Aneurisma

Quais as consequências do aneurisma cerebral

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais as consequências do aneurisma cerebral
Imagem: marciotostes.com.br

Um aneurisma cerebral, chamado também de derrame ou hemorragia cerebral, é uma zona frágil na parede de um vaso sanguíneo em que pode ocorrer uma dilatação e romper. Quando este rompimento ocorre em um vaso sanguíneo do cérebro, provoca uma hemorragia que pode ser de menor ou maior gravidade, dependendo do tamanho e quantidade de sangue que vaza no crânio. Existem vários tipos de aneurismas cerebrais possíveis, sendo que cerca de 5% da população tem algum tipo de aneurisma cerebral. Mas nem sempre estes aneurismas causam sintomas, uma vez que os sintomas provêm do seu aumento ou ruptura. De seguida, em umComo vamos abordar quais as consequências do aneurisma cerebral.

Também lhe pode interessar: Quais as consequências da hipoglicemia

Consequências do aneurisma cerebral

Na maioria dos casos, os aneurismas não causam sintomas até ocorrer o seu rompimento e posterior sangramento. Também pode acontecer o aneurisma crescer, ainda que seja menos frequente, comprimindo estruturas causando paralisia, como pode ser a queda súbita de uma pálpebra, que sugere que ocorreu ruptura do aneurisma.

O aneurismo cerebral também pode causar um sangramento para dentro do tecido cerebral, ao qual se dá o nome de hemorragia sub-aracnoide (HSA) ou hemorragia meníngea espontânea, é basicamente o vazamento de sangue para o tecido cerebral ao redor do aneurisma. Esta hemorragia sub-aracnoide pode causar hidrocefalia e podem ocorrer alterações na motricidade, consciência, entre outras. Além disso, uma hemorragia sub-aracnoide pode modificar os níveis de sódio no sangue e causar danos irreversíveis às células do cérebro. Quando este tipo de hemorragia ocorre os sintomas mais comuns são cefaleia súbita, uma dor de cabeça muito forte, perda de consciência e vômitos. A HSA pode ocorrer de forma súbita e com uma duração e intensidade dos sintomas variáveis.

Para além disso, o aneurisma cerebral também pode causar uma hemorragia intracerebral, em que o sangramento ocorre no meio do cérebro. Esta hemorragia começa com dor de cabeça, seguida de uma perda de funções neurológicas, como paralisia, perda de fala ou visão, debilidade e torpor. As náuseas, crises convulsivas, perdas de consciência e vômitos também costumam ser sintomas frequentes.

Também pode acontecer que, após a ruptura do aneurisma os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam involuntariamente (vasoespasmo). O vasoespasmo pode provocar danos, morte cerebral e até um derrame, uma vez que interrompe o fluxo sanguíneo para as células do cérebro.

Depois de ocorrer a ruptura do aneurisma, existe a possibilidade do paciente entrar em coma ou perder permanentemente a sensibilidade de uma parte do rosto ou corpo, bem como o movimento de alguma parte do corpo.

Sempre que ocorrer a ruptura de um aneurisma, existe o risco de voltar a sangrar novamente e causar mais danos às células do cérebro. A confirmação de aneurisma é feita através de exames de imagem, como a tomografia computorizada e a ressonância magnética. Além disso, uma angiografia pode ser necessária para determinar a localização exata da dilatação.

Quais as consequências do aneurisma cerebral - Consequências do aneurisma cerebral
Imagem: farmaciasaude.pt

Expectativas

Dependendo da gravidade e tamanho do aneurisma, pode ser ou não necessária uma cirurgia ao cérebro. Caso o paciente não preencha os requisitos para fazer a cirurgia ou o aneurisma esteja situado numa zona que seja de risco para a realização da cirurgia, outros tratamentos podem ser recomendados pelo médico. Entre eles temos o repouso total e medicamentos para controlar a pressão arterial, dores de cabeça e evitar convulsões.

Na maioria dos casos, a ruptura do aneurisma cerebral é fatal, seja num prazo de 24 horas ou cerca de 3 meses. No entanto, ainda que poucos existem sobreviventes, apesar de ficarem com algum tipo de incapacidade permanente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as consequências do aneurisma cerebral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Caso tenha história de aneurisma na sua família, é recomendável consultar o neurologista regularmente para manter sob controle o tamanho da dilatação.
  • De forma a prevenir a ocorrência de aneurismas cerebrais, é importante ficar atento a sintomas neurológicos súbitos, como dor de cabeça forte e prolongada, acompanhada de vômitos e alteração da consciência.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: marciotostes.com.br
Imagem: farmaciasaude.pt
1 de 2
Quais as consequências do aneurisma cerebral