Benefícios da fruta

Quais os benefícios do noni

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 9 dezembro 2019
Quais os benefícios do noni
Imagem: corpoperfeitoja.com

Saiba quais os benefícios do noni e os cuidados que se deve ter ao ingerir produtos que contenham a fruta em sua composição. Para o ajudar nessa hora, veja as informações que o umComo.com.br reuniu sobre esse alimento.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do inhame

Características do noni

O noni é uma fruta originária do sudeste asiático, que se difundiu por diversas outras partes do globo, porém, no Brasil é ainda pouco conhecida. Com o nome científico Morinda citrifolia, a espécie é usada por alguns povos para tratar de forma externa problemas de pele, entre eles, feridas, furúnculos, abcessos, micoses, úlceras e problemas no couro cabeludo, devido às suas propriedades antibióticas. Mais recentemente, a planta entrou no país, principalmente, em forma de suco engarrafado.

A fruta possui muitos nutrientes, destacando-se a vitamina C e os compostos fenólicos, antioxidantes que combatem o envelhecimento, entre outros benefícios. No entanto, não existem estudos completos sobre todos os seus nutrientes. Pela falta de pesquisas conclusivas, também está proibida a comercialização de produtos com o noni como ingrediente, conforme resolução da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, foram relatados casos de toxidade hepática, devido ao consumo da fruta, o que poderia estar associada à quantidade de antraquinonas que ela possui.

Por outro lado, há relatos que afirmam que a quantia da substância na planta é insuficiente para causar problemas, mesmo quando está concentrada para fazer a polpa do suco. Os casos de intoxicação não foram comprovadamente por causa do noni e foram isolados. Por isso, muitas pessoas defendem o uso da planta, pois conta com uma série de vantagens para o organismo, inclusive, para emagrecer. De qualquer forma, é preciso cuidado na hora de ingerir a fruta, devido às polêmicas a respeito dos benefícios do noni.

Quais os benefícios do noni - Características do noni
Imagem: sites.uai.com.br

Vantagens no noni

A fruta com gosto que nem sempre agrada a todo mundo e, por isso, é misturada com suco de uva, costuma ser indicada para quem deseja emagrecer. Os benefícios do noni para a perda de peso estariam associados ao fato da fruta ajudar o sistema digestivo, liberando sucos gástricos que estimulam o processamento dos alimentos. Nesse sentido, a planta é eficiente ainda para tratar casos de diarreia, constipação, vômito, náusea, disenteria, cólica, úlceras gástricas e intoxicação alimentar.

Mesmo sem estudos conclusivos, há indícios de que entre os benefícios do noni estão ainda os seus efeitos sobre o sistema urinário e reprodutor, bem como no sistema nervoso e no cardiovascular. Dessa forma, pode ser útil no tratamento de hipertensão, arritmia e em demais problemas cardiovasculares, como as palpitações. Mesmo com tantas indicações de vantagens da fruta, aconselha-se a quem nunca a experimentou que a consuma de forma moderada.

Outro benefício da fruta é para o alívio de dores, pois se acredita que ela possa reduzir o desconforto causado pelos partos e cirurgias. A explicação estaria no fato de ativar os receptores de serotonina no cérebro, responsáveis pelas sensações de bem estar. Nesse sentido, a planta também ajuda a regular o sono, tratar enxaqueca e depressão. Quem deseja emagrecer se beneficia ainda dessas demais características, pois, muitas vezes, o ganho de peso é consequência da ansiedade e demais quadros associados à depressão.

Quais os benefícios do noni - Vantagens no noni
Imagem: maceio.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do noni, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: corpoperfeitoja.com
Imagem: sites.uai.com.br
Imagem: maceio.com.br
1 de 3
Quais os benefícios do noni