Usos de plantas medicinais

Quais os benefícios da Erva-Mate

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da Erva-Mate
Imagem: umpedeque.com.br

Erva-mate, ou simplesmente mate, é uma árvore originária da América do Sul. As suas folhas fazem parte da composição de bebidas como chá, chimarrão, água gelada aromatizada e até mesmo de gelado. As folhas são ainda usadas para culinária também.

As folhas de erva-mate são ricas em vitaminas. Vitaminas do complexo B, vitamina C e D e sais minerais, como cálcio, potássio, fósforo, magnésio, ferro e manganês. Estas folhas retém ainda alcalóides (cafeína, teofilina e teobromina), ácidos fólicos e cafeico, proteínas, glicídios, lípidos, celulose, dextrina, sacarina e gomas. É, portanto, considerado um alimento muito completo, pois detém na sua composição quase todos os nutrientes necessários ao organismo.

Por reterem todas estas propriedades, as folhas de erva-mate são muito benéficas para a saúde, e o melhor é que você pode ingeri-las de um jeito bem gostoso! Mas não se esqueça que tudo deve ser ingerido com peso e medida, pois o que é benéfico, se consumido em excesso, se pode tornar nocivo!

Se você se preocupa com a sua saúde e bem estar, continue lendo esse artigo de umComo.com.br, e descubra quais os benefícios da Erva-Mate para o seu organismo!

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da sucupira

Índice

  1. Combate os radicais livres
  2. Combate o colesterol e o excesso de peso e auxilia a digestão
  3. Efeito estimulante e combate à depressão
  4. Regulariza funções sexuais
  5. Benefícios para a pele
  6. Efeitos diuréticos e laxativos
  7. Previne a osteoporose e é antirreumático

Combate os radicais livres

Os radicais livres são átomos ou moléculas cujos elétrons estão desemparelhados, o que os leva a destruir células saudáveis do nosso organismo para "roubar" o elétron que têm em falta. Este processo pode maltratar o corpo ao ponto de potenciar o câncer, o processo de envelhecimento, doenças cardíacas, Alzheimer e Parkinson.

O consumo de erva-mate ajuda o organismo a combater os radicais livres, devido aos compostos fenólicos existentes nas suas folhas, que inibem a oxidação do LDL.

Combate o colesterol e o excesso de peso e auxilia a digestão

A ingestão de erva-mate ajuda no combate ao colesterol pois tem propriedades que inibem a absorção da gordura. Depois de uma refeição, beba um pouco de chá de erva-mate quente, além de auxiliar a digestão, reduz a gordura absorvida.

A erva-mate tem ainda na sua constituição propriedades que aceleram o metabolismo do organismo, o que resulta em uma maior queima de gordura, promovendo assim o combate ao excesso de peso.

Efeito estimulante e combate à depressão

A erva-mate é um estimulante físico e mental. Por conter cafeina na sua composição, tem efeitos estimulantes semelhantes ao do café, embora sejam mais prolongados e menos nocivos à saúde, uma vez que não provocam irritabilidade ou insônias e não é viciante.

Desta forma, estimula o bem estar e equilíbrio mental e fomenta a capacidade de atividade física.

Estas particularidades fazem ainda com que esta erva seja um aliado no combate à depressão, pois atuam no coração e no sistema nervoso, tornando-o mais resistente à fadiga, evitando assim estados depressivos e de esgotamento.

Regulariza funções sexuais

Por conter saponina, um dos componentes da testosterona, a erva-mate aumenta a libido, ou seja, estimula o desejo sexual. Aliado à sua capacidade de aumentar a resistência física, pode ser útil na regularização das funções sexuais.

Benefícios para a pele

Por ser promotora da regeneração celular, a erva-mate ajuda a manter uma pele com aspeto cuidado e saudável. Contém flavonoides, antioxidantes vegetais, que protegem a pele e ajudam no combate ao envelhecimento precoce.

Efeitos diuréticos e laxativos

Principalmente se for bebida bem quente, a infusão de erva-mate fortalece a capacidade diurética e laxativa.

É uma boa arma para quem sofre de retenção de líquidos, para quem é preso dos intestinos e para quem procura perder peso de forma saudável.

Previne a osteoporose e é antirreumático

O cálcio e vitaminas presentes na erva-mate auxiliam no fortalecimento ósseo e muscular, prevenindo assim a osteoporose e o reumatismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da Erva-Mate, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: umpedeque.com.br
Quais os benefícios da Erva-Mate