Outros Alimentos benéficos para a saúde

Quais os benefícios da mandioca

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 5 dezembro 2019
Quais os benefícios da mandioca
Imagem: revistaguiashow.com.br

Também chamado de aipim em algumas regiões brasileiras, a mandioca é um alimento versátil na cozinha e possui uma série de vantagens para o organismo. Para você saber quais os benefícios da mandioca o umComo.com.br separou as principais informações a respeito dessa raiz.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do tomate

Mandioca e seus benefícios

Embora seja um alimento calórico, a mandioca é rica em fibras e, por isso, pode ser ingerida mesmo por quem está em dieta, desde que de modo equilibrado e, de preferência, cozida na água. Além disso, a raiz desacelera a absorção de carboidratos, o que a torna ideal para atletas que precisam de muita energia. O seu alto teor de fibras é benéfico também para o controle da pressão arterial e dos níveis de açúcar e colesterol no sangue. Por ser rica em fibras, o alimento é aliado de quem deseja emagrecer, uma vez que sacia a forme por mais tempo.

A mandioca é uma alternativa a pessoas que não querem ingerir glúten ou que possuem intolerância ao glúten. Dessa forma, a farinha feita a partir da raiz pode substituir o trigo, a aveia, o centeio e a cevada no preparo de pães e bolos. Com o também chamado aipim ou macaxeira, conforme a região brasileira, é possível fazer a famosa tapioca, uma alternativa saborosa aos tradicionais pães de trigo e uma forma diferente de abastecer o corpo de energia.

Ao se falar em quais os benefícios da mandioca não se pode esquecer do seu valor nutricional, uma vez que o alimento é fonte de cobre e magnésio. Enquanto o primeiro é essencial para a saúde dos músculos, ossos e fígados, entre outras funções que desempenha, o magnésio é um aliado na batalha contra os casos de pressão alta e osteoporose, entre outras vantagens para o bom funcionamento do organismo.

Quais os benefícios da mandioca - Mandioca e seus benefícios
Imagem: oquitandeiro.com.br

Vantagens da mandioca para o organismo

Além de ser versátil na cozinha, já que com a mandioca é possível preparar pães, bolos, sopas e acrescentar no cardápio em combinação com muitos outros alimentos, possui muitos benefícios para a saúde do organismo. Entre eles, o fato de ser uma fonte das chamadas saponinas, que são fitoquímicos que reduzem os níveis de colesterol da corrente sanguínea, pois o impede de ser absorvido pelo intestino delgado.

Como se trata de antioxidantes, essas substâncias combatem ainda o envelhecimento precoce, ao proteger as células do corpo. Nesse sentido, ao tornar a mandioca um alimento do cardápio semanal são reduzidas as chances de desenvolvimento de câncer, bem como pelo fato de algumas variedades da raiz possuírem altas concentrações de licopeno e betacaroteno. Esses são outros antioxidantes que reduzem os efeitos danosos dos radicais livres.

Quanto às vitaminas, a mandioca é rica em ácido fólico, vitamina C e A, sendo que o primeiro é essencial para evitar complicações na gravidez e reduzir os casos de câncer de cólon. A vitamina C também protege de doenças e fortalece o sistema imunológico, enquanto a vitamina A pode diminuir o risco de perda de visão, pois ela é essencial para a saúde dos olhos. Por fim, a mandioca aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Quais os benefícios da mandioca - Vantagens da mandioca para o organismo
Imagem: cozinhabela.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da mandioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: revistaguiashow.com.br
Imagem: oquitandeiro.com.br
Imagem: cozinhabela.com.br
1 de 3
Quais os benefícios da mandioca