Curar os fungos

Quais as causas de fungos na pele

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as causas de fungos na pele

Os fungos são micróbios capazes de viver na nossa pele e no nosso tecido morto como o couro cabeludo ou as unhas. A infecção por fungos na pele começa com uma erupção pequena de espinhas vermelhas que vai aumentado aos poucos e causa coceira. Pode ocorrer em todas as zonas do corpo como braços, pernas, rosto ou qualquer outra que esteja exposta. Ainda que esta infecção seja mais comum em crianças, também pode ocorrer em adultos se se expuserem aos seus riscos. Para saber quais as causas de fungos na pele, de seguida em umComo vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Como curar os fungos na pele
Passos a seguir:
1

A umidade é o ambiente onde os fungos na pele proliferam. Se tivermos a pele úmida durante muito tempo por causa do suor ou no verão por causa das piscinas ou de nos mantermos molhados muito tempo, podemos sofrer desta infecção em várias partes do nosso corpo.

2

Uma má higiene pode levar a uma infecção de fungos. Assim, se não lavarmos o cabelo com frequência podemos sofrer de fungos no couro cabeludo; o mesmo acontece com o corpo em geral. Uma higiene incorreta é uma causa do aparecimento destes micróbios.

Quais as causas de fungos na pele - Passo 2
3

Por contágio também podemos ter fungos na pele. O contato pele com pele com outras pessoas que sofrem de infecção micótica como pode ocorrer ao praticar esportes com contato físico ou o simples fato de compartilhar elementos de uma pessoa infectada, uma vez que os fungos persistem na roupa, nas escovas do cabelo, no chuveiro ou nas superfícies das piscinas.

Nos pés é uma das zonas onde mais abunda a proliferação destes fungos, por isso, em umComo damos a você alguns conselhos que ajudarão a prevenir os fungos nos pés.

4

Por causa de um sistema imunológico deficiente também podemos sofrer desta infecção e para isso influenciam diversos fatores, como ter tomado antibióticos que nos baixam as defesas ou ter uma má alimentação onde sofremos de uma falta de nutrientes para fortalecer o nosso sistema imunológico. Ao seguir uma má alimentação, o nosso corpo não pode combater o aparecimento de fungos, por isso é mais fácil que os adquiramos e mais difícil nos livrarmos deles. O estresse e a ansiedade são fatores que também influenciam na hora de ter fungos na pele.

Quais as causas de fungos na pele - Passo 4
5

Existem diferentes tipos de fungos na pele dependendo de onde estejam localizados no nosso corpo:

  • Falamos de micose quando a infecção de fungos aparece na pele, nas unhas e no couro cabeludo.
  • Candidíase quando esta infecção afeta zonas como as axilas, na zona genital e anal ou ao redor dos dedos.
  • E o pé de atleta seria a infecção de fungos nos dedos dos pés, chamada assim por ser mais comum seu aparecimento em esportistas, o que não exclui outras pessoas de o ter.
6

Uma boa prevenção será a melhor forma de não nos infectarmos com fungos, como por exemplo:

  • Secar bem a pele depois dos banhos ou o excesso de suor. Para evitar que suemos mais que o devido, tente não usar roupa muito justa que mantenha a umidade.
  • Lavar com frequência a roupa que utilizamos se estivermos infectados ou a de outro membro da família que esteja com água muito quente.
  • Utilizar chinelos se for a piscinas, saunas ou chuveiros que se compartilham com mais pessoas.
  • Não compartilhar elementos de banheiro de outras pessoas como pentes ou toalhas.
  • Não compartilhar sapatos com ninguém.
  • Alimente-se de forma correta e beba por dia dois litros de água.
Quais as causas de fungos na pele - Passo 6
7

O tratamento para a infecção de fungos na pele é muito simples:

  • Seque bem a pele cada vez que tomar banho ou suar, não deixe que tenha umidade quando se tem fungos.
  • Pode utilizar cremes específicos para os fungos que contenham clotrimazol, miconazol ou ketoconazol, já que ajudará no desaparecimento deles.
  • Se a infecção persistir, e sob a supervisão de um médico, pode tomar remédios específicos via oral.
  • Como remédio natural pode aplicar aloe vera na zona infectada, aliviará a coceira e hidratará sua pele de forma correta.

Em umComo damos a você uma lista mais ampla de remédios caseiros para os fungos na pele que podem ajudar a curar esta infecção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas de fungos na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
paulo cesar da silva cardoso
remédios químicos são de muita toxidade os naturais são melhores
1 de 4
Quais as causas de fungos na pele