Conselhos para a gravidez

Quais exames fazer antes de engravidar

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 21 janeiro 2021
Quais exames fazer antes de engravidar
Imagem: mamaes.net

Planejar uma gravidez com antecedência vai ajudar a que seu bebê nasça muito mais saudável. O ideal é que seu corpo esteja em perfeitas condições antes de engravidar, por isso o recomendável seria começar a planejar a gravidez com alguma antecedência. Assim, durante este tempo terá tempo de mudar hábitos alimentares e de estilo de vida e ver ainda os resultados dessa mudança. Antes de engravidar também é importante consultar o seu ginecologista para fazer os exames pré-concepcionais, com o objetivo de detetar possíveis doenças. Continue lendo este artigo de umComo e saiba quais exames fazer antes de engravidar.

Também lhe pode interessar: Como engravidar tomando anticoncepcional
Passos a seguir:
1

Antes de engravidar, você deve consultar o seu médico e dizer que quer começar a tentar engravidar. Nesta consulta, o seu ginecologista irá lhe perguntar se você sofre de alguma doença, como depressão, diabetes, lúpus ou hipertensão. Para além disso, irá fazer-lhe perguntas sobre os seus hábitos alimentares, estilo de vida, histórico familiar de doenças, que tipo de anticoncepcional está tomando, se já teve algum aborto espontâneo ou gravidez ectópica e se já teve filhos.

Quais exames fazer antes de engravidar - Passo 1
Imagem: revistavivasaude.uol.com.br
2

Normalmente durante a gravidez não se realiza o exame do papanicolau, ele só volta a ser feito passados seis meses do nascimento do bebê. Por isso é bom fazê-lo antes de engravidar. Para além do exame do papanicolau, o seu ginecologista pode recomendar fazer outros exames mais específicos, se achar necessário.

Quais exames fazer antes de engravidar - Passo 2
Imagem: saudedicas.com.br
3

Você também deverá realizar um exame de sangue para verificar se está algum indicador alterado. O hemograma vai servir para avaliar as condições da futura mamãe, pode servir para diagnosticar anemia, linfomas ou infeções. Após esse exame, o médico poderá determinar se será necessário tomar vitaminas, por exemplo em situações de insuficiência de ferro.

Quais exames fazer antes de engravidar - Passo 3
Imagem: maedepets.blogspot.pt
4

Também é possível que o seu médico lhe peça para realizar um exame de urina para detetar possíveis infeções urinárias. É importante se certificar de que não sofre de infeção urinária, pois este tipo de infeção pode estar associada a abortos espontâneos ou partos prematuros.

Quais exames fazer antes de engravidar - Passo 4
Imagem: aplicacoesfisioex.wordpress.com
5

Se nunca teve rubéola ou nunca foi vacinada contra ela, talvez seja bom levar a vacina antes de engravidar. Caso tome a vacina contra a rubéola, deve esperar um mês ou mais, consoante a indicação do seu médico, para engravidar. Se também nunca teve catapora, o seu médico pode recomendar-lhe tomar a vacina, pois caso tenha a doença estando grávida pode afetar o bebê.

Quais exames fazer antes de engravidar - Passo 5
Imagem: folhanobre.com
6

O seu médico também lhe pode pedir um exame de fezes, para detetar a presença de bactérias e parasitas que possam contribuir para doenças que provoquem a perda de ferro. O ferro é um mineral importantíssimo para a formação do bebê e a saúde da mamãe.

7

Antes e durante a gravidez é importante controlar a pressão arterial, caso tenha tendência para hipertensão. Se fuma ou tem o hábito de beber bebidas alcoólicas, é importante abandonar estes hábitos mesmo antes de engravidar, pois podem ser prejudiciais tanto para o bebê como para a mamãe.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais exames fazer antes de engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Aproveite a consulta com o seu ginecologista para esclarecer qualquer dúvida que a possa preocupar. Você também deve informar o seu médico que medicamentos está tomando, para saber se é necessário alterar as doses.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mamaes.net
Imagem: revistavivasaude.uol.com.br
Imagem: saudedicas.com.br
Imagem: maedepets.blogspot.pt
Imagem: aplicacoesfisioex.wordpress.com
Imagem: folhanobre.com
1 de 6
Quais exames fazer antes de engravidar