Como se livrar das aftas bucais

Quais as causas das aftas

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais as causas das aftas
Imagem: mynet.com

Quais são as causas das aftas? Pessoas que sofrem deste problema questionam-se várias vezes sobre isso. Elas parecem surgir sem razão aparente ou após a ingestão de determinados alimentos, mas existem outras explicações, como o fato de poderem ser sintoma de algumas doenças. Mas não fique demasiado preocupado: na maioria dos casos elas não estão relacionadas com nada de grave. Para que se sinta mais tranquilo e conheça as causas das aftas, continue lendo este artigo umComo.com.br que preparámos para si!

Também lhe pode interessar: Como curar as aftas com malva
Passos a seguir:
1

As aftas são úlceras bucais que surgem geralmente quando o sistema imunológico está mais debilitado, influenciadas pela ingestão de alguns alimentos, devido a uma doença específica ou ao uso de medicamentos.

2

Se você estiver passando por um momento de estresse em sua vida é natural que note a formação de aftas na sua boca ou língua, isso se deve devido à baixa da imunidade do organismo.

Quais as causas das aftas - Passo 2
Imagem: thaihealth.or.th
3

De igual forma mudanças hormonais e período menstrual podem despoletar aftas, no entanto nem sempre isso acontece.

4

Outra razão para o surgimento de aftas inesperadas está relacionada com deficiência de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 na dieta.

Quais as causas das aftas - Passo 4
Imagem: stem.com.br
5

Pequenos machucados podem de igual forma potenciar a formação de aftas, sobretudo se nas horas ou dias seguintes a pessoa em questão ingerir alimentos potenciadores destas feridas, tais como frutas cítricas e refrigerantes.

6

O fungo que origina as aftas bucais está também na origem de algumas infecções vaginais. Essa situação poderá ser preocupante sobretudo se afetar uma mulher grávida, pois ela irá transmitir a infeção ao bebê aquando do seu nascimento.

Quais as causas das aftas - Passo 6
Imagem: sdpnoticias.com
7

Um dos primeiros sintomas do vírus do HIV são as aftas, dado que o vírus baixa as defesas imunológicas do organismo. Pessoas que sofrem de aftas com grande frequência e num curto espaço de tempo deverão realizar um exame para perceber se são portadores do vírus ou de AIDS.

8

De igual forma pessoas que sofrem de câncer, sobretudo as que estão realizando tratamento de com radioterapia e quimioterapia, apresentam suas defesas imunitárias debilitadas e podem mais facilmente apresentar aftas.

Quais as causas das aftas - Passo 8
Imagem: santacasa.org.br
9

Se um paciente de diabetes apresentar a doença mal controlada ou não se estiver tratando, o excesso de glicose presente na sua saliva pode potenciar o desenvolvimento do fundo das aftas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas das aftas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Considera-se que, em alguns casos, as aftas são hereditárias.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
talmires da silva santos
Geralmente tem aftas e fico muito tempo pra fica Boa , não sei o motivo de te tantas aftas?
Gisele
Depois que descobrir a gravidez...minha língua e garganta estavam cheias de aftas,isso pode ter relação com a gravidez?
neiva benin
To passando por uma turbulencia de doenças na familia so q è eu pra tudo e eu tenho diabetes e outras doenças mas tdos trabalham e eu estou aposentada entao é eu pra tudo ultimamente tenho tido muita afta e doi muito me ajuda
alinne 8 anos
legal acho q o meu pode ser ou o 6 ou o 2 tenho uma afta +ou - enorme no lado de dentro (q fica na boca) nos labios e e por causa do meu dente . estou passando mel. umcomo mel ajuda nesse caso ou so piora
Sara Silva
Oi Alinne! O mel pode ajudar sim. Neste artigo poderá encontrar métodos naturais para curar as aftas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
Alanna
Eu tenho 11 anos e eu provavelmente na o tenho infecção vaginal pq todos os dias na minha calcinha sai uma gosminha branca e as vezes transparente na o tem cheiro e na o coça e na o sei se isso causa as aftas minha mãe disse que essa gosminha pode ser a minha primeira menstruação que também chegando e as aftas ela disse que e por que eu na o como legumes e frutas na verdade eu na o como mesmo eu odeio eu na sou gordinha gosto de comer mas em pouca quantidade queria saber se a gosminha tem a ver com as aftas?
alinne 8
acho q não alanna. :))
Adriane Fraga
Procurei este artigo, pois não sei mais o que é ter a boca livre das aftas. Muitas vezes nem terminade sarar uma já tem outra inflamada e outra se formando. Hoje mesmo estou com duas. É horrível!
Sara Silva
Oi Adriane, espero que com estas dicas consiga amenizar o problema: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
Filipa Baltazar da Costa
o aparecimento das aftas foi surpresa, mas incomoda imenso.
Sara Silva
Olá Filipa, obrigada pelo seu comentário. Compreendemos como é incomodativo, por isso aconselhamos que, para as curar, consulte este nosso artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-as-aftas-na-boca-4349.html
Imagem: mynet.com
Imagem: thaihealth.or.th
Imagem: stem.com.br
Imagem: sdpnoticias.com
Imagem: santacasa.org.br
1 de 5
Quais as causas das aftas