Outros Alimentos benéficos para a saúde

Quais os benefícios do inhame

Quais os benefícios do inhame
Imagem: thesaradas.com

O inhame é um tubérculo bastante conhecido no norte e nordeste do país, em outras regiões o seu uso na culinária é restrito. Porém, quem sabe quais os benefícios do inhame certamente vai procurar a raiz em feiras locais. Se você quer descobrir de que forma esse alimento ajuda na saúde, confira o que o umComo.com.br tem a dizer sobre ele.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do tomate

Vantagens do inhame para a saúde

Parente da batata-doce e do cará, o inhame é uma raiz usada na culinária para a preparação de diferentes receitas, entre elas, as mais populares são bolos, pães, massas, pizzas, tortas salgadas e purês. O seu manuseio na cozinha assemelha-se com o da batata, podendo ser consumido após ser somente cozido.

Os pães com inhame, por exemplo, podem dispensar o uso de farinha de trigo, sendo uma opção para quem não quer ou não pode ingerir glúten. Para falar sobre quais os benefícios do inhame é possível começar pelas vantagens que ele oferece ao coração. Por ser uma fonte de vitamina B6, o tubérculo combate os danos causados nos vasos sanguíneos.

A explicação está no fato da B6 colaborar com a quebra do aminoácido homocisteína, que pode comprometer as paredes dos vasos. Com isso previnem-se os acidentes vasculares e ataques cardíacos. Outra vantagem do inhame para a saúde é que o alimento tem papel no controle da pressão arterial, uma vez que é rico em potássio.

Quando esse nutriente falta no organismo, as chances de hipertensão são maiores, inclusive, a quem consume sal em demasia. Outra característica do inhame que previne problemas de pressão é a proteína dioscorin, responsável por aumentar o fluxo sanguíneo renal e, consequentemente, diminuir a pressão arterial. O potássio também faz bem ao cérebro e ao sistema nervoso, atuando principalmente no bem estar dos músculos e nervos.

Quais os benefícios do inhame - Vantagens do inhame para a saúde
Imagem: pinterest.com

Mais benefícios do inhame

A raiz é rica em vitamina C, nutriente que tem papel em uma série de funções do organismo, entre eles, dilatar os vasos sanguíneos. Também é eficiente na redução do colesterol ruim e evita a insuficiência cardíaca e a aterosclerose, doença que se caracteriza pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias.

Devido à vitamina C, o inhame também faz bem aos olhos, pois ela reduz as chances da chamada degeneração macular, referente à deterioração da visão, principal motivo para pessoas com mais de 50 anos perderem a visão. Outro benefício é que ele evita altos níveis de açúcar no sangue, pois se trata de um carboidrato complexo, que possui baixo índice glicêmico.

Nesse sentido, a raiz ajuda no controle de peso, pois além de ser um carboidrato mais saudável, é rico em fibras, que sacia a fome por mais tempo e ajuda o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, o tubérculo possui manganês, um nutriente que facilita o metabolismo do carboidrato. Por fim, vale dizer que o inhame também combate o câncer, pois conta não só com a vitamina C, mas também com antioxidantes que erguem uma barreira contra os radicais livres, responsáveis pelo chamado estresse oxidativo, associado aos casos de cancro.

Dica: Acesse esse artigo para saber como aumentar a imunidade com inhame!

Quais os benefícios do inhame - Mais benefícios do inhame
Imagem: livestrong.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do inhame, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
nici
bommmmmmmmmmm
Editor umComo.com.br
Oi Nici, obrigada pelo comentário :)
Etel Fernandes Ferreira
Oi eu gostaria de saber onde se encontra a planta Moringa .
Imagem: thesaradas.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: livestrong.com
1 de 3
Quais os benefícios do inhame