Dar injeções

Quais as vacinas que adolescente deve tomar

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 13 janeiro 2021
Quais as vacinas que adolescente deve tomar

Assim como as crianças, os adolescentes também devem ser vacinados contra uma série de doenças. Nos últimos anos, mais algumas delas foram inseridas no calendário de vacinação dos estados brasileiros. Por isso, é importante saber quais as vacinas que adolescente deve tomar e se encaminhar aos postos de vacinação quando iniciam as campanhas na imunização para posterior erradicação das respectivas doenças. Confira todas as informações com o umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Quem toma vacina pode beber cerveja?

Passos a seguir:

1

Entre os 11 e 19 anos, as vacinas que adolescente deve tomar são várias e, por isso, é preciso que tanto os jovens quanto os seus pais estejam a par de quais são elas. A vacina contra a Hepatite B é uma delas e consiste em três doses, sendo que a segunda deve ser feita 30 dias após a primeira e a terceira depois de transcorridos 180 dias (seis meses). Se o adolescente e seus pais não sabem se ele já fez essa vacina, o recomendado é que sejam aplicadas as três doses, mas se apenas está incompleto, basta concluir com as doses que faltam.

Quais as vacinas que adolescente deve tomar - Passo 1
2

Outra vacina é a dT (dupla tipo adulto), que combate a difteria e o tétano. Se o adolescente já recebeu três doses ou mais de DTP (vacina tríplice bacteriana – difteria, tétano e coqueluche), DT (infantil) ou dT ele deve fazer somente uma dose de reforço. Além disso, a cada 10 anos é preciso fazer uma nova dose de reforço, desde que não ocorra nenhum ferimento grave, nesse caso, a nova dose pode ser antecipada para cinco anos. Em alguns casos, mais recentemente, é dada para adolescente ainda a vacina DTP, como é feito para crianças. De qualquer forma, para os reforços basta a dT.

3

No caso de gravidez, é melhor que a adolescente faça essa vacina no terceiro trimestre de gestação. São três doses, sendo que a segunda é depois de dois meses e a terceira após quatro meses. Já a SRC (tríplice viral, MMR) é a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola, sendo necessárias duas doses. A segunda deve ser feita 30 dias após a primeira. Se constar no Cartão de Vacinação que o adolescente já recebeu a vacina quando criança não é preciso repeti-la. Se a segunda dose faltou, basta fazê-la.

4

Outra vacina importante é contra a febre amarela, sendo ainda mais indispensável quando o adolescente mora em áreas de risco ou mesmo vai viajar para locais onde exista maior risco de contaminação, seja dentro do Brasil ou no exterior. Nesse caso é necessário tomar a vacina 10 dias antes de partir. No entanto, a adolescentes que estejam grávidas ou amamentando não é recomendada a vacina. Já os reforços podem acontecer a cada 10 anos.

5

Como muitas vacinas são desenvolvidas com o passar dos anos, é importante estar informado sobre a faixa etária que cada uma delas abrange. Embora as citadas sejam as mais comuns, existem outras vacinas indicadas a adolescentes, como a contra a varicela (catapora) que consiste em duas doses, sendo que a segunda dose deve ser feita dois meses após a primeira. Isso serve para os adolescentes que não fizeram a vacina quando crianças e não tiveram a doença ainda.

6

Também existe a vacina que imuniza a Hepatite A, a qual deve ser feita em duas doses, a segunda, seis meses após a primeira. Mais recentemente, entrou no calendário da vacinação dos estados brasileiros a vacina contra o HPV - papiloma vírus humano, sendo que o esquema consiste em três doses. A segunda deve ser feita após um ou dois meses após a primeira, o que varia conforme o fabricante. A terceira dose ocorre seis meses depois da primeira dose.

Quais as vacinas que adolescente deve tomar - Passo 6
7

Em meio a tantas vacinas, existe o debate sobre a sua necessidade efetiva, efeitos colaterais e outros aspectos. Embora as vacinas sejam uma importante forma de erradicar doenças, é importante que tanto os adolescentes, quanto seus pais e a sociedade como um todo se informem sobre o assunto e esclareçam possíveis dúvidas e mesmo façam questionamentos à comunidade medida a respeito do tema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as vacinas que adolescente deve tomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais as vacinas que adolescente deve tomar