Outros Alimentos a evitar

Quais os benefícios de não comer carne

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios de não comer carne

Muitas pessoas têm migrado para o vegetarianismo, excluindo completamente as carnes do seu cardápio ou reduzindo o seu consumo. Essa atitude não apenas pode influenciar a saúde como também o ambiente ao seu redor. Para explicar quais os benefícios de não comer carne, o umComo.com.be reuniu informações sobre o tema. Veja quais são elas.

Também lhe pode interessar: Quais são as carnes processadas
Passos a seguir:
1

Comer ou não comer carne é um assunto que costuma ser alvo de muita controvérsia. A questão é que existem muitas informações sobre o assunto, inclusive, pesquisas que são feitas com frequência para defender ou não o consumo dessa fonte de proteína. Por isso, aparecem muitos benefícios de não comer carne, bem como malefícios que o hábito pode trazer.

Quais os benefícios de não comer carne - Passo 1
2

Quando se fala sobre as vantagens para o organismo de quem não come carne, talvez seja o momento em que exista mais polêmica, já que não há estudos conclusivos. Porém, pesquisas indicam que ao reduzir o consumo desse alimento, as pessoas correm um risco menor de ter diabetes do tipo 2, isso porque a carne vermelha danifica as células do pâncreas, responsável pela produção de insulina.

3

Por outro lado, especialistas na área indicam que os estudos que associam a diabetes ao consumo de carne estão equivocados. Segundo eles, o excesso de carne vermelha pode causar doenças e mesmo desencadeá-la em quem já possui propensão, mas o consumo equilibrado do alimento é até mesmo benéfico. Outra questão é o perigo das carnes vermelhas processadas, lembrando que todos os alimentos industrializados causam danos à saúde por causa dos altos níveis de sal e gorduras ruins que possuem.

4

Quando se fala em carnes processadas, destacam-se o bacon, salsicha, salame e outros, mas isso não significa que todas as carnes sejam maléficas, muito menos as carnes brancas, como a de peixe e a de aves, e mesmo as vermelhas de cortes magros, como patinho, maminha, lagarto, músculo, coxão mole ou duro e filé mignon. As mesmas pesquisas indicam que o consumo de carne vermelha colabora com o aumento dos níveis de colesterol e mesmo as chances de ter problemas do coração.

5

Da mesma forma, especialistas afirmam que mesmo a gordura saturada boa, existente no gado criado no pasto, não aumenta o risco à diabetes, mas sim, melhora a sensibilidade à insulina. Quanto aos demais problemas associados à gordura das carnes vermelhas, eles tornam-se realidade somente se houver um consumo excessivo do alimento. Além disso, é preciso mais alguns cuidados, como o de não deixar a carne queimar, nesse caso, ela pode liberar substâncias nocivas à saúde.

6

O exagero de carne nas refeições também pode fazer com que o organismo retenha mais ferro do que precisaria. Embora esse mineral seja benéfico à saúde, em demasia tem efeito contrário. Fala-se ainda que a pessoa que não come carne é mais magra, mas isso acontece apenas se tiver uma alimentação equilibrada, pois não é a carne em si que engorda, mas sim, o seu exagero, da mesma forma que outros alimentos também engordam quando são consumidos em demasia.

Quais os benefícios de não comer carne - Passo 6
7

Além da saúde, não comer carne está associado aos benefícios ao meio ambiente, inclusive, quando se fala dos maus tratos aos quais os animais estão submetidos tanto durante a sua criação quanto na hora do abate. Para reduzir esse mal, uma alternativa é comprar carnes de animais que sejam criados soltos no pasto, que sejam criados por pequenos agricultores para fomentar a economia local e que usam técnicas mais sustentáveis.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios de não comer carne, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais os benefícios de não comer carne