Outros Costas e dor de pescoço

Quais as principais deformações da coluna vertebral

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as principais deformações da coluna vertebral

Deseja saber quais as principais deformações da coluna vertebral? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! As deformações que acometem a coluna vertebral acabam causando desvios na mesma, a estrutura fica deformada devido à existência de alterações funcionais ou defeitos na anatomia do indivíduo. Entenda melhor como funcionam estas deformidades e saiba quais cuidados devem ser implementados em seu cotidiano como forma de preveni-las.

 

Também lhe pode interessar: Como melhorar a postura da coluna

Índice

  1. Fatores que causam deformação na coluna
  2. Deformidades na coluna vertebral
  3. Cuidados necessários a tomar com o nosso esqueleto e articulações

Fatores que causam deformação na coluna

Em muitas situações acabamos acomodados e não levamos em conta a postura que nos encontramos. Ler deitado, lavar louças em uma pia muito baixa, sentar-se de maneira inadequada dentre outras atividades comuns em nosso dia-a-dia podem acabar levando a um problema de coluna. Realizamos as nossas tarefas diárias com a postura inadequada e ergonomicamente de forma incorreta por parecer, em primeiro momento, mais confortável para nós, porém, uma simples postura inadequada ao conversar com os amigos pelo computador pode gerar várias complicações no futuro.

Nem sempre a maneira mais confortável e relaxada de realizar as nossas tarefas diárias promove benefícios para nossa saúde. Pelo contrário, confira conosco em umComo.com.br algumas complicações que podem acometer a sua coluna.

Deformidades na coluna vertebral

As principais deformações que podem acometer a sua coluna são:

· Escoliose: a escoliose se consiste em um desvio lateralizado da coluna se comparado com o seu posicionamento normal. Este desvio ou curvatura da coluna pode progredir, tudo irá depender da idade em que a deformidade teve início, da angulação do desvio e da fase da vida em que a pessoa se encontra. Para este tipo de alteração na coluna, é indicada a realização de alongamentos e utilização da respiração como forma de tratamento.

· Cifose: a cifose se consiste na coluna vertebral em formato convexo (a coluna se curva para fora da caixa torácica e as costas da pessoa ficam com uma aparência corcunda). As principais causas desta alteração é a má postura e a falta de um condicionamento físico adequado.

· Lordose: ocorre um côncavo na coluna, principalmente na região cervical e lombar. Uma porção da coluna acaba sendo projetada para dentro, isso causa uma projeção do quadril para a frente.

· Hérnia de disco: ocorre quando uma parte dos discos intervertebrais (localizados entre as vértebras) saem de seu posicionamento normal.

· Lombalgia: consiste na ocorrência de dor intensa na região lombar devido a alguma anormalidade nesta região. Esta dor é comumente denominada de dor nas costas, e acaba causando muita incapacidade aos acometidos.

Conheça conosco em umComo.com.br alguns cuidados para evitar as deformidades na coluna.

 

Quais as principais deformações da coluna vertebral - Deformidades na coluna vertebral

Cuidados necessários a tomar com o nosso esqueleto e articulações

Nós devemos adotar, diariamente, algumas medidas a fim de minimizar o risco de desenvolvimento de distúrbios em nossos ossos e articulações, confira uma lista com alguns cuidados que você deve implementar em seu dia-a-dia:

· Em qualquer ambiente que estiver, mantenha sempre uma boa postura quando for andar, sentar ou estando em pé. Quando for se sentar, mantenha toda as costas apoiadas no encosto da cadeira ou sofá;

· Evite carregar pesos excessivos e de um só lado do corpo, por exemplo: bolsas de um ombro só;

· Mantenha uma alimentação balanceada a fim de evitar sobrecarga da coluna vertebral como forma de sustentar seu peso;

· Tome cuidado para não cair, realizar movimentos bruscos ou fraturar algum osso;

· Pratique atividades físicas de forma regular.

Esperamos que você possa cuidar muito bem da sua coluna com as dicas que aprendeu conosco em umComo.com.br.

 

Quais as principais deformações da coluna vertebral - Cuidados necessários a tomar com o nosso esqueleto e articulações

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as principais deformações da coluna vertebral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais as principais deformações da coluna vertebral