vezes não consegue fazer o trabalho todo e acaba inflamada. Quando isso acontece estamos perante uma sinovite. Aqui no umComo decidimos enunciar quais as causas da sinovite para poder evitá-las no futuro.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da dor no punho

Índice

  1. O que é a sinovite?
  2. Causas da Sinovite
  3. Sintomas e Sinais de Sinovite
  4. Tratamento Médico

O que é a sinovite?

Afinal de contas o que é a sinovite? A sinovite é a inflamação da membrana sinovial, essa membrana reveste todas as nossas articulações, tendões musculares e as bolsas sinoviais. Essa membrana é também responsável por produzir e absorver o líquido sinovial que vai lubrificar esses locais, diminuindo o atrito entre eles. Um líquido bastante semelhante ao plasma. Quando ocorre a inflamação da membrana sinovial, a estabilidade de produção e absorção fica comprometida enchendo a articulação de líquido sinovial.

Quais as causas da sinovite - O que é a sinovite?

Causas da Sinovite

A sinovite ocorre por inúmeros fatores sendo os mais comuns:

  • Trauma agudo;
  • Uso em demasia da articulação;
  • Reação metabólica;
  • Infecção.

Outras causas menos comuns são:

  • Artrite reumatoide;
  • Lúpus;
  • Artrite psoriásica;
  • Artrite infantil;
  • Tuberculose;
  • Febre reumática;
  • Gota.

Sintomas e Sinais de Sinovite

Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar a sinovite, como por exemplo inchaço, um aumento da temperatura na zona afetada, dor, vermelhidão, e também a dificuldade em utilizar a articulação afetada.

Muito embora a zona mais comumente afetada pela sinovite sejam os joelhos, devido à maior quantidade de líquido, ela pode afetar também as mãos, ombros, cotovelos, tornozelos, pés. Se o líquido sinovial acabar alterado ele pode provocar uma sinovite crônica.

Quais as causas da sinovite - Sintomas e Sinais de Sinovite

Tratamento Médico

A partir do momento em que surgem os primeiros sintomas é necessário ir a um médico para que ele possa fazer o diagnóstico mais correto, com alguns exames e análise do líquido ele pode confirmar. E se realmente for sinovite ele pode iniciar o tratamento, mas convém analisar bem para que não aconteça uma reincidência. O tratamento é feito à base de medicamentos anti-inflamatórios, descanso e fisioterapia. Quando a inflamação ocorre nos joelhos, um dos tratamentos é a drenagem para que as dores diminuam, por vezes em casos graves realiza-se uma artroscopia (cirurgia ao interior das articulações) para reparar os danos causados.

Quais as causas da sinovite - Tratamento Médico

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas da sinovite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais as causas da sinovite